regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 30 de março de 2012

e-Commerce mais acessível.

O primeiro encontro de 2012 do Ciclo MPE.Net, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), realizado ontem em São Paulo, trouxe novidades para os micro e pequenos e-empreendedores que já têm ou planejam abrir negócios pela internet.


Com abertura do diretor e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Yoshiaki Nakano, o evento teve anúncio de duas parcerias com a Câmara. Uma para a formação de um Centro de Estudos em Economia Digital, e outra com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para difundir o Cartão BNDES no setor, considerado "estratégico" para o banco.


A linha de financiamento, que já tem R$ 25 bilhões em crédito pré-aprovado, segundo o gerente do departamento de operações de internet do BNDES, Victor Hugo J.Ribeiro, será voltada para investimentos em softwares, certificação e licenças para os micro e pequenos empreendedores (MPEs) operarem no mundo virtual.

Em 2011, foram financiadas mais de 500 mil operações pelo cartão BNDES, sendo que parte significativa foi destinada aos MPEs virtuais. "O objetivo é (o banco de fomento) financiar o que for necessário para iniciar ou modernizar o negócio nesse segmento, que é prioridade."

Já a Certisign, fornecedora de certificação digital líder de mercado, anunciou também, em primeira mão, no encontro, o lançamento da campanha "Mamadeira", que oferece 60% de desconto na primeira certificação para novos microempreendedores virtuais, a partir de 10 de abril. "A ideia é aculturar no e-commerce os 3 milhões de sites novos que estão entrando no segmento", disse a diretora comercial Regina Salles Tupinambá.

Certisign dá desconto de 60% em selo de certificação para e-commerce

 

Outras empresas especializadas orientaram os atuais e futuros microempreendedores virtuais que se reuniram no Ciclo MPE.Net. Entre elas, os Correios, exemplo de inovação e adaptação ao oferecer soluções logísticas eficientes voltadas para o e-commerce. "Só em 2011, foram 17 milhões de encomendas entregues (para comércio eletrônico)", disse o responsável pelo departamento comercial de encomenda dos correios Ricardo Fogos.

Já o Sebrae, representado por Gerson Rolim, da camara-e.net, orientou os participantes sobre o uso de sua ferramenta "Click Marketing", para elaborar planos de web marketing. Outros parceiros, como a Microsoft, UOL Host, Pag Seguro, OLX e MercadoLivre também deram dicas sobre inovação, meios de pagamento, redes sociais e marketing.

De acordo com a camara-e.net, desde 2004, mais de 25 mil microempreendedores passaram pelos Ciclos MPE. Net realizados em todo o Brasil. Em 2011, dos 230 entrevistados em pesquisa espontânea realizada pela Câmara, 25% dos participantes informaram interesse em abrir empreendimentos virtuais – que representou 57 novos e-negócios.

"Nossa perspectiva, com parcerias como a do BNDES, por exemplo, é fazer a ponte para incrementar novos negócios online. O comércio eletrônico hoje (que deve crescer 25% este ano ante 2011) – é o esteio para construção da competitividade – principalmente para os empresários novos", destacou o presidente da Câmara Ludovino Lopes.

Fonte: Jornal do Comércio

10º CertForum - São Paulo no próximo dia 11 de abril


Dia 11 de abril, o dia todo, no Shopping Frei Caneca.


ITI - 28-Mar-2012: Brasília - DF -

No próximo dia 11 de abril acontecerá o 10º CertForum - etapa São Paulo, maior fórum de certificação digital no Brasil e que em 2012 debaterá a biometria e o certificado de atributo, ambas proposições realizadas recentemente pelo corpo técnico da Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e que tem sido progressivamente discutidas pelo Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

O 10° CertForum será realizado durante a 17ª Cards and Payment identification 2012, tradicional feira sobre o setor de cartões, meios eletrônicos de pagamento, certificação e identificação digital. As inscrições para o 10º CertForum são gratuitas.
Tais debates acerca da certificação digital ICP-Brasil, admitida por diversos setores dos governos federal, estadual e municipal, além da sociedade civil, como mecanismo tecnológico de segurança, estão contidos na missão do ITI de gerir e promover a adoção do uso do certificado digital, contemplando um público cada vez mais diversificado e exigente por novas e modernas aplicações.

