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O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Certisign mira atuação junto a novos empreendedores digitais


Com 80% do mercado de comércio eletrônico, empresa lança campanha promocional de venda para disseminar uso de certificados de servidor em novos portais de e-commerce

  



Líder de mercado no segmento de comércio eletrônico, onde já detém 80% das empresas do setor em sua carteira de clientes – tais como Magazine Luiza, Submarino, Americanas, Mercado Livre, OQVestir, NetShoes, entre outros, a Certisign volta sua atenção para novos empreendedores do e-commerce, ramo que continua em forte expansão no país.

De olho no crescimento de portais de vendas lançados nos últimos anos, a Certisign lança uma campanha promocional que permitirá o acesso ao seu selo SSL Site Seguro Certisign, para quem inicia suas atividades nesse meio. Como parte da população ainda evita comprar em sites de e-commerce pelo receio de que alguém possa acessar e usufruir dos dados bancários passados via internet, o certificado traz a autenticidade ao domínio e, portanto, maior grau de segurança e confiabilidade para que o consumidor possa fazer sua transação.

Regina
“É muito importante para quem entra nesse mercado estar adequado e seguir as boas práticas de segurança, o que é possível mediante o aval de uma autoridade certificadora que conta com expertise e forte atuação no segmento de e-commerce. Mais do que a autenticidade, o selo dá credibilidade aos sites iniciantes e os coloca no mesmo patamar de confiabilidade que os grandes do setor”, explica Regina Tupinambá, diretora comercial da Certisign.

Cabe ao SSL (Secure Sockets Layer) sinalizar a identidade do site. Ele faz a identificação, além de criar um canal de criptografia entre o usuário e os servidores que hospedam o portal. Ao clicar no selo o consumidor pode ver, em tempo real, o documento de validação do site emitido pela Certisign. Vale ressaltar que este documento é emitido, com exclusividade, para cada portal de venda.

O constante crescimento desse setor faz com que os proprietários desses novos sites de e-commerce passem a investir mais em soluções que tenham como objetivo proporcionar maior proteção de dados aos seus usuários no momento da realização das transações.  “Porém, quando acessamos alguns deles, ainda encontramos uma coleção de selos aplicados que ’supostamente’ mantém o site seguro. Na verdade eles são apenas imagens ou logo de empresas que prestam outros serviços aos sites, sem identificar e proteger suas comunicações”, completa a executiva.

Campanha – Com o objetivo de aumentar ainda mais a sua participação de mercado com esse público-alvo, a Certisign desenvolveu uma campanha que vai do dia 25 de abril até 3 de junho e que garante 60% de desconto na compra do certificado para todos os clientes de sites com menos de 18 meses de vida comprovados no Registro.Br.

Durante o período, o preço para aquisição do certificado cai de R$ 1.890,00 para R$ 756,00, podendo ser parcelado em até 6 vezes de R$ 126,00. Os clientes já podem se cadastrar no site da campanha.

Além da campanha promocional, a Certisign apoiará dois eventos direcionados ao comércio eletrônico em 2012: o E-commerce Brasil e Ciclo PME da Camara-e.net. “A princípio idealizamos essa promoção para os públicos desses dois eventos. Depois resolvemos estender essa oportunidade a todos que iniciam suas atividades na Web”, completa Regina.

Fonte: Certisign Explica

Você está preparado para a obrigatoriedade de CT-e?


A obrigatoriedade estabelecida pelo governo para a emissão do documento eletrônico é até 1º de Setembro/2012.

 

Conheça um pouco mais sobre o projeto:

O conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) é um dos subprojetos governamentais do SPED, possibilitando o envio dos conhecimentos de transporte eletronicamente à SEFAZ, substituindo desta forma o documento em papel por um documento eletrônico, devidamente certificado e seguro.


O projeto também visa atender a legislação no quesito de disponibilização dos documentos, validação e armazenamento, pelo prazo legal, dos documentos eletrônicos emitidos e recebidos.

O CT-e poderá ser utilizado para substituir os seguintes documentos fiscais:
  • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;
  • Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9;
  • Conhecimento Aéreo, modelo 10;
  • Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27;
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas.
Fique atento! O CT-e não será uma mudança que afetará apenas as transportadoras. Empresas que contratam os serviços das transportadoras e forem emissores de algum Documento Fiscal Eletrônico (NF-e ou CT-e) deverão também armazenar (pelo prazo legal definido pela SEFAZ) e escriturar os arquivos digitais dos conhecimentos de transporte eletrônico emitidos pelos seus transportadores, além de ter o dever de verificar a autenticidade do arquivo digital.

Confira aqui se você está na lista de obrigatoriedade.

