regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 13 de março de 2014

Como comprar um Certificado SSL


Ai vão algumas dicas importantes e fundamentais para você que pretende adquirir  Certificados Digitais SSL. Leia o artigo mesmo que você já compre SSL há anos, tem muita novidade no mercado!

Você sabe a diferença entre os certificados SSL, SSL EV, SSL SAN e WILDECARDS? 

Qual é a solução mais adequada pra sua empresa?

A compra de certificados SSL, no mercado brasileiro atualmente demanda atenção e muitas vezes uma consultoria. É necessário que o comprador compreenda os diferentes processos de validação e a diferença entre os tipos certificados digitais SSL. 

O mercado ainda não distingue com facilidade as funcionalidades dos diferentes tipos de certificados SSL. Por exemplo: não é claro as diferenças entre certificados Múltiplos Domínios, Certificados SAN e Wildcards. Os compradores de SSL  não tem o hábito de buscar as informações sozinhos por meio da leitura de tutoriais com informações técnicas disponíveis nos sites dos fornecedores. Somada à falta de tempo do comprador para a leitura, contamos com a falta de informações sobre o assunto. Esse tipo de informação, não está disponível com facilidade. 

Adicionalmente, a compra muitas vezes é atribuída às áreas de compras das empresas que não possuem conhecimento como os técnicos de TI. Portanto, demandam o atendimento personalizado para distinguir entre as diferentes ofertas recebidas dos fornecedores.

Também hoje, muitas empresas optam por servidores em nuvem, nesse caso é necessário conhecimento de quem desenha o projeto de segurança de novas funcionalidades dos SSL e de como aplicar os certificados digitais nesse nova estrutura para não encarecer o projeto. Atenção porque haverá economia de um lado, mas se não for projetado com conhecimento, das duas uma: Ou o projeto vai precisar de um números de SSL superior ao que se usava na antiga estrutura ou poderá haver brechas de segurança que comprometerá todo o projeto.

Também ao adquirir um certificado SSL, o comprador precisa conhecer a DPC de cada autoridade certificadora. Não sabe o que é? Então leia O que é DPC

Leia e explique para sua área de compras que ao adquirir um certificado digital SSL sua empresa estará aderindo aos procedimentos da autoridade certificadora.


Leia também os artigos
O que é Certificado SSL EV - Extended Validation?

Não se trata da compra de software e sim contratação de serviços. E serviços de CONFIANÇA.


Regina Tupinambá
Autora do Blog Certificação Digital 
Atuou no start up da Internet brasileira e participou do nascimento da primeira autoridade certificadora no Brasil e a terceira do mundo. Desde 1995 me dedica ao comércio eletrônico nos segmentos de varejo e clientes corporativos.

Desenvolveu no Brasil o mercado de SSL, a área de Educação em Certificação Digital e trabalhou na implantação de importantes Autoridades Certificadoras e de Registro no âmbito da ICP Brasil.

ao longo de 15 anos na Certisign Certificadora Digital,  também dirigiu as  áreas de Marketing, Comercial, Licitações, Ouvidoria, SAC,  Suporte e Treinamentos. 

Hoje é CEO da Insania Publicidade, - www.insania.com.br 





Tá em dúvida do que adquirir? Mande um e-mail pra mim.
e-mail rtupinamba@gmail.com
Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Declaração pré-preenchida de Imposto de Renda facilita, mas exige cuidados

Animais Leão HD Papéis de Parede Widescreen Tela Cheia Leão hd wallpaperEspecialista diz que qualquer alteração de dado capturado vai reter o documento.

São Paulo - O contribuinte pode importar a declaração pré-preenchida de 2014 desde que possua certificado digital e tenha declarado em 2013. 

A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) no ano-base 2013, de responsabilidade da empresa, também precisa estar disponível.

"Outra condição é que a declaração de 2013 não pode estar em malha fina", completa Eliana Lopes, coordenadora de Imposto de Renda da H&R Block, consultoria especializada em serviços de Imposto de Renda da Pessoa Física. O arquivo importado contém informações e valores sobre rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.

A pré-preenchida facilita o trabalho do contribuinte e evita erros que poderiam reter o documento em malha fina. "A tendência é a Receita Federal fornecer a pré-preenchida cada vez mais completa e o contribuinte apenas dar OK, o que pode elevar a arrecadação pela redução de sonegações", diz Vanessa Miranda, gerente de Tributos Diretos da Thomson Reuters no Brasil.

A opção, porém, envolve custo anual em torno de R$ 100, porque o certificado digital precisa ser adquirido de uma das 14 certificadoras habilitadas. "O certificado também permite obter cópia de declarações e retificar online", explica Ângelo Tonin, diretor de Novo Negócios da Boa Vista Serviços, empresa habilitada a emitir o certificado. Declarar com certificado digital é opcional para a maioria hoje, mas Mariana Pinheiro, presidente da Unidade de Negócios Identidade Digital da SerasaExperian, avalia que essa será uma exigência. "Hoje existe a obrigatoriedade de certificado para declarações com rendimentos acima de R$ 10 milhões."

A declaração pré-preenchida não está disponível para entrega via tablet ou smartphone.

Cuidados

A Receita alerta que "é responsabilidade do contribuinte verificar a correção dos dados pré-preenchidos, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias".

Anderson Loyola Dumas, professor de Administração Tributária do Ibmec, ressalta que qualquer alteração nos dados pré-preenchidos colocará a declaração em malha fina, por divergência com os arquivos da Receita. "O contribuinte só deve alterar a pré-preenchida se tiver comprovante que justifique a modificação." Ele ressalta que "a Receita ainda não tem acesso antecipado a todos os rendimentos e despesas do contribuinte - por exemplo, um aluguel, recibo de dentista, um novo dependente".

