regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

NFC não se resume apenas a pagamentos móveis

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar na tecnologia Near Field Communications (NFC). E cada vez que ouviu o termo NFC, o associou aos pagamentos móveis.

O que é NFC? CertDicas

Isso é algo compreensível, à medida que a NFC e os pagamentos móveis foram associados um ao outro por analistas, especialistas, pesquisadores e varejistas desde que a tecnologia de rede sem fio de curto alcance começou a ficar popular, no início do século. O primeiro telefone móvel construído com NFC embutido, o Nokia 6131, foi lançado em 2007.    

A verdade é que a tecnologia NFC tem muito mais a oferecer do que apenas pagamentos móveis. De fato, é bem possível que leve anos até que algum tipo de sistema de pagamento baseado em NFC fique popular, de acordo com um novo relatório da empresa de pesquisa Forrester Research. 

Segundo a Forrester, 100 milhões de dispositivos móveis contendo NFC serão vendidos esse ano. Mas ainda assim a tecnologia só  será utilizada por 15% a 25% da população mundial, em três a cinco anos.

"Vemos a NFC meramente como uma facilitadora para vários tipos de serviços móveis sem contato. Não acreditamos que a maioria dos consumidores utilizará pagamentos móveis sem contato antes do fim da década, mesmo nos países mais desenvolvidos como a Polônia e o Reino Unido", escreve o analista da Forrester, Thomas Husson no relatório, intitulado  "NFC: What Lies Beyond Contactless Payments".

Então, como exatamente a NFC será utilizada nessas centenas de milhares de smartphones no curto prazo? Aqui está um resumo das utilizações que a Forrester previu, junto com exemplos de formas atuais e possíveis nas quais a NFC já está sendo utilizada por empresas, governos, organizações acadêmicas, comerciantes, varejistas e consumidores.

NFC dentro das empresas
A NFC está sendo testada atualmente por várias organizações que desejam utilizar smartphones como cartões de acesso. De fato, no outono de 2011, a Research In Motion, fabricante do BlackBerry, e a HID Global, uma fornecedora de cartões e leitoras de acesso físico seguro, anunciaram que alguns dos novos aparelhos seriam equipados com a tecnologia iCLASS, da HID Global.

Os modelos Bold e Curve do Blackberry NFC são compatíveis com os leitores iCLASS da HID Global, vastamente utilizados para habilitar o acesso físico em sistemas em prédios, como também servem como leitores de identificação de estudantes e para ficar a par dos horários de entrada dos funcionários e a presença dos mesmos.

Os funcionários também poderiam utilizar smartphones com o NFC e outros dispositivos para acessar as áreas de estacionamento ou as cafeterias e também pagar por serviços, diz a Forrester. As tags NFC poderiam ser colocadas dentro das salas de conferência ou reunião, e os presentes poderiam aproximar seus dispositivos compatíveis para acessar o Wi-Fi, por exemplo.

NFC e o governo
A NFC também representa oportunidades incontáveis para governos melhorarem os serviços públicos e melhorarem os sistemas de trânsito, entre outras coisas, diz a Forrester.

Algumas cidades e áreas urbanas já estão utilizando a tecnologia NFC para permitir que os usuários de ônibus paguem suas comutas com seus dispositivos móveis. Cidadãos que dirigem até o trabalho poderiam pagar pelo estacionamento com seus celulares. E os residentes da cidade poderiam obter acesso às instalações públicas, tais como piscinas públicas ou bibliotecas.

A associação Francais Du Sans Contact Mobile (AFSCM) está à frente da curva de adoção quando o assunto são serviços baseados em NFC. E na Europa, a França está entre os principais países com maior número de cidadãos com celulares contendo o NFC. A AFSCM espera que 2.5 milhões de cidadãos franceses tenham dispositivos com o NFC até o fim de 2012. O serviço francês "Cityzi" permite que os usuários em certos locais da França escaneiem rapidamente seus dispositivos para entrar em estações de trem e permite que eles passem seus dispositivos em tags NFC colocadas em vários locais para obter mapas ou outras informações sobre produtos ou serviços.

