regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Contribuinte já tem Domicílio Eletrônico

 Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), uma nova ferramenta para ampliar a comunicação com o contribuinte estadual entra em funcionamento esta semana.

Secretaria da Fazenda do Estado do Pará

Instituído pelo Decreto Estadual 150, publicado no dia 06/07, o sistema tem o objetivo de dar celeridade, aumentar o controle e a transparência da administração tributária.

O Domicilio Eletrônico permitirá que a Secretaria de Fazenda do Pará (Sefa) comunique aos contribuintes os atos administrativos, encaminhe notificações, intimações e avisos. A partir de sexta-feira, dia 8 de julho, o contribuinte poderá fazer o credenciamento eletrônico no Portal de Serviços, que funciona no site da Sefa na internet (www.sefa.pa.gov.br). Os contribuintes receberão informações da Sefa quando acessarem a área do DEC.

A diretora de Fiscalização da Sefa, Rute Tostes da Silva, explica que 'o Domicilio Eletrônico do Contribuinte representa uma grande evolução na relação fisco/contribuinte, porque garante transparência nas ações, com menor custo e maior qualidade dos serviços prestados , maior eficiência e segurança jurídica e finalmente representa o maior avanço sob a ótica do uso da ferramenta tecnológica, pois permite que os contribuintes obtenham e encaminhem informações sobre ciência em processos, notificações, AINF, decisões administrativas, enfim, uma infinidade de serviços sem se deslocar a Sefa'.

O sistema preserva o sigilo, a identificação, a autenticidade e a integridade das comunicações entre o fisco e o contribuinte. 'Já na primeira fase qualquer contribuinte pode aderir voluntariamente ao DEC, porém os contribuintes detentores de Regime Especial e de Benefícios e incentivos fiscais deverão fazer a adesão imediatamente', informa.

Na segunda fase, prevista para 2012, haverá a interligação com o Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT) para envio de Notificação de Ordens de serviço, Autos de Infração (AINF), Diligências , Processo Administrativo Tributário (PAT) com certificação digital. 

O universo de usuários será ampliado, passando a ser obrigatório aos contribuintes localizados no Pará e emissores de Nota Fiscal eletrônica (NFe). 'A intenção é atingir gradativamente todos os contribuintes de tributos estaduais', conclui Rute Tostes da Silva.


Fonte:  Notícias Secretaria da Fazenda do Estado do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.