regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Serviço gratuito de identificação por meio do Certificado. Leia!!

Certisign Login, um serviço gratuito de identificação por meio do Certificado Digital que pode ser instalado em portais de e-commerce.

CEO da Insania Publicidade e autora do Blog Certificação DigitalPrincipal contribuidor

A Certisign lançou o Certisign Login, um serviço gratuito de identificação por meio do Certificado Digital que pode ser instalado em portais de e-commerce. "Esta é mais uma opção de sistema de login para as lojas virtuais, com a vantagem de ser...

  • Gilberto Serodio Silva
    Gilberto
    eGovernando Informações & Conhecimentos
    Muito bom sendo o objetivo da CertiSign promover e alavancar o uso da Certificação Digital, mas de graça não tem graça, via de regra não se dá valor principalmente quando é segurança pró ativa e subjetiva.
  • Gilberto Serodio Silva
    Gilberto
    eGovernando Informações & Conhecimentos
    Os sites de eCommerce não vão deixar de vender para quem não têm certificação digital.
  • Regina Tupinambá
    CEO da Insania Publicidade e autora do Blog Certificação Digital
    Principal contribuidor
    Mauricio Balassiano e equipe, parabéns pela solução. Um passo muito importante para que o varejo online entenda como certificados digitais podem ajuda-los na gestão do negócio e redução de custos operacionais.
  • Regina Tupinambá
    CEO da Insania Publicidade e autora do Blog Certificação Digital
    Principal contribuidor
    Gilberto, eu só vou comprar em lojas que não me façam decorar senhas e qual dos emails eu usei naquele cadastro. Bom para o cliente e excelente para a gestão de banco de dados. ufa!!! Até que enfim vejo a possibilidade de autenticação inteligente e segura em massa. Nós brasileiros podemos viabilizar isso por que temos um padrão único de formato do certificado digital ICP BRASIL.
     William Silva
    • Eder Alvares. P. Souza
      Eder Alvares. P.
      Senior security consultant and co-founder at e-Safer Consultoria em Tecnologia da Informação
      Eu estou com o Gilberto, como o Submarino ou a Fastshop fará? Irá entregar um certificado digital para cada cliente? Imagina no Mercadolivre por exemplo? E tem a outra ponta que é o cliente que hoje nem está mais usando o PC para comprar e sim o dispositivo móvel.

      Também acho que nesse mercado o certificado digital representa um obstáculo, mas posso estar enganado. Vamos aguardar e ver qual será a primeira grande loja a adotar esse modelo.

      Acho que a certificação digital é uma tecnologia muito importante para a segurança dos usuários, mas como consultor em SI sempre recomendo avaliar o custo x benefício da sua utilização e nesse cenário, devido ao impacto na utilização eu realmente recomendaria algo do tipo OTP ou tecnologias para, de forma transparente, reconhecer o cliente, como ferramentas de identificação de máquina ou análise comportamental.

      Mas, vamos aguardar e ver se realmente o Certificado digital se mostra aplicável no varejo e em grande escala.


      Abs.,

      Eder Souza
       Gilberto Serodio Silva gostou disto.
    • Regina Tupinambá
      CEO da Insania Publicidade e autora do Blog Certificação Digital
      Principal contribuidor
      Eder, as empresas não terão que comprar nada. O que o Maurício desenvolveu é mais uma forma que o cliente terá para de se cadastrar num site e fazer login. Como faz quando usua suas credenciais do facebook, Linkedin etc..

      Também, ninguém vai comprar um cerificado para fazer login. USA QUEM TEM!

      Eu compro tudo pela internet. Sou a alegria dos meus porteiros na recepção de pacotes! Mas tem alguns sites que não consigo mais comprar. Esqueci o e-mail que cadastrei, ou me cadastrei com o da Certisign que usei durante 16 anos e agora não tenho mais acesso e não posso fazer novo cadastro porque meu CPF já esta registrado. Exemplos? Supermercado Zona Sul, SARAIVA, Compra fácil e outros.... Isso acontece direto. Com certificado digital não precisarei mais decorar senhas, e-mails etc... estarei LIVRE!!!! Veja, quantos advogados por exemplo, de posse de seus certificados, poderão comprar livros na Saraiva, Cultura etc...? Quantos executivos poderão comprar passagens aéreas,  fazer reserva em hotéis, restaurantes etc usando o que já tem em mãos?É dar usabilidade aos certificados digitais ICP Brasil. Ontem, por acaso, fui assinar um documento eletrônico e verifiquei que meu eCPF venceu. Aceito cortesia de uma das ACs! :)