regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Amazon lança seu próprio smartphone dia 18 de junho

O smartphone da Amazon será lançado em 18 de junho e
a Apple expande uso de identificação via impressões digitais
Vamos ver o que mais nos atrai

A Amazon planeja lançar um smartphone no final deste mês, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto, mergulhando mais profundamente a maior varejista online do mundo no competitivo mercado dos dispositivos de telefonia móvel. 

A empresa tuitou ontem que iria fazer o anúncio do lançamento do produto em um evento em Seattle em 18 de junho organizada pelo CEO Jeff Bezos. 

O post incluía uma foto de um dispositivo fino preto com o nome Amazon estampado em prata. Um smartphone da Amazon deverá escalar sua rivalidade com a Apple, o que fabrica o iPhone. As empresas estão cada vez maisdisputando cabeça a cabeça em dispositivos como tablets e em serviços Web, incluindo entretenimento online, porque se esforçam para ser gateways digitais para os consumidores. Mobile é fundamental para esse esforço à medida que mais pessoas carregam aparelhos e fazem computação em movimento. Fonte: BloombergBusinessweek

Pesquisa: millennials não admitem fidelidade a marcas sem um programa

Dove, Adidas e JetBlue obtiveram notas altas em satisfação dos seus programas de fidelidade, de acordo com um novo relatório da Bond Brand Loyalty, novo nome da Maritz Loyalty Marketing. 

Em seu quarto estudo anual com mais de 6.000 consumidores, a agência descobriu que 69% dos participantes de programas de fidelidade estão satisfeitos com eles. “Não há muitas marcas sem algum tipo de programa de fidelidade”, disse Scott Robinson, estrategista de fidelidade do consumidor na Bond. 

Na verdade, parece que os consumidores mais jovens de hoje esperam que as marcas ofereçam programas de incentivo. Quase 30% de todos os entrevistados disseram que fidelidade à marca requer um programa desse tipo. Um CMO pode reagir negativamente à notícia de que apenas um terço dos clientes sejam fiéis à marca”, sugeriu Robinson. “Já o profissional de marketing de fidelidade vai dizer ‘Eu quero receber um aumento este ano.” O número vai a 37% quando se trata dos Millennials, jovens de 20 a 34 anos, pesquisados ​​para o estudo. Esse grupo afirmou não ser fiel a uma marca que não tem um programa de fidelidade forte e também que alteraria seu comportamento de compra com base em ofertas de fidelidade. De acordo com o estudo, 68% mudam de loja para receber recompensas de fidelidade e 60% troca de marca. Fonte: Advertising Age

A Apple expande uso de identificação via impressões digitais

A Apple atualizou o iOS para incluir um novo recurso de scanner de impressão digital por toque do iPhone. O objetivo é tornar mais fácil para os usuários o logon em aplicativos de terceiros, sem a introdução de nomes de usuário ou senhas. Com o iOS8, a empresa permite aos proprietários do iPhone fazer logon usando um scanner de impressão digital e acelerar a adoção de pagamentos móveis e serviços bancários. Segundo Derek Webster, CEO da CardFlight, “o uso de um mobile wallet atualmente é muito mais oneroso do que puxar um pedaço de plástico da carteira, razão pela qual a adoção tem realmente sido lenta até o momento. A esperança é que, ao envolver identificação por impressão digital, será possível reduzir bastante os passos e fazer com que pagar com uma carteira móvel seja melhor do que o modelo atual de passar o cartão.

 Fonte: Re/code

Como evitar a clonagem do seu cartão

Copa do Mundo 2014: como evitar a clonagem do seu cartão

Publicado: 
 Wed, 05/28/2014

Você está planejando viajar para assistir os jogos da Copa do Mundo? Tenha boa viagem! Espero que você desfrute a sua estadia. Como você está planejando pagar suas contas? Dinheiro ou cartão? Você se preocupa com a clonagem do seu cartão de crédito? Se não está preocupado, deveria estar.
O Brasil possui grupos de organizados de criminosos especializados na clonagem de cartão de crédito, e eles são muito criativos, infelizmente adoram atacar pessoas que não sabem dos riscos, essas são as vítimas mais fáceis, especialmente quando estão pagando contas num restaurante ou sacando dinheiro num caixa eletrônico.
Na segunda parte da nossa série de blogs sobre a Copa do Mundo vamos detalhar como funcionam os ataques em caixas eletrônicos e PDVs (pontos de vendas), onde tudoo que os criminosos querem é clonar seu cartão usando ‘chupa-cabras’, ‘frentes falsas’ e claro, malware, muito malware.
Cartão de crédito, o jeito brasileiro
Esqueçam os cheques, pagamentos com cartões são atualmente os mais populares no país. Seja em restaurantes, supermercados, postos de gasolinas, até taxistas aceitam cartão. De acordo com o Banco Central os cartões de débito e crédito correspondem por 70% dos pagamentos feitos no país, quando não se usa dinheiro:

