regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Google apps: criptografia em grande escala.


Nesta quinta-feira dia 15 de maio, o Google anunciou uma nova parceria que trará a criptografia em grande escala para os aplicativos do Google.

Finalmente teremos possibilidade de criptografar mensagens em ferramentas de e-mail disponíveis para a população em geral. A solução ainda não chegou ao GMAIL, mas está a um passo disso. Com alguma sorte, poderíamos eventualmente ver esta opção trickle-down para usuários tradicionais do Gmail.

Com a parceria com a empresa de proteção de dados Zix, o Google lançou um novo produto corporativo para contas do Google Apps apelidado Google Apps Mensagem Encryption, (GAME).

Embora o Google já suporte mensagens seguras e criptografadas dentro de seus servidores, os e-mails enviados a outros sistemas são não criptografadas.

Organizações ou usuários podem usar várias outras soluções para adicionar PGP (criptografia de chave pública) para proteger suas mensagens, mas essas soluções são kludgy (em tradução livre, gambiarra) e não são recomendáveis para organizações com muitos usuários.

Existem soluções já disponíveis no mercado, há pelo menos 18 anos, adotadas por empresas, inclusive brasileiras, para proteger o fluxo de informações internas com o uso de certificados digitais que, assinam e criptografam as mensagens. Essas soluções disponíveis, exigem pouquíssimo investimento se for considerado o custo-benefício para as organizações e acho é incrível como são poucas organizações que utilizam esses recursos.

Com o GAME - Google Apps Mensagem Encryption, o Google e a Zix esperam atingir mais empresas. A solução estará disponível por US $ 35 ao ano por usuário e fornece um painel do Google Apps para os administradores configurarem as definições de encriptação.

Já, as soluções disponíveis com o uso de certificados digitais mantêm um robusto console de administração de certificados digitais por usuário e o custo é infinitamente menor que a solução do GAME - Google Apps Mensagem Encryption, principalmente se aplicada à escala superior a 5.000 usuários.

Recentemente Snowden declarou: 

Criptografia funciona. É uma defesa contra as artes das trevas para o mundo digital.”


A criptografia de e-mail é útil, principalmente contra olhos curiosos como os da NSA que interceptam mensagens. Engano pensar que só a NSA consegue interceptar e-mail sem criptografia. Isso é muito mais simples do que as pessoas imaginam e não requer conhecimentos avançados ou uso de tecnologia cara.

Para empresas de todos os segmentos e principalmente para setores regulados, comunicações criptografadas resguardam estratégia de negócios.

Muitos dos clientes da ZIX são hospitais, bancos e organizações governamentais e seu produto para a conformidade com as regulamentações federais, como HIPAA, Sarbanes-Oxley e PCI-DSSS.

Esta não é a primeira vez que o Google oferece um produto de criptografia de mensagens para seus clientes corporativos. GAME é um sucessor de outro produto da Zix, Google Message Encryption (GME). O GME era parte do conjunto de ferramentas para segurança web. Ao contrário do GAME, no entanto, o GME nunca foi diretamente integrado com o Google Apps. Em vez disso, os administradores do Google Apps tinham que acessar o painel de instrumentos fora da aplicação para configurar políticas e regras.

Desde 2012, o Google tem trabalhado no processo de serviços de encriptação em sua plataforma Google Apps. 

O GAME, Google Apps Mensagem Encryption é o resultado dessa busca que funcionará agora nativamente com o Google Apps.

Regina Tupinambá




quarta-feira, 14 de maio de 2014

Jô Soares entrevista o jornalista e advogado Glenn Greenwald

Jô Soares entrevista o jornalista e advogado Glenn Greenwald 

http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/t/videos/v/jo-soares-entrevista-o-jornalista-e-advogado-glenn-greenwald/3341941