regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sábado, 5 de maio de 2012

Justiça do Trabalho lança nova versão do e-Doc

Será lançada na próxima segunda-feira (7/5) uma nova versão do Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos da Justiça do Trabalho (e-Doc). 

A versão atual apresentava incompatibilidades operacionais para a utilização dos certificados digitais V2 e V3. A certificação é pré-requisito para utilização do e-Doc, na medida em que só o mecanismo garante a validade jurídica do sistema.

A nova versão terá, entre outras melhorias, compatibilidade com os certificados digitais versão 2.0 e 3.0, emitidos a partir de janeiro de 2012; mais rapidez, fruto de infraestrutura reinscrita em linguagem JAVA, mais moderna e adequada às exigências atuais; telas mais simples e fáceis de usar.

Desenvolvido em 2005 e inicialmente testado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, o sistema e-Doc foi expandido para todos os outros regionais. Hoje, quase completamente integrado, partes, advogados e peritos de qualquer lugar do Brasil podem enviar a petição, sem necessidade de deslocamento. Basta que acessem o site e façam o cadastramento. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 4 de maio de 2012

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O poder da confiança no comércio eletrônico

A Internet se desenvolveu e amadureceu. Agora é hora de conquistar e manter a confiança dos seus usuários.

Por Paulo Kulikovsky – vice-presidente da Certisign, vice-presidente de Finanças da Camara-e.net e membro titular da Comissão Técnica Executiva do Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Quinta-feira, 26 de abril de 2012 

Artigo publicado na Revista E-Commerce Brasil, edição 08.
Todos os direitos reservados. Não é permitida a publicação parcial ou total.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Como identificar um site Seguro e como comprar um SSL? CertDicas

 Ai vão algumas dicas importante e fundamentais para que você não corra riscos ao finalizar uma compra na internet e para você que pretende adquirir um certificado Digital SSL para seu site.


Leia também os artigos
Tipos de Certificados SSL para proteger seu site
Um selo de site seguro emitido por uma autoridade certificadora tem por trás um certificado digital. 
O certificado digital cumpre duas finalidades:
Identificação inequívoca do site e criptografia dos dados entre a máquina do usuário e os servidores webs do site.
  • Busque o selo de identificação de Site Seguro aplicado no site.
  • Busque o selo que os principais sites e bancos brasileiros utilizam. Aquele que você  já  reconhece.
  • Clique sobre ele e verifique se foi emitido para o site em que você está navegando. 
  • Verifique se este apresenta data em tempo real, ou seja, data e hora em que você está realizando a pesquisa.
  • Verifique se foi emitido por uma autoridade certificadora.
Existem muitas empresas que oferecem selos que fazem alusão a segurança do site, mas que não identificam o site e nem protejem suas informações. Na verdade prestam outros tipos de serviços aos sites e acabam confundindo tanto aos donos inexperientes dos sites quanto os visitantes destes. Fuja desses sites!! Porque se ele faz economia com sua segurança e tenta te confundir, não é nada confiável.
A compra de certificados SSL, no mercado brasileiro atualmente demanda o contato com o fornecedor por telefone que vai explicar ao comprador os diferentes processos de validação e a diferença entre os tipos certificados digitais SSL. O mercado brasileiro ainda não distingue com facilidade as funcionalidades dos diferentes tipos de certificados SSL. Por exemplo: não é claro as diferenças entre certificados múltiplos domínios, certificados SAN e Wildcards. Os compradores de SSL brasileiros não tem o hábito de buscar as informações sozinhos por meio da leitura de tutoriais com informações técnicas disponíveis nos sites dos fornecedores. Agregada a falta do hábito da leitura, contamos com a falta de informações sobre o assunto. Esse tipo de informação, não está disponível com facilidade. 
Adicionalmente, a compra muitas vezes é atribuída às áreas de compras das empresas que não possuem conhecimento como os técnicos de TI. Portanto, demandam o atendimento personalizado para distinguir entre as diferentes ofertas recebidas dos fornecedores.
Ao adquirir um certificado SSL, o comprador precisa conhecer a DPC de cada autoridade certificadora. Não sabe o que é? Então leia O que é DPC 
Leia e explique para sua área de compras que  ao adquirir um certificado digital SSL sua empresa estará aderindo aos procedimentos da autoridade certificadora.
Não se trata da compra de software e sim contratação de serviços.
Regina Tupinambá 
Autora do Blog Certificação Digital
Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Rio, trabalhou em importantes agências de propaganda nas áreas de pesquisa de mercado, planejamento estratégico, mídia, trabalhou em duas redes de televisão: TV Globo e Bandeirantes. Dirigiu sua empresa de marketing político por 6 anos e desde 1995 se dedica ao comércio eletrônico.
Trabalhou por 14 anos na Certisign Certificadora Digital como diretora responsável pelas áreas de Marketing e Comercial e hoje é CEO da Insania Publicidade, uma agencia de marketing interativo.
e-mail rtupinamba@gmail.com

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.