Cartões com chip e senha são os mais comuns. Apesar de vermos notícias recentes de falhas existentes no protocolo desses cartões, eles ainda são bem mais seguros quando comparados com os de tarjeta magnética. Se você ainda tem um desses, fale com seu banco e peça um com chip o mais rápido  possivel.
Mas isso não é assim em outros lugares do mundo: americanos ainda usam cartões sem chip. Mas há também outro problema: europeus e americanos possuem o péssimo hábito de entregar o cartão para o atendente ou garçom na hora de pagar a conta, que costumam  levá-lo para dentro, longe da vista do cliente. Isso é bastante comum nos países onde vivem, mas no Brasil sabemos que isso é uma oportunidade de ouro que certamente os golpistas irão usar para clonar um cartão. Esse fato torna os “gringos” vítimas fáceis desses golpes.


Fique esperto:  jamais deixe seu cartão longe da sua vista, se possível peça para que lhe tragam a ‘maquinha de cartão’ para sua mesa ou o local onde está, e faça o pagamento ali na hora. Essa é a maneira mais fácil de não ter seu cartão clonado durante uma compra. Se a empresa não tiver a máquina, vá até o caixa e acompanhe o pagamento de perto, sem tirar os olhos do seu cartão.

Malware para Pin Pad e PDVs
Cibercriminosos brasileiros estão exportando do Leste Europeu malware especializado na clonagem de cartões e usando-os por aqui. Sabemos de ataques assim ocorrem desde 2009, mas foi em 2010 que detalhamos um ataque bastante interessante de um malware desenvolvido totalmente no país; o chamamos de “Vírus chupa-cabra” visto que o objetivo do trojan é exatamente o mesmo dos dispositivos acoplados em caixas eletrônicos.      
Trojan-Spy.Win32.SPSniffer possuí diversas variantes que foram detectadas desde sua descoberta em 2010:

Este trojan afeta diretamente PIN Pads e PDVs (ponto de vendas), ambos são bastante comuns em estabelecimentos comerciais. Esses dispositivos são conectados a um computador através da porta serial ou USB para se comunicar com um software TEF (Transferência Eletrônica de Fundos). O trojan captura todos os dados que saem desses dispositivos, transmitidos por essas portas.

Os PIN Pads são equipados com recursos de segurança para garantir que as chaves de segurança sejam apagadas caso alguém tente abri-lo. Sua senha é cifrada no exato momento em que ela é digitada, geralmente usando o algoritmo 3DES. Mas o Track 1 (número do cartão, data de validade, código de serviço e CVV) e os dados públicos do CHIP não são cifrados no hardware de PIN Pads antigos e desatualizados, fazendo com que esses dados sejam transmitidos em modo ‘texto puro’ para o computador onde ele está conectado. Capturar esses dados é mais do que suficiente para clonar seu cartão.
As operadoras de cartão, cientes do problema promoveram uma atualização em massa do firmware desses equipamentos, porém como novas variantes desse trojan ainda aparecem isso é um sinal de que esses ataques ainda são efeitos em alguns lugares do país.
Não há muito que você possa fazer para evitar ser vítima desse ataque, por isso fique atento ao saldo do seu cartão de crédito, verifique as transações regularmente e informe sua bandeira imediatamente ao constatar algo irregular. Onde for possível prefira pagar usando máquinas de cartão sem fio, essas usam tecnologia 3G e são bem mais seguras.
Chupa-cabras, frentes falsas e malware ‘jackpot’
O Brasil está entre os países que mais possuem caixas eletrônicos no mundo, de acordo com o Banco Mundial. Existem quase 120 mil oportunidades para os golpistas instalarem “chupa-cabras”, e eles fazem isso o tempo todo, mesmo durante o dia, com agências lotadas de clientes, num clima bastante relaxado:
https://www.youtube.com/watch?v=-iCs3dEHCyQ
Usar sua mão para cobrir o teclado na hora de digitar a senha é uma maneira que evita boa parte dos chupa-cabras, visto que a maioria deles se baseiam em câmeras escondidas. Mas alguns criminosos vão além, levando o “chupa-cabras” para um nível nunca visto antes, instalando um caixa eletrônico inteiramente falso:

https://www.youtube.com/watch?v=z1CrmlK5zMM
Alguns ainda instalam “frentes falsas” onde a tarjeta magnética do cartão será clonada, a senha capturada e enviada para o criminoso através de um modem 3G:
https://www.youtube.com/watch?v=eASP7XeYieo
Ante essa situação diversos bancos implementaram caixas eletrônicos com autenticação biométrica. Se o seu banco oferece essa opção, é uma boa medida de segurança ativá-la na sua conta; apesar de sabermos que dispositivos biométricos podem ser burlados, isso é uma camada a mais de segurança para proteger seu uso do caixa eletrônico.

