regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Servidores do governo participam de palestra sobre certificação digital

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência de

Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão (Sumog) promoveu na manhã desta quinta-feira, 24, a palestra “Certificação Digital Aplicada ao Governo”.

O objetivo foi oferecer aos servidores da casa, além dos de outras secretarias e órgãos, mais informações sobre a importância da digitalização de processos dentro da administração pública. Na visão do sub-secretário de Estado de Administração e Logística da Seplag, Walter Pereira Lima, o evento foi  importante porque o Governo do Estado e, consequentemente, a Seplag estão dando um grande passo tecnológico: a digitalização dos processos através do e-Doc, que vai precisar da certificação digital. “Estamos nos inserindo dentro de um contexto que já é realidade pelo Brasil afora.

Em Sergipe, temos o excelente caso do Tribunal de Contas e de diversas outras esferas da administração pública, então não podemos ficar de fora”, convoca o sub-secretário.

E a palestra, para a superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão, Deborah Arôxa, veio em ótima hora. “Estamos evoluindo por partes, pois é preciso levar em consideração a questão cultural do uso do papel. Primeiro, estamos tocando os processos tanto digital quanto manualmente. Em uma segunda etapa é que retiramos os papéis. Na próxima semana, por exemplo, todos os superintendentes da Seplag já estarão totalmente inseridos no e-Doc”, revela.

Economia

Para exemplificar sobre a economia que a digitalização dos processos fornecerá ao Governo do Estado, a superintendente Deborah Arôxa citou o caso da própria Seplag. Segundo ela, a Secretaria gasta em média 87 mil folhas de papel e 305 tonners por mês. Com o uso exclusivo do e-Doc, passará a gastar apenas R$ 165 por certificação digital que, ainda por cima, é válida por três anos.

Na análise da palestrante Cristiane Pereira, executiva de negócios da Certisgn, isso significa também economia de tempo. “Além de contribuir para a diminuição dos gastos, os processos serão automatizados. O servidor poderá incluir um pedido num determinado horário e ele chegará no mesmo instante ao destinatário. Processos como este demoravam até dias antes”, relata a executiva.

E Cristiane Pereira ministrou a palestra representando a Certisign porque é a empresa responsável pela certificação digital dos servidores do Governo de Sergipe. Além disso, ela está entre as credenciadas pela Presidência da República para este tipo de serviço.

Para o servidor da Seplag, Romário Batista Costa, do Comprasnet, a palestra foi elucidativa. “O e-Doc é um ótimo serviço, já que vai proporcionar economia de tempo e de dinheiro ao Estado. No meu trabalho, me ajudará no tempo e na praticidade”, analisa Romário.

Por sua vez, Maurisergio de Franca Reis, da Segrase, acredita que o e-Doc irá contribuir para a modernização da administração pública. “Acredito que será uma forma de unificar os serviços do Estado e trazer ainda mais segurança na tramitação de processos”, aponta o servidor.

Quer ficar por dentro de todas as informações a respeito do e-Doc e certificação digital? Fique atento aos Informativos e-Doc Sergipe, que estão sendo enviados pela Seplag diariamente. Nele, são colocados tutoriais explicativos, imagens e dicas elaboradas pela Escola de Governo. Além disso, você pode agendar seu treinamento sobre e-Doc pelo 3226-2212 ou ainda pelo www.escola.se.gov.br.

Fonte: Seplag - Servidores do governo participam de palestra sobre certificação digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.