regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

INSCRIÇÕES PARA O II SEMINÁRIO NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL SERÃO ABERTAS EM BREVE


São Paulo dia 10 de abril

O II Seminário Nacional de Certificação Digital, evento que apresentará os usos e benefícios da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil no estado de São Paulo, será realizado no dia 10 de abril, na capital paulista, paralelamente a 19ª Cards Payment & Identificantion, maior feira de tecnologia para o setor de cartões, meios eletrônicos de pagamento, identificação e certificação digital da América Latina.

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição prévia que deverá ser feita no sítio do ITI – http://www.iti.gov.br – a partir do dia 10 de março. Realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid, o II Seminário contará com a participação de diversos palestrantes dos mais variados setores que irão detalhar os sistemas e aplicações que fazem uso do certificado ICP-Brasil e os benefícios alcançados com o uso da tecnologia.

O diretor-presidente do ITI, Renato Martini, destaca o sucesso do I Seminário, realizado em 2013, e fala das expectativas para o que será realizado neste ano. “O Seminário Nacional de Certificação Digital obteve uma grande aceitação em seu ano de estreia. Em 2014, esperamos tornar ainda mais claro o funcionamento e os benefícios da ICP-Brasil. O público esperado é muito qualificado, e poderá, através do que for apresentado, ter boas ideias para novas aplicações com uso da certificação”, destacou Martini.

Serviço
II Seminário Nacional de Certificação Digital
Data: 10 de abril de 2014
Local: Transamerica Expo Center - Avenida Doutor Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro - São Paulo/SP
Contato: Assessoria de Comunicação - ASCOM/ITI
Telefone: 55 (61) 3424-3892

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Você tem e-CPF? Então não precisa esperar por declarações de rendimentos das fontes pagadoras para fazer seu IR

Mais de 18 milhões de contribuintes podem ter menos trabalho ao preencher a Declaração de Imposto de Renda deste ano. 

A Receita Federal confirmou que todos os contribuintes que optarem pelo modelo simplificado e utilizarem certificado digital na entrega da declaração deste ano receberão o documento pré-preenchido, apenas para a realização de ajustes.

Com o e-CPF o cidadão consegue agilizar desde o preenchimento até o acompanhamento do processamento da declaração.

Segundo dados da Receita, atualmente cerca de um milhão de pessoas já adotam o modelo simplificado e utilizam o e-CPF na entrega da declaração.

Esse público, portanto, poderá se beneficiar automaticamente das novas vantagens.

Já adotado em outros países, o modelo de declaração pré-preenchida facilita o processo para o contribuinte, ao evitar que ele precise aguardar por declarações de rendimentos das empresas para as quais trabalha para preencher o documento – os dados são fornecidos pela própria Receita, a partir das informações a ela enviadas pelas fontes pagadoras. Assim, o contribuinte precisa apenas realizar eventuais ajustes ou a adição de informações na declaração. O modelo também evita possíveis erros de digitação ou preenchimento, reduzindo as chances de que a declaração seja retida por contradições ou inconsistências nos dados.

Outra grande vantagem do uso do e-CPF é que ele permite monitorar todo o processo da declaração pela página do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e corrigir eventuais inconsistências imediatamente. Também é possível utiliza-lo para visualizar informações sobre declarações anteriores, verificando possíveis pendências, parcelando débitos ou retificando pagamentos.

Tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente digital, o Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que identifica o usuário, de modo semelhante ao reconhecimento de firma, possuindo validade jurídica. Além disso, a tecnologia assegura o sigilo e a autenticidade das informações, garantindo confiabilidade, privacidade e a integridade dos dados.

Certificação Digital

A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. De modo semelhante ao reconhecimento de firma, mas no meio digital, o Certificado Digital possui validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.

Artigo baseado no Release da Serasa Experian

Dica: A Serasa Experian oferece desconto para aquisição do e-CPF até 31 de março. 
Para mais informações, acesse: http://serasa.certificadodigital.com.br