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O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Como identificar um site Seguro e como comprar um SSL? CertDicas

 Ai vão algumas dicas importante e fundamentais para que você não corra riscos ao finalizar uma compra na internet e para você que pretende adquirir um certificado Digital SSL para seu site.


Leia também os artigos
Tipos de Certificados SSL para proteger seu site
Um selo de site seguro emitido por uma autoridade certificadora tem por trás um certificado digital. 
O certificado digital cumpre duas finalidades:
Identificação inequívoca do site e criptografia dos dados entre a máquina do usuário e os servidores webs do site.
  • Busque o selo de identificação de Site Seguro aplicado no site.
  • Busque o selo que os principais sites e bancos brasileiros utilizam. Aquele que você  já  reconhece.
  • Clique sobre ele e verifique se foi emitido para o site em que você está navegando. 
  • Verifique se este apresenta data em tempo real, ou seja, data e hora em que você está realizando a pesquisa.
  • Verifique se foi emitido por uma autoridade certificadora.
Existem muitas empresas que oferecem selos que fazem alusão a segurança do site, mas que não identificam o site e nem protejem suas informações. Na verdade prestam outros tipos de serviços aos sites e acabam confundindo tanto aos donos inexperientes dos sites quanto os visitantes destes. Fuja desses sites!! Porque se ele faz economia com sua segurança e tenta te confundir, não é nada confiável.
A compra de certificados SSL, no mercado brasileiro atualmente demanda o contato com o fornecedor por telefone que vai explicar ao comprador os diferentes processos de validação e a diferença entre os tipos certificados digitais SSL. O mercado brasileiro ainda não distingue com facilidade as funcionalidades dos diferentes tipos de certificados SSL. Por exemplo: não é claro as diferenças entre certificados múltiplos domínios, certificados SAN e Wildcards. Os compradores de SSL brasileiros não tem o hábito de buscar as informações sozinhos por meio da leitura de tutoriais com informações técnicas disponíveis nos sites dos fornecedores. Agregada a falta do hábito da leitura, contamos com a falta de informações sobre o assunto. Esse tipo de informação, não está disponível com facilidade. 
Adicionalmente, a compra muitas vezes é atribuída às áreas de compras das empresas que não possuem conhecimento como os técnicos de TI. Portanto, demandam o atendimento personalizado para distinguir entre as diferentes ofertas recebidas dos fornecedores.
Ao adquirir um certificado SSL, o comprador precisa conhecer a DPC de cada autoridade certificadora. Não sabe o que é? Então leia O que é DPC 
Leia e explique para sua área de compras que  ao adquirir um certificado digital SSL sua empresa estará aderindo aos procedimentos da autoridade certificadora.
Não se trata da compra de software e sim contratação de serviços.
Regina Tupinambá 
Autora do Blog Certificação Digital
Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Rio, trabalhou em importantes agências de propaganda nas áreas de pesquisa de mercado, planejamento estratégico, mídia, trabalhou em duas redes de televisão: TV Globo e Bandeirantes. Dirigiu sua empresa de marketing político por 6 anos e desde 1995 se dedica ao comércio eletrônico.
Trabalhou por 14 anos na Certisign Certificadora Digital como diretora responsável pelas áreas de Marketing e Comercial e hoje é CEO da Insania Publicidade, uma agencia de marketing interativo.
e-mail rtupinamba@gmail.com

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