Por tudo isso, no 10º CertForum - etapa São Paulo a participação da Receita Federal do Brasil (RFB) promoverá um debate abrangente e extremamente democrático, permitindo que empresariado e cidadãos entendam como o uso das tecnologias da informação comunicação (TICS) melhoram rotinas, disponibilizam dados com precisão e permitem que a sociedade tenha uma melhor análise sobre suas atividades financeiras.

Nesta ocasião, a modernização de serviços realizada pela RFB será regionalizada com participação da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ/SP), que destacará a virtualização de processos com o uso da certificação digital da ICP-Brasil.

Haverá também a exposição de temas nacionalmente conhecidos como a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o envio de declarações de Imposto de Renda (IR), além de projetos desenvolvidos pelo Estado como o e-Cred Rural, a Escrituração Fiscal Digital (EFD), o Conhecimento de Transporte Eletrônico de Cargas (CT-e), o Sistema de Consulta do Valor Adicionado (e-Dipam) e a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC).


Parceria

Em sua 10ª edição, o CertForum contará com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo(CNC). A parceria ocorreu também em 2011 e ajudou a divulgar e a promover as atividades ocorridas no Fórum e a promover o Empreendedorismo Digital, projeto da CNC para difundir o uso das novas tecnologias da informação e comunicação além de destacar os benefícios para um empreendimento que faz da certificação digital ICP-Brasil sua ferramenta exclusiva de envio e recebimento de dados.

De acordo com a assessora de Programas Externos do Departamento de Planejamento da CNC, Renata Balthazar, foi possível atingir as metas de demonstrar às empresas do setor terciário o atual cenário competitivo e sensibilizar os empresários quanto às transformações sociais e tecnológicas, bem como do fortalecimento da presença fiscal eletrônica no dia-a-dia das organizações.

"Acredito que o Empreendedorismo Digital 2011 propiciou uma melhor percepção da importância do conhecimento técnico, de habilidades comportamentais, de consciência ética e visão empreendedora. Foi bastante exitoso apresentar o fisco digital como um processo de adequação empresarial onde há possibilidades de ganhos de competitividade, redução de custos e melhoria de processos. Pudemos orientar os empresários sobre a Certificação Digital e quais benefícios podem ser percebidos a partir de seu uso, o que foi bem aceito pelos empresários de todo o país", destaca.

Ao todo, foram realizadas 17 etapas do projeto nos seguintes estados: Acre, Amapá, Macapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantis com a participação de mais de 2.400 pessoas.
--------------------------------------------------------------------------------
ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação
SCN Quadra 02 Bloco E CEP: 70712-905 - Brasília/DF Brasil
Telefone: 0XX (61) 3424-3850 Fax: 0XX (61) 3424-3910



quinta-feira, 29 de março de 2012

Atestado Médico Digital - Vídeo


Assista o vídeo sobre o Atestado Médico Digital

Vídeo destaca importância da certificação digital para uso do PJe



A TV Justiça começou a veicular, durante os intervalos de sua programação, vídeo explicativo sobre a importância da certificação digital para uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe). O material foi produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).


O objetivo do vídeo é mostrar que a certificação digital traz segurança para os usuários (magistrados, advogados, procuradores e servidores) e garante a integridade do próprio sistema. Para obtê-la, basta procurar uma autoridade certificadora.


O vídeo pode ser baixado pelos Tribunais Regionais do Trabalho para divulgação. Para assistir, clique aqui (flash) ou aqui (wmv).



(Patrícia Resende/CSJT)
27/03/2012





domingo, 25 de março de 2012

USP vai adotar diploma virtual para evitar fraudes

A Universidade de São Paulo (USP) vai adotar um modelo inédito de diplomas com certificação digital, mais rápido e seguro do que o de papel.

A previsão da universidade é que o diploma virtual passe a ser entregue aos alunos a partir do início de 2013.

O novo modelo de diploma foi aprovado em reunião do Conselho Estadual de Educação na quarta-feira.

Os estudantes receberão uma assinatura digital após a formatura e poderão acessar o documento pelo site da universidade.

Fonte: 22/03/2012 - Portal Terra