Para se proteger nesses vale ter um olho vivo, se você ver algo suspeito em um caixa eletrônico, notifique o banco e vá sacar dinheiro em outro lugar. 
A FEBRABAN também dá dicas muito úteis para se proteger nessas situações:
  • Nunca empreste seu cartão para ninguém nem permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver troca, sem que você perceba;
  • Não deixe seu cartão sem assinatura;
  • Se não conseguir memorizar a senha e precisar anotá-la, guarde a anotação em lugar diferente do cartão, reduzindo seus riscos em caso de roubo ou perda;
  • Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento do banco, pedindo o cancelamento. Em caso de assalto, também registre a ocorrência na delegacia mais próxima;
  • Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas "ANULA" ou "CANCELA" e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. Nesses casos nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem digite senha alguma na máquina;
  • Cuidado com a “saidinha de banco”;
  • Tome especial cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, comunique o fato imediatamente ao banco;
  • Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha. Se estiver efetuando o pagamento com cartão de crédito e alegarem que a fatura não ficou bem decalcada, exija que a mesma e a cópia carbono sejam rasgadas e inutilizadas. Ao recebê-lo de volta, verifique se é efetivamente o seu cartão;
  • Solicite sempre a via do comprovante de venda e, antes de assiná-lo, confira o valor declarado da compra;
  • Em viagem, se não for usar o cartão, deixe-o guardado no cofre do hotel; 
Outros ataques interessantes que ja por aqui são os virus “jackpot”. Recentemente vimos o Ploutus no México e alguns casos já foram reportados no Brasil. Nesses ataques os criminosos infectam o caixa eletrônico usando um pendrive USB, o que é uma tarefa trivial pois a maioria dos caixa ainda rodam Windows XP.  O vírus programa o equipamento para “cuspir” todo o dinheiro em situações específicas. Isso não afeta você diretamente, mas pode deixar um caixa eletrônico totalmente sem dinheiro e você terá que fazer seu saque em outro lugar.
Essas são algumas dicas para que você aproveite sua viagem durante a Copa do Mundo e use seus cartões de maneira segura. 
Em nosso próximo blog da série meu amigo Dmitry Bestuzhev irá explicar como viajantes podem usar redes Wi-Fi públicas e carregadores de celular de uma maneira segura.
Fonte:http://brazil.kaspersky.com/especial-copa-do-mundo-2

quinta-feira, 5 de junho de 2014

PROGRAMA MINAS DIGITAL


minas digital

PROGRAMA MINAS DIGITAL DIVULGA CERTIFICAÇÃO DIGITAL ICP-BRASIL

O programa Minas Digital nasceu da parceria entre a Caixa de Assistência aos Advogados – CAA/MG com a Seccional Mineira da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MG e a Escola Superior de Advocacia. 

O programa tem a missão de acelerar o processo de inclusão dos advogados mineiros no Processo Judicial Eletrônico – PJ-e, sistema que faz uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil.

O projeto prevê a capacitação de funcionários para conceder suporte técnico ao advogado e a promoção de cursos de atualização sobre o PJ-e. Todas as informações sobre a certificação digital, resoluções dos tribunais e vídeos com aulas práticas poderão ser encontradas no site do Minas Digital.

Três centrais de apoio físico para dar capacitação e suporte ao advogado estão sendo inauguradas, uma em Belo Horizonte, outra em Juiz de Fora e em Uberlândia. Tudo isso para facilitar ao máximo a inclusão digital dos mais de 90 mil advogados do Estado. Com uma agenda de cursos que contempla diversos municípios, o programa visa tornar a inserção dos advogados no PJ-e uma realidade, facilitando a transição do meio analógico para o digital.

“É um sistema que veio para ficar e por isso investimos na capacitação dos colaboradores da OAB/MG, dos professores de Direito e dos próprios advogados”, explica Andréa Vasconcellos, coordenadora do Minas Digital.

Fonte: ITI www.iti.gov.br

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lança Portal de Assinatura Eletrônicas


A partir de julho, todos os contratos, mesmo que pendentes, passam a utilizar o Portal de Assinaturas CCEE 


A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) disponibilizou no início de junho o Portal de Assinaturas CCEE, uma nova ferramenta, desenvolvida em parceria com a Certisign, para assinatura digital de Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEARs).


A partir de agora esses documentos, decorrentes de leilões regulados, poderão ser assinados de maneira mais simples e diretamente pela internet no endereço portaldeassinaturas.ccee.org.br.

O novo processo utiliza certificados digitais (e-CPF, padrão ICP-Brasil) e dispensa a assinatura biométrica, que era exigida no antigo processo. Sem a biometria, também não será mais necessário o uso de tablets para validação dos contratos e nem o comparecimento presencial dos agentes à sede da CCEE.