A cidade de San Francisco tem hoje cerca de 30 mil parquímetros compatíveis com a tecnologia NFC. E Sidnei, na Austrália, está utilizando tags NFC para ajudar a guiar turistas por um de seus distritos mais populares, o The Rocks.

NFC e a experiência de vendas no varejo
A NFC também promete expandir e melhorar a experiência de varejo, de acordo com a Forrester, através da combinação de cupons sem fio, cartões fidelidade e opções de pagamento.
"Tags NFC colocadas nas prateleiras de produtos possibilitarão que os clientes tenham acesso a informações mais personalizadas sobre os produtos ao escaneá-los com um aplicativo que integre seu perfil pessoal, por exemplo. Caso você seja alérgico a nozes, o escaneamento do produto poderia detectar automaticamente se o produto contém nozes e então lhe alertar. Aperte para obter informações, aperte para adicionar a sua cesta de compras, aperte para obter um cupom e outros novos cenários de utilização terão um impacto crescente na indústria varejista".

NFC e o Marketing
A tecnologia NFC tem vastas implicações para os comerciantes modernos.
Por exemplo, usuários com telefones compatíveis com NFC podem rapidamente passar seus dispositivos sobre panfletos, propagandas, cartazes ou pôsteres de filmes para coletar informações adicionais sobre produtos ou serviços de forma instantânea.
Negócios podem colocar tags NFS nas entradas de suas lojas para que os usuários possam fazer o check-in automaticamente wm redes sociais como o Foursquare ou o Facebook, ou compartilhar detalhes ou “curtidas” com os amigos. 

O parque de diversões Walibi, na Bélgica,  lançou recentemente um sistema completamente novo baseado na NFC chamado Walibi Connect que permite aos usuários escanearam braceletes compatíveis com a tecnologia NFC para enviar automaticamente atualizações e "curtidas" de eventos e atrações do parque de diversões para suas páginas do Facebook. O sistema também recompensa usuários frequentes com emblemas e outras conquistas baseadas nos check-ins NFC.

A NFC e o compartilhamento dispositivo a dispositivo
A NFC também pode ser usada ainda como uma tecnologia de curto alcance para transmitir arquivos e outros conteúdos entre dispositivos que estejam próximos um do outro. A funcionalidade pode ser ótima para a colaboração em ambientes corporativos, para compartilhar documentos ou em jogos multiplayers.

O popular Samsung Galaxy S III, e vários outros novos celulares Android NFC, utilizam uma ferramenta chamada Android Beam para enviar e receber dados  entre dispositivos compatíveis através da tecnologia NFC.

Mais oportunidades para a NFC
Várias universidades ao redor do mundo também estão investigando o potencial da tecnologia NFC. A Universidade de São Francisco está utilizando um sistema baseado na NFC chamado One Card para o acesso de estudantes ao prédio, incluindo dormitórios e cafeteria, pagamento de refeições e custos com lavanderia, dentre outras coisas.
Para viagens aéreas, companhias como a Alaska Airlines estão experimentando a NFC para embarque e acesso de segurança.

Para concertos, a Samsung está trabalhando em um sistema que permitirá que os frequentadores entrem nas salas utilizando a NFC em vez de bilhetes tradicionais em papel.

Na indústria automobilística, BMW criou uma chave compatível com a NFC que não apenas abre um automóvel, mas também o ajuda, eventualmente, a reservar e acessar quartos de hotel enquanto viaja.

A NFC pode ser uma tecnologia emergente, mas ela está emergindo a um ritmo rápido. Durante os próximos cinco anos, espera-se que a NFC transforme a forma como viajamos, compramos bens e nos comunicamos uns com os outros.

Fonte: Computerworld