regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Conectividade Social x Conectividade Social ICP :: CertDicas





O Conectividade Social mudou e com isso a rotina de recolhimento do FGTS e a comunicação com a Previdência Social também. A antiga versão, que era usada com um Certificado Eletrônico em disquete, agora está em uma plataforma online e utiliza a Certificação Digital ICP-Brasil. Os processos se tornaram integrados, e a comunicação entre as empresas e a CAIXA mais fácil. Para entender melhor como será esse novo acesso, confira as principais diferenças entre os dois.

Conectividade Social antigo

O Conectividade Social era dividido em dois ambientes. O primeiro era o antigo programa CNS instalado no computador do usuário, no qual era possível enviar e receber arquivos, como o SEFIP e GRRF. No outro, cujo acesso já era pela internet (Conexão Segura), era possível fazer as transações online, como visualização de extratos e comunicação de movimentação do trabalhador. Para acessar os dois ambientes, era necessário o uso do Certificado Eletrônico em disquete.

Conectividade Social ICP

A nova versão do sistema é uma evolução do antigo Conectividade Social, e suas principais mudanças são:

- Agora o novo Conectividade Social utiliza o Certificado Digital ICP-Brasil. É essa tecnologia que permite maior segurança às transações feitas na internet, além de fazer o canal reconhecer que o acesso está sendo mesmo feito por você;

- A procuração eletrônica foi totalmente remodelada. Disponível no próprio portal do Conectividade Social ICP, e com um ambiente simples de navegar, tanto a outorga de poderes, como o uso desses poderes outorgados, além de muitas outras funcionalidades, só são feitos com o Certificado Digital ICP-Brasil;

- O acesso ao Conectividade Social passa a ser 100% web*, sem a necessidade de atualização de versões, e concentra no mesmo ambiente todas as funcionalidades disponíveis no canal;

- A navegação no canal ficou muito mais amigável e intuitiva, o que ajuda a economizar o tempo do usuário e favorece a utilização plena dos seus recursos.

*A geração dos arquivos e emissão das guias de arrecadação mensal e rescisória do FGTS continuam sendo feitas por meio dos aplicativos SEFIP e GRRF Eletrônica, respectivamente. Para geração do arquivo GRRF a ser transmitido pelo Conectividade Social ICP, utilize o aplicativo GRRF ICP disponível no site da CAIXA, na opção FGTS, GRRF – Aplicativo e Arquivos.


Publicado em 23-09-2011 por Conectividade Social ICP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.