“Estamos satisfeitos com a ferramenta, que vai facilitar o processo para todos os agentes, já que as empresas poderão conferir online o status de cada contrato e acompanhar o processo de assinatura até a conclusão”, explicou o gerente de Administração dos Agentes e Contratos da CCEE, Bruno Santo. O gestor apresentou o portal durante a última edição do encontro InfoPLD, realizada na segunda-feira (2/6).

Bruno Santo lembrou que a CCEE estava em contato com os agentes desde o final de 2013 para providenciar uma solução que trouxesse melhorias no processo de assinatura dos CCEARs, o que envolveu a realização de apresentações e testes com um grupo de empresas ao longo deste ano.

Em julho, a antiga ferramenta (BAM) deixará de operar, sendo que os documentos que estiverem pendentes de assinatura serão todos transferidos para a plataforma online. Já os contratos novos serão disponibilizados diretamente na nova ferramenta. 


Fonte: jornaldaenergia.com.br/

Google está preparando uma extensão do Chrome para criptografar e-mails

A empresa americana deu mais um passo em direção à criptografia dos e-mails. 

Ela anunciou estar preparando uma extensão para o seu navegador Chrome, chamada de End-to-End. O Google proporia, assim, a proteção dos e-mails e seu conteúdo, com o formato de criptografia OpenPGP. 

Mais segurança através de uma extensão do ChromeEm um recente comunicado de imprensa, o Google garante que a segurança dos usuários é uma das prioridades da empresa. Referindo-se a vários sistemas de segurança implementados - uma conexão criptografada do envio de e-mails e mensagens de alerta em caso de suspeita de malware ou phishing, o Google diz que quer ir ainda mais longe. 

O projeto atual diz respeito à extensão para o navegador Chrome, chamado de End-to-end. Ele está atualmente em fase de desenvolvimento mas, quando terminado, deverá permitir a criptografia total dos e-mails, usando o formato de criptografia OpenPGP . 

"Isso significa que os dados que deixam seu navegador serão criptografados até que o destinatário de e-mail o decifre e, que as mensagens criptografadas enviadas para você permaneçam criptografadas até que você as decifre", explica Stephan Somogyi, encarregado do projeto para o Google, no seu comunicado. 

A extensão está disponível para ser testada pela comunidade, a fim de detectar falhas. O Google acredita que ela será proposta ao público assim que "estiver pronta". 

Fonte: Google Online Security blog. quinta 5 de junho de 2014 - 13:48:43

terça-feira, 3 de junho de 2014

Com iOS 8, a Apple traz o “one touch checkout” por scanner biométrico


Apple lançou a versão mais recente de seu sistema operacional para mobile, abrindo finalmente a oportunidade para desenvolvedores trabalharem com o scanner biométrico da empresa.

No início de maio, o PayPal introduziu a biometria - digitalização de impressões digitais – no comércio móvel, para os consumidores que possuem o smartphone Samsung Galaxy S5 , que vem com a tecnologia de biometria embutida. Foi uma grande notícia, porque foi um passo gigante na direção de liberar o processo de pagamento de compras móveis, ultrapassando a barreira de digitar as informações necessárias para completar uma compra. Três toques do dedo e um pedido via PayPal está completo.

E agora, a Apple Inc. está se movendo na mesma direção.

A empresa lançou hoje iOS 8, a última versão de seu sistema operacional móvel para o iPhone, iPad , iPad Mini e iPod Touch. E a empresa abriu sua tecnologia biométrica de digitalização de impressões digitais no iPhone 5s (e logo várias versões do iPhone 6) para desenvolvedores. Agora, os varejistas podem construir verdadeiros processos de check-out de um toque em seus aplicativos iOS . O varejista poderá associar a forma de entrega do consumidor e as informações de pagamento apenas com impressão digital. Um toque no botão “compre agora” e o checkout terminou antes mesmo de começar.

“IOS 8 terá um grande impacto na forma como os consumidores interagem com as marcas no comércio móvel e irá simplificar a experiência de compra”, diz Bobby Emamian, co-fundador e CEO da Prolific Interactive, uma empresa que projeta e desenvolve sites otimizados para mobile, sites de design responsivo e aplicativos móveis para iOS, Android, smartphones e tablets. Foram elaborados aplicativos para varejistas, incluindo Threadless, ModCloth, Lululemon e Rent the Runway. “Estamos realmente animados sobre como as empresas estarão usando toque ID. Pela primeira vez, os usuários podem fazer login em aplicativos de terceiros através do toque, e, o mais importante, ter uma experiência simples com o toque no check-out. ”

E a Apple está expandindo as maneiras como um consumidor com aparelho da empresa poderá enviar e receber mensagens, em particular através da plataforma iMessage da Apple e notificações push.

