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O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sábado, 6 de novembro de 2010

Procurador do ITI palestra sobre Processo Eletrônico

O procurador Federal do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), André Pinto Garcia, palestrará no Seminário de Processo Eletrônico e Segurança da Informação, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro. O objetivo é discutir sobre a segurança de transações feitas na rede mundial de computadores.

Garcia terá a palavra na manhã do primeiro dia e falará acerca da certificação digital e segurança da informação no Judiciário. O evento será restrito aos magistrados, juízes e diretores. O seminário acontecerá no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT

Fonte ITI
05-Nov-2010: Brasília - DF

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CRM: Prazo para recadastramento termina dia 11 de novembro


Números do CFM mostram que cerca de 10% dos médicos que atuam no país ainda precisam atualizar seus dados profissionais



por CFM

Médicos brasileiros que ainda não se recadastraram junto aos conselhos regionais de medicina têm apenas mais oito dias para fazê-lo. Dia 11 de novembro é a data-limite estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para atualização dos dados cadastrais.

Em termos nacionais, números do CFM mostram que cerca de 10% dos médicos que atuam no país ainda precisam atualizar seus dados profissionais, tornando-se aptos a receber a nova Carteira de Identidade Médica, mais segura contra fraudes. Maranhão, Piauí, Roraima, Alagoas e Amazonas são os estados com menor número de médicos recadastrados (veja tabela abaixo).

Além de contemplar a alta demanda registrada nos dias que antecederam o fim do prazo anterior (11 de maio), a prorrogação também está beneficiando o processo de implementação do chamado CRM Digital, que permitirá a identificação digital do médico para a prática diária de suas atividades (inclusive a assinatura em prontuários eletrônicos).

Além de fornecer de imediato a nova Carteira de Identidade, o CFM está desenvolvendo um projeto que prevê o envio, aos recadastrados, de uma outra carteira, esta em policarbonato (um plástico resistente). Ela terá um chip que permitirá a chamada certificação digital.

Concluído, o recadastramento permitirá ainda definir o perfil do médico brasileiro, indicando suas características: idade, gênero, local de trabalho, qualificações e área de atuação, entre outras - importantes dados para auxiliar pesquisas e estudos estatísticos que permitirão traçar as necessidades da categoria e desenvolver estratégias para enfrentar os principais desafios.

Aos que ainda não se recadastraram, Gerson Zafalon Martins, 2º secretário do CFM e coordenador da Comissão Nacional de Recadastramento, orienta o preenchimento imediato do formulário disponibilizado na internet.

Para a entrega dos documentos, uma dica é que esta seja agendada previamente nos conselhos regionais, para agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera.

Saiba como fazer - Após concluir o preenchimento do formulário online, o médico deverá se dirigir ao CRM de seu estado portando uma foto colorida 3x4, originais e cópias da carteira de identidade, título de eleitor, CPF, comprovante recente de residência, diploma, títulos de especialista, carteira profissional e comprovante de sociedade em empresa de serviços médicos, se for o caso. Se médico estrangeiro, deverá apresentar, ainda, comprovante de legalidade de permanência no país. Posteriormente, em casa, receberá um aviso para retirar sua nova carteira profissional.

04/11/2010

Você conhece o t-commerce?

Startup faz aplicativos interativos para promover comércio pela TV digital


Divulgando em 04 de novembro de 2010

Uma startup de Joinville (SC) aposta na consolidação da TV digital no Brasil de olho nos recursos de interatividade que o novo padrão pode oferecer. Especializada no desenvolvimento de aplicações interativas para TV, a Brava iTV possui uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo entender as necessidades do mercado, o comportamento do telespectador, a usabilidade das aplicações e as possibilidades que a tecnologia oferece.
Um desafio em tanto para a empresa, já que o Sistema Brasileiro de TV Digital ainda caminha a passos curtos quando o assunto é interatividade. Principalmente por algumas indefinições como por exemplo a forma com que as informações do telespectador voltarão aos emissores – por meio do chamado “canal de retorno”. A empresa é uma divisão da Brava ECM, spin off que surgiu quando a Datasul S.A. (hoje TOTVS S.A.) adquiriu a franquia Datasul Tecnologia. Tanto a iTV quanto a ECM são braços da Brava, empresa focada em serviços e desenvolvimento de software.

A decisão de apostar em aplicativos da TV digital no segmento veio da experiência prévia de um dos sócios da Brava, Anderson Nielson, que atuou em projetos de convergência digital através da TV e de dispositivos móveis como tablets e telefones celulares. Após aprovarem recursos de subvenção econômica da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), iniciaram uma linha de desenvolvimento de aplicações para TV digital interativa.

Em parceria com a Fundação Certi, de Florianópolis, a Brava iniciou em 2008 o desenvolvimento de uma plataforma de t-commerce, conceito que utiliza a TV como meio de promoção e viabilização do comércio eletrônico utilizando o controle remoto.

