regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 20 de março de 2014

Primeira versão do assinador de certificados atributos é apresentada em reunião ao ITI

ITI E UFSC APRESENTAM SISTEMA GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DE ATRIBUTOS


Na última sexta-feira, 14, reapresentantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e do Laboratório de Segurança em Computação – LabSEC da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC reuniram-se, por meio de videoconferência, para apresentação da primeira versão do Sistema Gerenciador de Certificados de Atributos.

O novo sistema funcionará como um assinador de atributos, ou seja, através dele será possível administrar, gerenciar e operar todo sistema de validação de certificados de atributos de uma entidade. O novo programa contará com versão para desktop e webservice.

Nesta primeira apresentação do assinador, foram debatidas melhorias que podem ser aplicadas para que a plataforma seja ainda mais robusta, segura e eficiente. O Sistema Gerenciador de Certificados de Atributos contará com uma parte técnica, de administração, e outra de gestor, onde as operações de emissão e revogação dos certificados de atributo serão feitas.

Para o diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, a nova plataforma é um importante mecanismo. “O sistema, desenvolvido pelo LabSEC e pelo ITI, está sendo muito bem pensando e é pertinente com as necessidades do mercado”. O próximo passo, segundo o Assessor técnico do ITI, Ruy Ramos, será a implementação das alterações propostas, para, então, ser feita a apresentação da primeira versão do assinador finalizada.

Sobre o certificado de atributo

O certificado de atributo é um conjunto de informações ou estrutura de dados de segurança e identificação, constantes em campos de um certificado digital, ou anexadas a um outro certificado e assinados com a chave pública da autoridade que o emitiu. Esse certificado traz informações sobre seu titular, como cargo, função, profissão etc. O certificado de atributo também segue o padrão X.509, adotado pela ICP-Brasil na emissão de certificados de pessoa física, jurídica e de equipamentos.

Os DOC ICP nº 16 e 16.1 são os documentos que apresentam a visão geral e perfil de uso geral e requisitos para geração e verificação de certificados de atributo na ICP-Brasil.

Fonte: ITI