“Com o recurso Netvibes app / notificações, um varejista poderá permitir que usuários de seu aplicativo possam receber notificações push quando itens da loja estiverem à venda””, diz Brian Klais , CEO da Labs oxigênio puro, uma empresa de marketing móvel. “É a perfeita realização do ‘ feed RSS que atende o marketing personalizado”. O varejista pode ser criativo permitindo que os usuários de aplicativos possam se inscrever-se em diferentes tipos de notificações (venda de itens, itens de interesse). Clientes mais fiéis à uma marca tendem a ser usuários de aplicativos, e isso permite que eles possam comprar mais de uma forma personalizada, via opt-in com notificações push.

Por: Internet Retailer via ecommercebrasil.com.br

DOCUMENTOS SEM PAPEL :: POR RENATO MARTINI

Pouco a pouco as pessoas começam a se dar conta que um documento eletrônico não é em absoluto um documento digitalizado. 


O último caso é, por exemplo, o magistral trabalho da Hemeroteca de nossa Biblioteca Nacional. 

Trata-se da digitalização do acervo jornalístico do país. Ou seja: trata-se de um legado outrora gerado em papel e que agora o geramos em forma digital, o que é infinitamente melhor para o pesquisador-usuário e para a conservação deste patrimônio histórico-cultural, evitando o seu acesso direto. 

Ressalte-se a aplicação da técnica de OCR (Optical Character Recognition)¹ a este acervo ele possibilita um acesso mais qualificado ao acervo e pesquisas acuradas. 

De forma muito objetiva: pode-se procurar por uma palavra qualquer, uma expressão, em todos os jornais da Corte no século XIX.

Um documento eletrônico nasce digitalmente e realiza todo seu ciclo de vida desta forma, se impresso, por algum razão, o impresso a bem da verdade é cópia, o original é o digital. 

O legado que a sociedade produziu nasceu com suporte em papel, a digitalização é cópia deste documento físico, e seu descarte — ainda que todas as técnicas possam ajudar neste processo — ainda é um "tabu", e de difícil superação a curto prazo. Todas mudanças são difíceis, não tenhamos ilusão, e o uso do papel é milenar. 

A escrita em si é uma "tecnologia da inteligência", para usar uma expressão de Pierre Lévy, a impressão de Gutemberg e também a máquina de escrever igualmente, e nenhuma delas desumanizou o homem. Como disse sutilmente Richard Sennett: "technique has a bad name; it can seem soulless"².

Fato irrecusável que nossa sociedade já produz gigantesca quantidade de documentos que nascem digitalmente. Fiquemos por hora com exemplo da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), já validamos e autorizamos 7.5 Bilhões de NFes. Passados digamos uns 100 anos, será parcela da memória econômica de nosso país nestes documentos eletrônicos, assinados digitalmente. O mesmo se passa com o sistema para recolhimento e declaração do FGTS, o chamado "Conectividade Social", que também se insere em nossa memória econômico-social. As escolhas tecnológicas de hoje decidirão no futuro as condições de legibilidade e acesso a este acervo. O XML como padrão e formato tem sido a decisão mais adequada (que é uma tendência global e não somente local). Além de ser um documento em "texto-puro", como qualquer linguagem de "marcação", e é tremendamente interoperável, aderente a Web. Igualmente poderosa ferramenta de intercâmbio de dados. Por isso o Governo Federal, em seus padrões de interoperabilidade assevera:

"Serão considerados preferenciais aqueles tipos de arquivo que têm como padrão de representação o formato XML, de forma a facilitar a interoperabilidade entre os serviços de governo eletrônico."³

Assim, é o formato de nossas NFes e também a comunicação eletrônica do Fundo de Garantia brasileiro segue o padrão XML Manifest. Ele descreve o conteúdo do pacote ".zip" enviado, especificando como o conteúdo é mapeado numa estrutura de diretório e de informação. Outro aspecto importante é que ele deve ser agnóstico ao estabelecer os metadados do pacote, isto é, neutro quanto a linguagem e o sistema operacional, o que garantirá longevidade ao documento e sua informação. O esquema XML manifest é largamente utilizado pelos SOs atuais , como o MS Windows. Também no mundo da mobilidade, como o Android, aí toda a aplicação do SO Android deve ter na sua raiz um arquivo "manifest.xml".

The Craftsman. New York: Allen Lane, 2008, p. 149. [↩]

dr renato
Renato Martini
Renato Martini é diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e Secretário Executivo do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira CG ICP-Brasil, é também membro titular do Comitê de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, do Comitê Gestor do Registro de Identidade Civil e do Comitê Gestor da Internet do Brasil – CGIbr, na condição de representante da Casa Civil da Presidência da República. Completou o seu doutorado, em 1998, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo como áreas de especialização a Filosofia da Ciência e a Lógica.

