regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

terça-feira, 11 de março de 2014

Criptografia é a melhor defesa contra as trevas, diz Snowden

Numa participação à distância no festival South by Southwest, Edward Snowden falou sobre o uso da tecnologia para proteger a privacidade
"Vigiar as comunicações de todos os cidadãos 
é falha de inteligência." 
Edward Snowden: 

São Paulo – Numa participação à distância no festival South By Southwest (SXSW), que acontece nesta semana em Austin, no Texas, Edward Snowden pregou o uso de criptografia nas comunicações para proteger a privacidade. 

Snowden, ex-prestador de serviços para a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA, participou do SXSW à distância, por meio do serviço Google Hangouts. Snowden vive exilado na Rússia por ter passado a jornalistas arquivos secretos sobre espionagem da NSA.

Além de Snowden, a palestra contou com Christopher Soghoian e Ben Wizner, membros da União Americana pelas Liberdades Civis. O grande assunto, como não poderia deixar de ser, foi a vigilância do governo sobre cidadãos e privacidade.

Snowden afirmou que a vigilância é, na realidade, uma grande falha de inteligência. “Nós estamos monitorando todas as comunicações ao invés de comunicações de suspeitos e isso fez com que perdêssemos pistas que poderiam ter nos ajudado”, disse.

Durante a conversa, o analista de segurança e ativista Christopher Soghoian ressaltou que Snowden ajudou a população em diversas maneiras. Graças às suas ações, houve uma retomada na discussão de privacidade e segurança. As consequências disso ajudam a população a se proteger tanto da espionagem do governo, quanto de um hacker que usa um notebook numa loja Starbucks (onde há acesso à internet gratuito).

Snowden ainda disse que é preciso parar o governo para que não haja uma proliferação de ações desse tipo ao redor do mundo. “Se nós permitirmos que a NSA continue fazendo o que faz sem qualquer controle, outras comunidades internacionais irão ver isso como uma luz verde para fazer o mesmo”, disse.

Ele destacou a importância da criptografia na comunicação. “A criptografia funciona. É a nossa defesa contra as artes obscuras do mundo digital”, afirmou Snowden. Os debatedores comentaram que empresas como o Google não têm interesse em aplicar a tecnologia nas comunicações das pessoas uma vez que seus lucros saem do uso das informações pessoas de seus usuários.

O canal de áudio e vídeo com a imagem de Snowden passou por diversos servidores, de modo a ocultar sua localização, antes de chegar à tela do festival SXSW.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.