“A pesquisa e desenvolvimento gerado com o projeto de subvenção para desenvolver a plataforma de t-commerce e com um grande time montado, passamos a investir ainda mais nessa área de TV digital, ampliar o network, desenvolver parcerias e construir outros aplicativos”, afirma o Gerente de Desenvolvimento da Brava Anderson Nielson.

Projetos e pilotos desenvolvidos
O t-commerce é somente uma das frentes que a Brava iTV está apostando. A empresa investe também no desenvolvimento de aplicativos que permitem a interatividade em programas participativos, advergames (que misturam publicidade com jogos), conteúdo estendido e a própria publicidade com interação do telespectador. Um deles possibilitou que o telespectador tivesse acesso a diversas informações sobre a Copa 2010 por meio do controle remoto. O aplicativo apresentava dados sobre a partida que estava sendo transmitida no momento, além de estatísticas da Seleção Brasileira em outras copas, o resumo de conquistas passadas e informações detalhadas de cada jogador convocado pelo técnico da seleção.

A iniciativa, feita em parceria com a empresa TQTVD, da TOTVS, é uma das primeiras aplicações interativas transmitidas no novo sistema de TV digital brasileiro, adotado por outros países como Argentina, Chile, Peru, Costa Rica, Filipinas entre outros.

A Brava também já desenvolveu protótipos com cenários de utilização dos aplicativos. Um deles é o Twitter TVD, que integra a rede social Twitter à programação da TV. Por meio do aplicativo, o telespectador pode comentar sobre o programa e ver os comentários dos outros usuários sobre o mesmo assunto. A empresa também desenvolveu o aplicativo Wikipedia TVD, que mostra ao telespectador uma série de artigos da enciclopédia virtual relacionados ao conteúdo da programação visualizada no momento.

“Estamos apresentando estas ideias e projetos para emissoras de TV nacionais, além de anunciantes, agências de publicidade e agências digitais interessadas em desenvolver estratégias de exposição de marca baseadas na inovação que a interatividade na TV Digital representa”, explica Guilherme Lopes, coordenador de projetos na área de TV Digital da Brava iTV.

Participação em eventos internacionais

Neste ano a empresa participou do Euro iTV 2010 (http://www.euroitv2010.org/). Realizado na Finlândia em junho deste ano, o evento foi dedicado às mídias interativas, como as aplicações para TV Digital desenvolvidas pela Brava iTV. Nesse sentido, o evento foi importante para dar visibilidade à tecnologia catarinense e brasileira.

Durante o evento, a startup apresentou o paper “Conceptual Models for T-Commerce in Brazil”, resultado do projeto de t-commerce da empresa subvencionado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O paper trata dos modelos conceituais do uso da TV digital para comércio eletrônico no Brasil. O trabalho foi elaborado por Guilherme Lopes e Bruno Ghisi, pesquisador da Fundação CERTI, supervisionados pelo Professor Frank Siqueira, Ph.D. em Computer Science pelo Trinity College Dublin e membro do corpo docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mais informações sobre a empresa no site http://www.bravaitv.com.br/.


Fonte: Startupi

Teste de aplicações para #TVDigital (NCL e Java)

TVDigitalBrasil Teste de aplicações para #TVDigital (NCL e Java), c/ transmissão via ar e televisores reais #free http://t.co/mpoQlBP (via @TVDigitalBrasil)
  


Pensando na grande dificuldade em testar aplicações interativas para TV Digital em ambientes reais criamos o Projeto OpenITVLab.

Até o lançamento do iTVProject, a Intacto TV Digital disponibilizará seu laboratório para testar aquela sua aplicação TVD via ar, em diferentes marcas de conversores, simulando uma emissora real. E o melhor: sem cobrar um centavo por isso.

Para cada aplicação submetida, enviaremos para o autor um vídeo de sua execução. E caso sejamos autorizados, divulgaremos este vídeo pelo @TVDigitalBrasil, citando todos os créditos a que você tem direito.

Essa é uma iniciativa que visa valorizar o trabalho do desenvolvedor, pois, afinal, também somos um. Com sua ajuda, ficaremos de olho na conformidade dos softwares e hardwares da TV Digital interativa e, de quebra, preparamos melhor o iTVProject.com, disponível na web em dezembro deste ano.

Fonte: OpenITVLab via Twitter

Empresas ainda têm dificuldades com senhas de funcionários

Imagem IDGNOW






 Por: Denny Roger

É enorme o alvoroço dos funcionários quando recebem a política ou norma de segurança da informação, que diz, por exemplo, que todos devem alterar suas senhas a cada 45 dias.

Nesse momento, os funcionários não pensam duas vezes antes de guerrearem contra os gestores. Em outras palavras, a resistência a mudanças é tão grande que os colaboradores travam um verdadeiro duelo contra a política de segurança da informação.