Fonte: ITI
11/11/2013 11:57

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Entrevista de Edward Snowden ao Fantástico




'Se o Brasil me oferecer asilo, 
aceito', diz Edward Snowden
Edição do dia 01/06/2014
01/06/2014 23h04 - Atualizado em 02/06/2014 00h25
Repórter Sônia Bridi entrevistou o homem mais procurado do mundo, em Moscou.
Ele desafiou a maior potência do mundo. Ele revelou milhares de documentos ultrassecretos. Ele mostrou como funciona a espionagem da NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Edward Snowden, o homem mais procurado do planeta, falou ao Fantástico. A repórter Sônia Bridi foi a Moscou para uma entrevista exclusiva para o Brasil.

Depois de quase um ano de negociações, frente a frente com o homem mais procurado do mundo. Moscou, capital da Rússia, onde Edward Snowden está asilado há dez meses. O lugar exato onde ele vive? Nem os amigos mais próximos sabem.

Para entrevistar o homem mais procurado do mundo, a repórter Sônia Bridi chegou a Moscou apenas com o nome do hotel onde deveria se hospedar. Ela não foi até Edward Snowden. Foi ele que chegou até ela no hotel.

A entrevista, a pedido dele, foi feita no próprio quarto onde ela estava hospedada.

Fantástico: Como é a sua vida na Rússia?

Snowden: Olha, não é tão ruim quanto parece. A Rússia não é um país perfeito, e discordo fortemente de muitas coisas, principalmente como eles monitoram a internet e censuram a imprensa. Mas, no dia a dia, sabe, é melhor do que a prisão.

Prisão é o que ele tenta evitar há um ano, vivendo uma história de filme de espionagem. Em junho de 2013, Snowden se encontrou com o jornalista Glenn Greenwald e a documentarista Laura Poitras, em Hong Kong, e entregou a eles milhares de documentos, com os maiores segredos da espionagem americana.

Revelou que a Agência de Segurança Nacional, a NSA, até então pouco conhecida do grande público, monitora as comunicações por internet e telefone no mundo inteiro, inclusive dos próprios cidadãos americanos. É a chamada metadata, que registra quem fala com quem, por quanto tempo, onde estava quando falou e quanto tempo durou a conversa.

“É como se os Estados Unidos tivessem contratado detetives particulares para seguir todos nós”, ele destaca.

Países inteiros, como o México e as Bahamas, têm também o conteúdo das comunicações armazenado pela NSA. Como em uma máquina do tempo de espionagem, a agência pode voltar ao passado e recuperar tudo o que foi dito ou escrito. Em um ano, nenhuma semana se passou sem uma nova revelação baseada nos documentos.

Fantástico: Como é que um rapaz de 29 anos, que nunca terminou o ensino médio, trabalhando para uma empresa terceirizada da NSA, teve acesso a tantos documentos?

“É um erro de informação propagado nos Estados Unidos e depois pelo mundo todo de que eu era um empregado de baixo escalão, que copiou documentos que não entendia. Na verdade, eu tinha um cargo alto”, ele afirma.

Na adolescência, vivia conectado e descobrindo como funcionam computadores, escrevendo programas. Típico da geração internet. “Eu sou cria da internet”, diz.

Depois dos ataques de 11 de setembro, ele se alistou no Exército. “Fui voluntário porque acreditei no que o governo estava dizendo na época, que o Iraque estava desenvolvendo armas de destruição em massa. Eu achei que servir era generoso, uma atitude nobre”, conta.

Mas Snowden quebrou as duas pernas no treinamento. Dispensado do Exército, foi recrutado e treinado pelos serviços de espionagem. Trabalhou como espião na Suíça e no Japão. Era o especialista em informação digital da CIA. Seu último posto, no Havaí, especialista em tecnologia e cibersegurança da NSA.

Fantástico: Em que ponto você decidiu juntar e vazar os documentos para o público?
Snowden: O ponto sem volta para mim foi quando vi, no Congresso, James Clapper, o chefe da espionagem americana. Ele levantou a mão, jurou dizer a verdade. Perguntaram para ele: ‘Os Estados Unidos monitoram informações de milhões de americanos?’ E ele disse: ‘Não’. E eu sabia que era mentira. Os deputados da comissão também sabiam que era mentira. E ninguém disse nada.

No fim de 2012, Snowden mandou um e-mail para o jornalista Glenn Greenwald, radicado no Brasil e que então trabalhava no jornal inglês “The Guardian”. Queria que Glenn instalasse um programa de criptografia, que protege o sigilo na internet, para eles se comunicarem.

Em seu livro, “Sem lugar para se esconder”, Glenn conta esta e outras histórias dos bastidores do caso Snowden. Em Moscou, eles se reencontraram pela primeira vez desde que, há um ano, Snowden entregou os documentos em Hong Kong.