Para saber ainda mais sobre o CT-e, conhecer o modelo operacional, detalhes técnicos e a legislação, acesse o Portal Nacional do CT-e.

*Programe-se! Dia 29/05 teremos mais um evento online sobre CT-e, inscreva-se no nosso site.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Gestão Banco do Brasil amplia uso da certificação digital

O Banco do Brasil expande o uso da certificação digital no dia-a-dia do consumidor.

A partir de agora, por exemplo, a instituição facilitará as transações no Internet banking para quem usar o certificado digital. 

Também aperfeiçoa o uso da tecnologia para os serviços internos. 

Francimara Viotti
 “No BB já utilizamos certificados digitais da cadeia ICP-Brasil para que clientes tenham acesso a diversos sistemas, dentre eles, auto-atendimento de pessoas física e jurídica, setor público e assinatura de contratos de câmbio. Os clientes que utilizam esta credencial possuem limites transacionais maiores, por conta da segurança existente nos certificados digitais”, destaca a gerente executiva de Segurança da Informação do Banco do Brasil, Francimara Viotti.

Dessa forma, o cliente que possui o certificado do tipo A3, pode realizar essas operações ao acessar a própria conta-corrente pela internet com a senha do certificado, ou seja, não há necessidade do uso das senhas do auto-atendimento e da conta-corrente. Para isso é necessário que o cliente cadastre seu certificado. 

“Para facilitar a compreensão dos clientes foi criada uma página com esclarecimentos sobre o assunto e instruções de como proceder a instalação do certificado da ICP-Brasil. Já para os funcionários, estamos com o projeto piloto de autenticação na rede corporativa, utilizando o certificado A3, além de já estar em desenvolvimento o projeto de assinatura de transações corporativas com utilização desse mesmo certificado”, finaliza Francimara Viotti. 

Fonte: Convergencia Digital

 ITI: Brasil tem 5,25 milhões de certificados digitais ativos :: 19/03/2012 10:43 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prefeitura terá sistema de legislação eletrônico

A intenção é que o sistema seja implantado no 2° semestre

Todo o sistema municipal de legislação, assim como o Diário Oficial de Curitiba, será exclusivamente eletrônico a partir do segundo semestre deste ano. 
 
O Projeto de Lei, encaminhado pelo prefeito Luciano Ducci e que está tramitando na Câmara dos Vereadores, prevê a economia mensal de 14 mil folhas ou 40 quilos de papel.

Desde março de 2011, o Diário Oficial de Curitiba não tem mais versão impressa e é disponibilizado através do site da Prefeitura de Curitiba. Mesmo assim, a publicação do mesmo pela Imprensa Oficial do Estado, gera um custo anual de R$ 1,3 milhão aos cofres municipais.

Além da economia direta deste valor, o município terá todo o trâmite interno de legislação de forma exclusivamente digital. Por ano, isso significa a publicação de aproximadamente 20 mil documentos.

Eles passarão a contar com certificação eletrônica e assinatura digital, o que economizará, além de papel e tinta, tempo de deslocamento e transporte, proporcionando mais rapidez e segurança ao sistema.

“Toda economia de matéria-prima é bem vinda, mas, muito mais do que o ganho direto ambiental, a iniciativa tem um grande peso na educação ambiental”, afirma a assessora técnica de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leny Mary Góes Toniolo.

Para ela, um exemplo como este, vindo do poder público, tem importante papel cultural e educativo. “A Prefeitura dá um bom exemplo, influenciando outros setores da sociedade”, diz. Leny explica que estamos vivendo um período de transição e que a transição para a era digital deve ser consciente. “Podemos ajudar a poupar a natureza, que é nossa fonte de vida”, comenta. Ela lembra que uma árvore deixa de ser cortada a cada 60 quilos de papel que deixamos de gastar.

O projeto –Teve início em 2007 a elaboração do programa Legisladoc, por técnicos da Prefeitura de Curitiba. Ele prevê a substituição das versões impressas das publicações oficiais, com o objetivo de trazer uma difusão mais ampla das informações, com agilidade e facilidade de acesso, o que torna a administração pública ainda mais transparente.

A publicação dos atos por meios eletrônicos será feita mediante rigoroso atendimento aos requisitos de autenticidade, validade jurídica e integridade, asseguradas por certificação digital da autoridade certificadora da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP Brasil.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Processo eletrônico número um milhão é da Justiça Federal de Porto Alegre

domingo, 22 de abril de 2012

O CPF Digital

Tecnodicas: CPF digital identifica pessoas na internet Assista o vídeo neste link. http://globotv.globo.com/tv-gazeta-es/bom-dia-es/v/tecnodicas-cpf-digital-identifica-pessoas-na-internet/1908839