regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lança Portal de Assinatura Eletrônicas


A partir de julho, todos os contratos, mesmo que pendentes, passam a utilizar o Portal de Assinaturas CCEE 


A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) disponibilizou no início de junho o Portal de Assinaturas CCEE, uma nova ferramenta, desenvolvida em parceria com a Certisign, para assinatura digital de Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEARs).


A partir de agora esses documentos, decorrentes de leilões regulados, poderão ser assinados de maneira mais simples e diretamente pela internet no endereço portaldeassinaturas.ccee.org.br.

O novo processo utiliza certificados digitais (e-CPF, padrão ICP-Brasil) e dispensa a assinatura biométrica, que era exigida no antigo processo. Sem a biometria, também não será mais necessário o uso de tablets para validação dos contratos e nem o comparecimento presencial dos agentes à sede da CCEE.

“Estamos satisfeitos com a ferramenta, que vai facilitar o processo para todos os agentes, já que as empresas poderão conferir online o status de cada contrato e acompanhar o processo de assinatura até a conclusão”, explicou o gerente de Administração dos Agentes e Contratos da CCEE, Bruno Santo. O gestor apresentou o portal durante a última edição do encontro InfoPLD, realizada na segunda-feira (2/6).

Bruno Santo lembrou que a CCEE estava em contato com os agentes desde o final de 2013 para providenciar uma solução que trouxesse melhorias no processo de assinatura dos CCEARs, o que envolveu a realização de apresentações e testes com um grupo de empresas ao longo deste ano.

Em julho, a antiga ferramenta (BAM) deixará de operar, sendo que os documentos que estiverem pendentes de assinatura serão todos transferidos para a plataforma online. Já os contratos novos serão disponibilizados diretamente na nova ferramenta. 


Fonte: jornaldaenergia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.