Snowden: É tão bom revê-los. Eles foram ao inferno e voltaram para fazer essas reportagens.

Fantástico: Você leu todos os documentos? Sabe exatamente o que há em cada um?
Snowden: Sim, o Glenn já disse que estavam todos organizados, em pastas, etiquetados.

Fantástico: Ainda tem mais revelações sobre o Brasil?
Glenn Greenwald: Com certeza, tem mais documentos que vão mostrar a brasileiros e ao mundo o que os Estados Unidos estão fazendo dentro do Brasil e também da Inglaterra e outros países também.

Snowden diz que durante todo esse ano evitou dar entrevistas porque não queria tirar a atenção dos documentos. Mas, agora, com todas as revelações que foram feitas, se sente seguro para discutir seus sentimentos.

As lembranças mais duras são dos 40 dias que ele passou na área de trânsito do aeroporto de Moscou. A escala virou uma armadilha quando o passaporte dele foi cancelado.

Snowden: Eu nunca escolhi vir para a Rússia. Eu estava a caminho da América do Sul.

Fantástico: Onde na América do Sul?
Snowden: Equador. Mas os Estados Unidos cancelaram meu passaporte, e eu não pude mais viajar. Fizeram de propósito para poder dizer: ‘Ele é espião russo’.

Fantástico: E como foi ficar preso no aeroporto por tanto tempo?
Snowden: Foi muito tenso. Você não sabe o que vai acontecer naquele dia. O que vai acontecer enquanto você dorme. Se alguém vai bater na porta. Se alguém vai derrubar a porta.

Fantástico: Você se arrepende?

Snowden: Sabe... Acho que não... Eu sentia que devia tornar isso público, com responsabilidade. E a maneira de impedir que a minha opinião prevalecesse, foi fazendo parceria com jornalistas competentes, e instituições sérias, que confio, que iriam checar as informações, equilibrar a cobertura. Como "The Guardian", "Washington Post", "New York Times", a “Globo” e "Der Spiegel". Deixei a imprensa livre fazer o que faz melhor: ajudar os cidadãos a se tornarem eleitores informados, que pensam em que tipo de sociedade querem viver.

Para Snowden, esse debate é a essência da liberdade: “Não é sobre privacidade. É liberdade. O equilíbrio entre os direitos individuais e o direito que o governo tem de coletar informações. Se vigiarmos cada homem, mulher e criança, da hora em que nascem até a hora que morrerem, podemos dizer que eles são livres? Isso é muito perigoso. Porque mudamos nosso comportamento se sabemos que estamos sendo vigiados. É uma ameaça à democracia”.

Ele também nega que os chineses tenham copiado tudo antes de ele deixar Hong Kong: “Isso é uma maluquice. Eu sou especialista em cibersegurança. Ensinava aos agentes da CIA e da NSA como se proteger exatamente desse tipo de coisa”.

Há dez meses ele vive na Rússia. Nunca foi sequer fotografado.

Fantástico: Você pode sair para rua?

Snowden: Claro. Por que não?

Fantástico: Você não é recluso?

Snowden: Não. Quer dizer, sou naturalmente recluso, cria da internet, né?

Fantástico: Os russos te vigiam?

Snowden: Bom, tenho certeza de que fazem algum tipo de vigilância, mas eu não vejo nada. Eu não posso, por segurança, dizer onde moro, como vivo. Mas eu diria que levo uma vida surpreendentemente aberta.

Fantástico: Você não é reconhecido nas ruas?

Snowden: Eles me reconhecem quando vou a lojas de computadores. Mas comprando comida, na banca de revistas, ninguém me reconhece.

Fantástico: Você se disfarça, ou sai com essa cara de Edward Snowden?
Snowden: Melhor eu não responder essa.

Fantástico: Do que você mais sente falta?
Snowden: Da minha família, claro.

O governo americano diz que a luta contra o terrorismo ficou mais difícil por causa desses vazamentos.

Fantástico: Alguns congressistas dizem que você é um traidor, um desertor.
Snowden: Você não pode ser traidor a menos que a sua lealdade tenha sido transferida para um inimigo do Estado. E a minha lealdade nunca mudou. Mesmo hoje, eu continuo trabalhando para o governo americano. Não quero derrubar o governo e nem destruir a NSA. Quero que sejam melhores.

Fantástico: Você enfrentaria um julgamento nos Estados Unidos?
Snowden: Eu adoraria. Mas não há um julgamento justo esperando por mim.

Snowden é acusado de traição pelo ato de espionagem, uma lei feita em tempos de guerra, que prevê julgamento sem defesa pública. Outra acusação é de que ele atrapalhou a relação americana com países amigos, vazando documentos com revelações, como as feitas com exclusividade pelo Fantástico, comprovando que os americanos e seus aliados, Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, grampearam os telefones da presidente Dilma e de seus assessores mais próximos. Espionaram também a Petrobras e o Ministério das Minas e Energia.