É lógico que as empresas não falam sobre isso na campanha de conscientização ou na divulgação da política e norma de segurança da informação, mas a companhia cria a regra sobre alteração de senha para atender aos requisitos de uma auditoria externa. São raríssimos os casos em que a organização define este tipo regra para melhorar a segurança.

Mas esse não é o único problema. Hoje temos a senha do internet banking, e-mail pessoal, corporativo, da rede, da intranet, da rede social, do programa de mensagens instantâneas, cartão do banco, blog etc.

Para ajudar ainda mais, a organização solicita que você crie uma nova senha complexa. Ou seja, deve contar letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Mas será que isso tudo realmente funciona?

Primeiro, o colaborador cria uma senha tão difícil que provavelmente irá esquecê-la.

Segundo, para não esquecer a senha, o colaborador irá anotá-la.

Terceiro, a combinação ficou tão “forte” e difícil de alguém adivinhar que a mesma senha será utilizada para tudo. Isso quer dizer que a senha corporativa também é a mesma do e-mail pessoal, do blog pessoal etc. Inclusive o habito de usar a mesma senha foi alvo de uma pesquisa recente.

Em quarto lugar, o colaborador cria uma senha complexa, indicado na política ou norma de segurança da informação, como por exemplo, senha “D&nny123”. Após 45 dias de uso dessa senha, o colaborador é forçado a alterá-la. A nova senha é “D&nny1234”. A próxima senha será “D&nny12345”; e assim por diante.

O tema sem dúvida é importante em todas as organizações. Porém, estamos falando de uma mudança cultural.

As organizações não fazem o uso correto de suas estruturas organizacionais para implantar o que está descrito em sua política e normas de segurança da informação.

Assim, a alta direção acredita que a área de TI ou Segurança da Informação é responsável por desenvolver uma campanha de conscientização com o objetivo a mudança comportamental dos colaboradores.

O departamento de Marketing, Recursos Humanos e até mesmo o Jurídico devem fazer parte do desenvolvimento de uma campanha de conscientização sobre segurança da informação.

A Auditoria Interna deve participar do processo de monitoração para identificar desvios na política e normas de segurança da informação e fornecer informações para o processo de melhoria continua. Ou seja, a área de TI ou segurança da informação é apenas uma das áreas de apoio que sem a colaboração das demais áreas não irá conseguir atingir os objetivos de segurança da informação.

Fonte: IDGNOW

Minhas considerações sobre o Artigo

Excelente artigo e deveria servir de alerta para que gestores de infraestrutura de TI pesquisem  no mercado alternativas disponíveis, e menos arcáicas, para substituição de senhas por certificados digitais para login em sistemas e máquinas.

Existem soluções muito simples e os certificados digitais não precisam ser certificados de hierarquias do âmbito da ICP Brasil, portanto, a validação dos usuários para emissão dos certificados é realizado pela própria organização, sendo assim, requer menos investimento. Vale a pesquisa!

Regina Tupinambá

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

RJ: emissão da NF-e é obrigatória desde o dia 1º


Por: Karla Santana Mamona
InfoMoney

SÃO PAULO - A partir desta segunda-feira (1/11/2010), as empresas do município do Rio de Janeiro, que faturaram até R$ 240 mil em 2009, são obrigadas a emitir a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), conhecida também como Nota Carioca.

O prazo para adesão já havia sido prorrogado. Inicialmente, a obrigatoriedade começaria em 1º de outubro.

Entretanto, a Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado de Rio de Janeiro) enviou, em março deste ano, um ofício ao prefeito da cidade, Eduardo Paes, solicitando a ampliação da data para cadastramento e lançamento do Recibo Provisório de Serviços para 30 dias.

Sobre a Nota Carioca

A Nota Carioca foi lançada em maio deste ano, com o objetivo de combater a sonegação fiscal e agilizar o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços).

O sistema permitirá o acesso a uma nota fiscal exclusivamente digital, que é automaticamente emitida pela internet para a Secretaria Municipal da Fazenda a cada prestação de serviço, o que formará na prefeitura um banco de dados fiscal. Assim, o ISS será calculado e recolhido de forma mais rápida, o que reduzirá os custos com a armazenagem das notas fiscais.

Benefícios ao consumidor

Os consumidores que exigirem a nota fiscal eletrônica e cadastrarem seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) na Secretaria da Fazenda concorrerão, automaticamente, a vários prêmios em dinheiro e também ganharão descontos no IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). A partir deste mês, serão iniciadas as premiações, que podem chegar a até R$ 20 mil por ganhador.

Nota fiscal em São Paulo

Em vigor desde 2006, a nota fiscal eletrônica com a inclusão do CPF garante aos contribuintes de São Paulo redução de até 50% no valor do IPTU. Os créditos podem ser acumulados por até cinco anos.

Fonte: InfoMoney