Poucos sabem, mas, desde 2006, a Receita Federal permite que os contribuintes tenham um Domicílio Tributário Eletrônico. Os que optam por este sistema deixam de receber as tradicionais cartas via correio e passam a receber comunicações de atos oficiais em seu endereço eletrônico (e-mail). O primeiro passo para quem deseja efetuar a opção pelo Domicílio Tributário Eletrônico é acessar o site da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br/) e criar um certificado digital através do portal e-CAC. O certificado permite o acesso aos processos digitais em nome do contribuinte. No entanto, para tomar ciência oficialmente de qualquer documento é necessário, também no portal e-CAC, preencher o “Termo de Opção por Domicílio Tributário Eletrônico” no link “caixa postal”. A partir de então, o contribuinte começa a receber intimações, comunicações e demais atos oficiais em sua caixa postal. A intenção da ferramenta é aproximar o contribuinte da administração tributária e facilitar sua vida, tornando mais práticas as formas de acesso aos processos. Entre as vantagens estão a redução de prazos de tramitação dos processos, a diminuição nos gastos com papel e correio e a eliminação de locais para armazenamento e trânsito dos processos. Isso tudo pode gerar uma economia anual de R$ 100 milhões para a Receita e muito mais agilidade no atendimento dos interesses do contribuinte. Informações adicionais 1 - No preenchimento do “Termo de Opção pelo Domicílio Tributário Eletrônico” o contribuinte poderá, opcionalmente, informar até três números de celulares e uma palavra chave, com o objetivo de possibilitar o envio de mensagens genéricas, via serviço SMS, informando o recebimento de uma comunicação em sua Caixa Postal. 2 - Após efetuar a opção pelo Domicílio Tributário Eletrônico, o contribuinte poderá cancelá-la a qualquer momento, caso assim o deseje, através do preenchimento do “Termo de Cancelamento de Opção por Domicílio Tributário Eletrônico”, dentro do próprio serviço. 3 - O sistema está disponível para empresas e pessoas físicas. Fonte: http://www.agorams.com.br/ |
regina@cryptoid.com.br
Faça parte desse projeto você também!
Conteúdo
O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:
Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..
Matérias organizadas por data de publicação
-
▼
2011
(426)
-
▼
07/10
(20)
- O que é Domicílio tributário eletrônico :: CertDicas
- Sistema de automação do MPE agililiza processos di...
- CONIP Rio de Janeiro
- 9º CertForum - Etapa Rio de Janeiro
- Acre será piloto para implantação do RIC
- Não aceite mais notas fiscais em papel de empresas...
- Digitalização de Documentos: uma tendência irrever...
- Prefeitura lança Nota Paulistana
- NF-e será obrigatória para todas as empresas que p...
- Aprovada recomendação sobre guarda e arquivo de do...
- Programa Nota Fiscal Paulistana
- NF-e e SPED: como evitar uma Babel de arquivos ele...
- Obrigatoriedade para 2011
- Trâmite eletrônico de documentos autenticados via ...
- ITI publica Instrução Normativa sobre emissão de c...
- PJe facilitará vida dos advogados ao uniformizar p...
- Assembleia virtual deve criar problemas para compa...
- Contribuinte já tem Domicílio Eletrônico
- Como participar do Leilão Eletrônico da RFB? CertD...
- Prorrogação do prazo para apresentação da EFD-PIS/...
-
▼
07/10
(20)
sexta-feira, 15 de julho de 2011
O que é Domicílio tributário eletrônico :: CertDicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua participação.