Fantástico: Você acompanhou essas reportagens daqui?

Snowden: Sim. E não há justificativa para espionar a Petrobras. Por que o presidente americano quer ler os e-mails da Dilma Rousseff? Obama disse que não sabia. Pode ser verdade. Ele concordou comigo que não há benefício nenhum, nenhuma vida foi salva. E por isso determinou que parassem.

Snowden disse que ouviu o discurso da presidente Dilma na ONU, criticando a espionagem americana, e achou inspirador: “Foi incrível porque ela foi a primeira presidente que tomou a liderança para dizer ‘Temos o direito de falar, de nos comunicarmos sem sermos espionados’. E esses não são direitos de um país. São direitos humanos.

A repórter Sônia Bridi lembra a ele que o Congresso americano já o acusou de oferecer documentos para o Brasil em troca de asilo.

Fantástico: Essa oferta está na mesa?

Snowden: Absolutamente não. Primeiro, eu não tenho documentos a oferecer. Eu nunca cooperaria com um governo em troca de asilo. Asilo deve ser dado por razões humanitárias.

Fantástico: O que vai acontecer quando seu asilo temporário aqui vencer?

Snowden: Essa pergunta é difícil. Eu não tenho resposta. Meu asilo vence aqui no

começo de agosto. E se o Brasil me oferecer asilo, eu ficarei feliz em aceitar.

Fantástico: Você gostaria de viver no Brasil?
Snowden: Eu adoraria morar no Brasil. De fato, eu já pedi asilo ao governo brasileiro.
Fantástico: Então você mandou um pedido?
Snowden: Sim. Quando eu estava no aeroporto, mandei um pedido a vários países. O Brasil foi um deles. Foi um pedido formal.O governo brasileiro, na época, disse que não recebeu pedido algum. “Isso para mim é novidade. Talvez seja algum procedimento que eles achem que não foi seguido”, afirma. Snowden diz que vive um dia de cada vez.

Fantástico: Você está feliz?

Snowden: Eu sou. É difícil ficar separado da família, não poder ir para casa, participar do governo e da sociedade. Mas toda noite vou dormir confiante de que fiz as escolhas certas. Por isso, a cada manhã, eu acordo satisfeito.

Fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/06/se-o-brasil-me-oferecer-asilo-aceito-diz-edward-snowden.html

domingo, 1 de junho de 2014

CERTFORUM 2014 - FOTOS












  











Governo quer certificado digital abaixo de R$ 100



Governo quer certificado digital abaixo de R$ 100 
: Luís Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz 

Diante das várias empresas que lidam – e comercializam – com certificados digitais no Brasil, a Secretaria da Micro e Pequena aproveitou o 12º Certforum, que acontece nesta terça-feira, 27/05, em Brasília, para pressionar pela redução nos preços cobrados pela identificação digital.

“Precisamos da massificação do uso da certificação digital, mas nos níveis de preços que hoje são praticados não dá”, disparou, Carlos Leony, secretário de Competitividade e Gestão do órgão, que tem status de ministério.

A Secretaria pretende lançar até meados deste ano o prometido portal Empresa Simples, que entre as vantagens faria reduzir o tempo de abertura de uma firma no país dos atuais cerca de cinco meses para cinco dias. Segundo Leony, no entanto, “apenas o portal não é suficiente”. A massificação dos certificados digitais fazem parte da estratégia e, segundo ele, são essenciais na redução da burocracia.

Para tanto, porém, a SMPE trabalha com a ideia de que um certificado A3, com validade de três anos, teria um custo de R$ 15 para emissão e R$ 40 para registro. O custo da mídia ficaria em R$ 30, inclusive o equipamento de leitura.

“É o valor estimado e vamos brigar por ele. Vamos falar com bancos, ou mesmo com o Sebrae, para tentar rachar essa conta com o empreendedor”, insistiu, ao fazer o apelo às empresas certificadoras.O aceno positivo está no volume beneficiado. Projeções da SMPE indicam que haveria cerca de 2,7 milhões de sócios de micro e pequenas empresas interessados nos certificados, além de um fluxo de 312 mil certificados por ano.

A conta prevê um ‘potencial de adesão’ próximo a 50% das MPEs localizadas em grandes centros nos nove maiores estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Pernambuco e Ceará.

Assistam a apresentação de Carlos Leony.



:: Leia também: 
:: 29/05/2014 09:17 
:: 28/05/2014 15:33 
:: 27/05/2014 13:15 
: 27/05/2014 12:55 
:: 22/04/2014 17:20 
:: 05/02/2014 11:50 
: 31/01/2014 10:30 
:: 20/01/2014 10:41 
:: 19/12/2013 10:33 
:: 19/12/2013 10:22