Outro cuidado é não validar a pré-preenchida apressadamente. "Nem pensar que está tudo pronto e é só enviar, precisa verificar se tudo que recebeu e pagou está no documento", alerta o tributarista Samir Choaib, do escritório Choaib, Paiva e Justo.

Como importar

Para gerar o arquivo da pré-preenchida, basta acessar o site www.receita.fazenda.gov.br e clicar em "Certificado Digital", na parte superior direita. Depois, selecionar "Declarações e Demonstrativos" e "Dirpf pre - Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física Pré-Preenchida". Para baixar o arquivo, clicar em "Recuperar" e salvá-lo. Para importar a pré-preenchida, abrir o programa de 2014, clicar em "Importar Declaração Pré-Preenchida" e selecionar a pasta em que o arquivo foi gravado.

Fonte: http://www.d24am.com

terça-feira, 11 de março de 2014

Criptografia é a melhor defesa contra as trevas, diz Snowden

Numa participação à distância no festival South by Southwest, Edward Snowden falou sobre o uso da tecnologia para proteger a privacidade
"Vigiar as comunicações de todos os cidadãos 
é falha de inteligência." 
Edward Snowden: 

São Paulo – Numa participação à distância no festival South By Southwest (SXSW), que acontece nesta semana em Austin, no Texas, Edward Snowden pregou o uso de criptografia nas comunicações para proteger a privacidade. 

Snowden, ex-prestador de serviços para a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA, participou do SXSW à distância, por meio do serviço Google Hangouts. Snowden vive exilado na Rússia por ter passado a jornalistas arquivos secretos sobre espionagem da NSA.

Além de Snowden, a palestra contou com Christopher Soghoian e Ben Wizner, membros da União Americana pelas Liberdades Civis. O grande assunto, como não poderia deixar de ser, foi a vigilância do governo sobre cidadãos e privacidade.

Snowden afirmou que a vigilância é, na realidade, uma grande falha de inteligência. “Nós estamos monitorando todas as comunicações ao invés de comunicações de suspeitos e isso fez com que perdêssemos pistas que poderiam ter nos ajudado”, disse.

Durante a conversa, o analista de segurança e ativista Christopher Soghoian ressaltou que Snowden ajudou a população em diversas maneiras. Graças às suas ações, houve uma retomada na discussão de privacidade e segurança. As consequências disso ajudam a população a se proteger tanto da espionagem do governo, quanto de um hacker que usa um notebook numa loja Starbucks (onde há acesso à internet gratuito).

Snowden ainda disse que é preciso parar o governo para que não haja uma proliferação de ações desse tipo ao redor do mundo. “Se nós permitirmos que a NSA continue fazendo o que faz sem qualquer controle, outras comunidades internacionais irão ver isso como uma luz verde para fazer o mesmo”, disse.

Ele destacou a importância da criptografia na comunicação. “A criptografia funciona. É a nossa defesa contra as artes obscuras do mundo digital”, afirmou Snowden. Os debatedores comentaram que empresas como o Google não têm interesse em aplicar a tecnologia nas comunicações das pessoas uma vez que seus lucros saem do uso das informações pessoas de seus usuários.

O canal de áudio e vídeo com a imagem de Snowden passou por diversos servidores, de modo a ocultar sua localização, antes de chegar à tela do festival SXSW.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias

Receita Federal usa certificado digital para simplificar a declaração do IR

Dados dos clientes são armazenados em servidores digitais protegidos
Quem tiver o certificado terá todos os dados preenchidos automaticamente


O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda neste ano já está aberto. Desta vez, os brasileiros começam a conhecer uma opção mais ágil para acertar as contas com o leão. RG, CPF, comprovante de residência, escolha de senhas, registro de biometria, pagamento de taxa. Tudo para autenticar o chamado certificado digital. “Vale a pena a organização porque, se for olhar, é dinheiro”, diz o cineasta Marcos Melo.

O certificado digital é como uma assinatura reconhecida em cartório, só que na internet . Isso prova de que você é você mesmo. Quem regulamenta é o Instituto de Tecnologia da Informação, ligado ao ministério da Casa Civil. Além disso, poucas empresas estão autorizadas a emitir esse carimbo online.

Segurança é uma das exigências que o Instituto de Tecnologia da Informação faz às autoridades certificadoras. Os dados dos clientes são armazenados em servidores que ficam numa sala cofre a cinco portas, sendo três delas de aço. Nesses sistemas, só passam técnicos autorizados e identificados por biometria.

Neste ano, a Receita Federal decidiu usar a ferramenta para as declarações de Imposto de Renda. Para quem já tiver o certificado, a Receita vai preencher automaticamente alguns dados da declaração, aqueles já informados pelas empresas empregadoras.

A novidade traz agilidade e segurança na declaração, segundo as empresas certificadoras. “Você já sabe o que está na base da Receita e evita aquela situação em que, às vezes, pode ter um erro de digitação ou até mesmo receber um comprovante com informação equivocada. Aí você acaba fornecendo uma informação diferente do que a Receita recebeu”, explica Mariana Pinheiro presidente de identidade digital da Serasa.

“A ideia é que essa declaração, que está começando agora, se torne a principal declaração, com o contribuinte recebendo todas as informações e apenas conferindo esses dados e reenviando à Receita Federal”, diz Joaquim Adir, supervisor do Imposto de Renda/Receita Federal.

Assista o vídeo neste Link.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/03/ 

Renata RibeiroSão Paulo, SP