regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

domingo, 17 de julho de 2011

Processo eletrônico é divisor de águas

O processo eletrônico é um divisor de águas na história brasileira do Poder Judiciário.

A afirmação foi feita pelo juiz federal do Paraná Friedmann Anderson Wendpap durante palestra proferida na sexta-feira (8) a magistrados, defensores públicos, procuradores e advogados na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis), em Cuiabá.

Friedmann Anderson Wendpap

Para Wendpap, a barreira cultural é o único fator que ainda inibe o desenvolvimento acelerado do processo eletrônico, mas é preciso ter consciência de que toda oferta de tecnologia ocorrerá pela demanda da Justiça.

“O judiciário tem o dever imperioso de decidir, então tem a necessidade de mudar a forma de trabalhar para que possa dar respostas com tempo razoáveis às demandas”, ressalta.

O juiz federal aponta para a necessidade de se eliminar a barreira cultural saindo da zona de conforto em lidar com os papéis e superando dificuldades como a de alocar corretamente a força de trabalho (pessoas) no lugar certo, promovendo uma simetria entre o fluxograma e o lotacionograma.

Wendpap afirma que se antes as demandas permitiam o manuseio artesanal dos processos, hoje muitas exigem a padronização da gestão em algumas áreas de maneira mais industrial, como a de execução fiscal. “É claro que outras, como a Vara da Infância e Adolescente, deverão permanecer artesanais”, completa, ao reforçar que a barreira não é financeira nem tecnológica.

A coordenadora da Escola Superior da Advocacia do Paraná, a advogada Rosane Gil Kolotelo Wedpap, também proferiu palestra e afirma que “os meios eletrônicos vêm ao encontro das necessidades para melhorar o trabalho dos advogados. É a atividade meio contribuindo para a atividade fim”.

Os palestrantes vieram a Cuiabá a convite do corregedor-geral da Justiça, desembargar Márcio Vidal. As palestras foram uma iniciativa conjunta da Corregedoria-Geral da Justiça, do Tribunal de Justiça e da Esmagis.


Fonte: TJM Justiça Federal do Paraná:
13/07/2011 12:32:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.