regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 20 de março de 2014

Primeira versão do assinador de certificados atributos é apresentada em reunião ao ITI

ITI E UFSC APRESENTAM SISTEMA GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DE ATRIBUTOS


Na última sexta-feira, 14, reapresentantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e do Laboratório de Segurança em Computação – LabSEC da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC reuniram-se, por meio de videoconferência, para apresentação da primeira versão do Sistema Gerenciador de Certificados de Atributos.

O novo sistema funcionará como um assinador de atributos, ou seja, através dele será possível administrar, gerenciar e operar todo sistema de validação de certificados de atributos de uma entidade. O novo programa contará com versão para desktop e webservice.

Nesta primeira apresentação do assinador, foram debatidas melhorias que podem ser aplicadas para que a plataforma seja ainda mais robusta, segura e eficiente. O Sistema Gerenciador de Certificados de Atributos contará com uma parte técnica, de administração, e outra de gestor, onde as operações de emissão e revogação dos certificados de atributo serão feitas.

Para o diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, a nova plataforma é um importante mecanismo. “O sistema, desenvolvido pelo LabSEC e pelo ITI, está sendo muito bem pensando e é pertinente com as necessidades do mercado”. O próximo passo, segundo o Assessor técnico do ITI, Ruy Ramos, será a implementação das alterações propostas, para, então, ser feita a apresentação da primeira versão do assinador finalizada.

Sobre o certificado de atributo

O certificado de atributo é um conjunto de informações ou estrutura de dados de segurança e identificação, constantes em campos de um certificado digital, ou anexadas a um outro certificado e assinados com a chave pública da autoridade que o emitiu. Esse certificado traz informações sobre seu titular, como cargo, função, profissão etc. O certificado de atributo também segue o padrão X.509, adotado pela ICP-Brasil na emissão de certificados de pessoa física, jurídica e de equipamentos.

Os DOC ICP nº 16 e 16.1 são os documentos que apresentam a visão geral e perfil de uso geral e requisitos para geração e verificação de certificados de atributo na ICP-Brasil.

Fonte: ITI

quarta-feira, 19 de março de 2014

Declarantes que utilizarem Certificado Digital receberão declaração pré-preenchida com dados validados pela Receita - Paranashop






Cerca de 27 milhões de brasileiros podem ter menos trabalho ao preencher a Declaração de Imposto de Renda deste ano. A Receita Federal confirmou que todos os brasileiros que utilizarem certificado digital na entrega da declaração deste ano poderão contar com o documento pré-preenchido, apenas para a realização de eventuais ajustes e correções. Com o e-CPF, da Serasa Experian, o cidadão consegue agilizar desde o preenchimento até o acompanhamento do processamento da declaração.

Já adotado em outros países, o modelo de declaração pré-preenchida facilita o processo para o contribuinte, ao evitar que ele precise aguardar por declarações de rendimentos das empresas para as quais trabalha para preencher o documento – os dados são fornecidos pela própria Receita, a partir das informações a ela enviadas pelas fontes pagadoras. Assim, o contribuinte precisa apenas realizar eventuais ajustes ou a adição de informações na declaração. O modelo também evita possíveis erros de digitação ou preenchimento, reduzindo as chances de que a declaração seja retida por contradições ou inconsistências nos dados.

Para ter acesso à declaração pré-preenchida, o contribuinte deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), na página da Receita Federal. Basta entrar no site – www.receita.fazenda.gov.br – munido de seu certificado digital e, na parte superior da tela, observar o campo “Acesso ao e-CAC”. Basta clicar sobre o botão indicando “Certificado Digital”: o contribuinte já está no portal e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita. 

Em seguida, é preciso escolher a opção “Declarações e Demonstrativos”, logo abaixo do cabeçalho. Ao clicar no botão, é aberto outro painel de opções – no qual o contribuinte deve procurar por “Declaração Pré-Preenchida”, abaixo do subitem “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”.

Ao clicar em “Declaração Pré-Preenchida”, outra página no site é aberta, com as opções “Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física Pré-Preenchida” e “Programa Gerador e Receitanet”. Basta escolher a primeira opção. O contribuinte será levado a outra página, onde haverá a possibilidade de fazer o download do arquivo com a declaração já preenchida, por meio do botão “Recuperar”.

Com o arquivo baixado, basta importa-lo por meio do programa da declaração do imposto de renda, para que o contribuinte faça então a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos, efetuando possíveis alterações, inclusões ou exclusões das informações necessárias. Após a declaração, o e-CPF também permitirá o monitoramento de todo o processo da declaração pela página do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), bem como a correção imediata de eventuais inconsistências. Também é possível utiliza-lo para visualizar informações sobre declarações anteriores, verificando possíveis pendências, parcelando débitos ou retificando pagamentos.

Com o objetivo de ajudar o contribuinte no preenchimento e facilitar a entrega e o acompanhamento da declaração, a Serasa Experian oferece até 31 de março um desconto de 30% na aquisição do kit completo do certificado digital e-CPF, com validade de 3 anos. Para participar da promoção, o interessado pode acessar o site www.certificadodigital.com.br ou entrar em contato por meio do telefone 0800 773 7728. A Serasa Experian conta com vasta experiência na emissão de certificados digitais de todos os tipos, tendo sido a primeira autoridade certificadora privada a ser habilitada no Brasil, há mais de dez anos. Somente nos últimos três anos, período em que o uso do Certificado Digital se massificou no país, a Serasa Experian já emitiu mais de 2 milhões de unidades.

Tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente digital, o Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que identifica o usuário, de modo semelhante ao reconhecimento de firma, possuindo validade jurídica. Além disso, a tecnologia assegura o sigilo e a autenticidade das informações, garantindo confiabilidade, privacidade e a integridade dos dados.

Você também lê esta notícia em:





terça-feira, 18 de março de 2014

24 horas pela liberdade e privacidade na rede



Entre os dias 11 e 12 de abril de 2014, no Centro Cultural São Paulo durante 24 horas, a CryptoRave trará mais de 28 atividades sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede.

CryptoRave trará mais de 28 atividades sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede.

24 horas pela liberdade e privacidade na rede
cryptorave.org



segunda-feira, 17 de março de 2014

O que é ter uma chave privada. Algumas Notas. Por RENATO MARTINI