O Sistema de Automação do Ministério Público do Estado do Acre (SAJ/MPE) está em implantação desde o início do ano.
O programa foi adquirido pela instituição com a finalidade de atender as demandas da área fim e tem como objetivo desenvolver a gestão dos processos judiciais e procedimentos administrativos.
O SAJ/MP automatiza o trabalho dos procuradores, promotores e servidores do MP, oferecendo tecnologias desenvolvidas especificamente para a gestão do processo digital, tais como Gerenciamento Eletrônico de Documentos, fluxo de trabalho, pasta digital e certificação digital.
Além disso, o programa garante a segurança, integridade da informação e validade jurídica dos documentos eletrônicos, por meio de tecnologias avançadas de certificação, assinatura e protocolação digitais.
Paulo Roberto Simão, responsável pela Tecnologia de Informação do MPE (TI), explicou que após analisar os números apresentados, utilizando o somatório dos gastos no período de 2010 e 2011, e aplicando uma média com as 14 promotorias que utilizam o processo eletrônico totalmente virtualizado, constata-se que a instituição gerou uma economia de 32,5% no consumo de tinta nessas unidades e de 26,5% no consumo de papel.
Esse percentual de economia de consumo aumentará a partir do momento em que as unidades começarem a tramitar processos com as varas que alterarem o manuseio do processo eletrônico parcial (metade físico e metade eletrônico) para totalmente
Resultados atingidos com a implantação do SAJMP:
70% Mais ágil na tramitação de processos digitais em relação aos tradicionais;
13% árvores poupadas no total de 2150 processos digitais no SAJMP do Acre;
90% de redução de tempo de atendimento ao cidadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua participação.