regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pacotão de segurança: certificados digitais e computador sem antivírus



 (Foto: Divulgação)

Por: Altieres Rohr





Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

É preciso ter maneiras de detectar a presença de vírus no computador

Sem antivírus

Tive experiências desagradáveis com mau funcionamento de antivírus e, por isso, na última vez em que formatei meu computador (que roda Windows x64), não instalei nenhum antivírus. Meu uso de internet é limitado a Twitter, e-mail (e evito abrir anexos, mesmo de parentes ou amigos), Orkut e Facebook (uso limitado) e download de seriados que acompanho. Estou tentando seguir a filosofia do meu irmão: não ter apego aos arquivos do computador (os muito importantes têm backup), e qualquer problema se resolve com formatação. Já ouvi falar nos vírus de BIOS, mas não acredito que são uma ameaça ao usuário normal.

Bárbara Rocha

Bárbara, você não fez exatamente uma pergunta, mas quis expor a forma que lida com os problemas de segurança. Faltou apenas um detalhe: como saberá quando está infectada para realizar a formatação do seu disco rígido?

A coluna já comentou que desinstalar o antivírus pode ser uma boa ideia – mas somente se isso vai ajudar a reconhecer os riscos durante o uso do PC. Aparentemente você conseguiu fazer isso – delineando as atividades que realiza no PC e os riscos associados a elas. Em seguida, determinou que precisa apenas do backup para conseguir rapidamente reformatar o computador e ter ele sempre em um estado de funcionamento pleno.

Porém, hoje os vírus tentam o máximo possível permanecerem silenciosos no computador, roubando dados – tais como as senhas dos serviços utilizados, como o Orkut, Twitter, Facebook e e-mail, além de dados financeiros como cartões de crédito. Isso pode ou não ser um problema para você, dependendo do uso feito em cada um desses serviços. Logo, tem-se aí um problema que um vírus pode estar em execução no seu computador sem o seu conhecimento.

Existem algumas soluções alternativas a ter um antivírus sendo executado o tempo todo no computador. Por exemplo, iniciar o PC a partir de um CD para examinar o disco rígido com um antivírus sem o sistema operacional estar em execução. Ou mesmo ter um antivírus sem a função de proteção em tempo real e apenas executável periodicamente.

De uma forma ou de outra, é preciso considerar a possibilidade de um vírus silencioso estar no computador e tomar alguns passos para detectá-las. É verdade que a eficácia dos antivírus hoje está bastante baixa, mas eles ainda são a melhor forma automatizada de detectar a maioria das pragas digitais.



Certificado Digital A3 no Brasil é armazenado em cartão e tem validade de três anos




Compartilhar certificados digitais

Tem alguma forma de compartilhar certificados digitais do tipo token ou A3?

Duarth Fernandes
Você compartilharia seu RG ou seu CPF? O certificado digital garante sua identidade – garante que você é você.

Independentemente da mídia em que ele está, se cartão ou token – isso é o menos importante, do ponto de vista da função do certificado. O importante são os dados ali contidos que garantem sua identidade nos documentos e serviços que forem assinados ou utilizados com a autenticação do certificado. Nenhum certificado, independentemente da mídia em que ele foi armazenado, deve ser compartilhado.
Existem certificados feitos para representar uma organização (como no caso do e-CNPJ) e que, portanto, serão usados por todas as pessoas que podem representar a organização. Mas documentos individuais não devem ser compartilhados.

A coluna Segurança Digital vai ficando por aqui. Se você tem dúvidas sobre segurança, deixe-as na área de comentários. Toda quarta-feira a coluna responde dúvidas deixadas pelos leitores. Até lá!

*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.

Veja mais colunas de 'Segurança Digital'

Pacotão de segurança: computador sem antivírus e certificados digitais

Fonte: G1

Servidores do governo participam de palestra sobre certificação digital

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência de

Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão (Sumog) promoveu na manhã desta quinta-feira, 24, a palestra “Certificação Digital Aplicada ao Governo”.

O objetivo foi oferecer aos servidores da casa, além dos de outras secretarias e órgãos, mais informações sobre a importância da digitalização de processos dentro da administração pública. Na visão do sub-secretário de Estado de Administração e Logística da Seplag, Walter Pereira Lima, o evento foi  importante porque o Governo do Estado e, consequentemente, a Seplag estão dando um grande passo tecnológico: a digitalização dos processos através do e-Doc, que vai precisar da certificação digital. “Estamos nos inserindo dentro de um contexto que já é realidade pelo Brasil afora.

Em Sergipe, temos o excelente caso do Tribunal de Contas e de diversas outras esferas da administração pública, então não podemos ficar de fora”, convoca o sub-secretário.

E a palestra, para a superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão, Deborah Arôxa, veio em ótima hora. “Estamos evoluindo por partes, pois é preciso levar em consideração a questão cultural do uso do papel. Primeiro, estamos tocando os processos tanto digital quanto manualmente. Em uma segunda etapa é que retiramos os papéis. Na próxima semana, por exemplo, todos os superintendentes da Seplag já estarão totalmente inseridos no e-Doc”, revela.

Economia

Para exemplificar sobre a economia que a digitalização dos processos fornecerá ao Governo do Estado, a superintendente Deborah Arôxa citou o caso da própria Seplag. Segundo ela, a Secretaria gasta em média 87 mil folhas de papel e 305 tonners por mês. Com o uso exclusivo do e-Doc, passará a gastar apenas R$ 165 por certificação digital que, ainda por cima, é válida por três anos.

Na análise da palestrante Cristiane Pereira, executiva de negócios da Certisgn, isso significa também economia de tempo. “Além de contribuir para a diminuição dos gastos, os processos serão automatizados. O servidor poderá incluir um pedido num determinado horário e ele chegará no mesmo instante ao destinatário. Processos como este demoravam até dias antes”, relata a executiva.

E Cristiane Pereira ministrou a palestra representando a Certisign porque é a empresa responsável pela certificação digital dos servidores do Governo de Sergipe. Além disso, ela está entre as credenciadas pela Presidência da República para este tipo de serviço.

Para o servidor da Seplag, Romário Batista Costa, do Comprasnet, a palestra foi elucidativa. “O e-Doc é um ótimo serviço, já que vai proporcionar economia de tempo e de dinheiro ao Estado. No meu trabalho, me ajudará no tempo e na praticidade”, analisa Romário.

Por sua vez, Maurisergio de Franca Reis, da Segrase, acredita que o e-Doc irá contribuir para a modernização da administração pública. “Acredito que será uma forma de unificar os serviços do Estado e trazer ainda mais segurança na tramitação de processos”, aponta o servidor.

Quer ficar por dentro de todas as informações a respeito do e-Doc e certificação digital? Fique atento aos Informativos e-Doc Sergipe, que estão sendo enviados pela Seplag diariamente. Nele, são colocados tutoriais explicativos, imagens e dicas elaboradas pela Escola de Governo. Além disso, você pode agendar seu treinamento sobre e-Doc pelo 3226-2212 ou ainda pelo www.escola.se.gov.br.

Fonte: Seplag - Servidores do governo participam de palestra sobre certificação digital