regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sistema de automação do MPE agililiza processos digitais

O Sistema de Automação do Ministério Público do Estado do Acre (SAJ/MPE) está em implantação desde o início do ano. 


O programa foi adquirido pela instituição com a finalidade de atender as demandas da área fim e tem como objetivo desenvolver a gestão dos processos judiciais e procedimentos administrativos.

O SAJ/MP automatiza o trabalho dos procuradores, promotores e servidores do MP, oferecendo tecnologias desenvolvidas especificamente para a gestão do processo digital, tais como Gerenciamento Eletrônico de Documentos, fluxo de trabalho, pasta digital e certificação digital.

Além disso, o programa garante a segurança, integridade da informação e validade jurídica dos documentos eletrônicos, por meio de tecnologias avançadas de certificação, assinatura e protocolação digitais.

Paulo Roberto Simão, responsável pela Tecnologia de Informação do MPE (TI), explicou que após analisar os números apresentados, utilizando o somatório dos gastos no período de 2010 e 2011, e aplicando uma média com as 14 promotorias que utilizam o processo eletrônico totalmente virtualizado, constata-se que a instituição gerou uma economia de 32,5% no consumo de tinta nessas unidades e de 26,5% no consumo de papel.

Esse percentual de economia de consumo aumentará a partir do momento em que as unidades começarem a tramitar processos com as varas que alterarem o manuseio do processo eletrônico parcial (metade físico e metade eletrônico) para totalmente

Resultados atingidos com a implantação do SAJMP:

70% Mais ágil na tramitação de processos digitais em relação aos tradicionais;
13% árvores poupadas no total de 2150 processos digitais no SAJMP do Acre;
90% de redução de tempo de atendimento ao cidadão.

Fonte: ORB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.