regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Resultados da 6.a Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Empresas 2010)

Seis em cada dez empresas no Brasil têm conexão de no máximo 2 Mbps

Por Redação do IDG Now!
Publicada em 25 de maio de 2011
Resultado é de pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25/5) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil; situação é mais crítica no Nordeste.

Os PCs estão presentes em quase a totalidade das empresas do Brasil, mas em 62% delas a conexão à Internet é de 2 Mbps ou mais lenta. Estes são alguns dos resultados da 6.a Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Empresas 2010), divulgada nesta quarta-feira (25/5) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O estudo foi conduzido pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).

No que diz respeito à penetração dos PCs nas empresas, houve estabilidade em relação ao ano anterior, aponta o relatório. Cerca de 97% dos negócios têm computadores. Esse também é o índice de penetração nas pequenas empresas (de dez a 19 funcionários) – mesmo porcentual de 2009. Nas empresas com 50 funcionários ou mais, o índice é de 100%.

Se considerada a atividade econômica, o segmento onde o computador está menos presente é o de “alojamento e alimentação” (89%). Por sua vez, o segmento “transporte, armazenagem e correio” alcança 100%.

Desconectadas
A pesquisa mostra ainda que nem todas as empresas com computador contam com acesso à Internet. No total, 3% afirmaram operar desconectadas da rede. Nas empresas maiores, o cenário muda: 100% das companhias com 250 funcionários ou mais acessam a Internet. Mais uma vez, o CGI.br indica estabilidade dos números. “Isso significa um ponto máximo de expansão do uso do computador nas empresas com mais de 10 funcionários”, afirmou o gerente do CETIC.br, Alexandre Barbosa, em comunicado.

A velocidade da conexão também foi pesquisada. Conexões de até 256 kbps são utilizadas por 10% das empresas, principalmente as com menos de 50 funcionários. A maioria (52%) tem conexões entre 256 kbps e 2 Mbps e 30% têm conexões melhores que 2 Mbps. A região com maior número de empresas com conexões de até 256 kbps é a Nordeste (17%), seguida da Norte (12%).

Em relação ao uso que fazem da Internet, a maioria das empresas (90%) acessa a rede para obter informações sobre produtos e serviços; 81% usam serviços financeiros e bancários; e 98% para enviar e receber e-mail. Só 13% entregam produtos online.

Em termos de infraestrutura, 81% das empresas usam rede local com fio. As redes sem fio estão em 50% do universo pesquisado (em 2009, eram 41%). Entre as empresas com mais de 250 funcionários, o Wi-Fi é utilizado por 86%. Para Barbosa, os números apontam não para uma substituição do cabo pelo Wi-Fi, mas pela utilização simultânea das duas tecnologias.

Presença na web
A presença na web por meio de site próprio está longe de ser unanimidade: 56% das empresas pesquisadas afirmaram ter um site, seis pontos a mais que em 2009. Se consideradas as empresas que usam site ou página de terceiros, esse índice sobe para 63%. Mais curioso é que 10% das empresas com 250 funcionários ou mais não tem site. A categoria com menor presença na Internet é a de comércio (43%).

Os certificados digitais já são utilizados por 53% das empresas, um salto significativo em relação ao índice de 2009 (38%). Além disso, quanto maior o porte, maior a proporção de empresas que utilizam tecnologias de autenticação.

 A pesquisa levantou também o porcentual de empresas que utilizam sistema operacional de código aberto, como Linux. Esse tipo de sistema está presente em 30% das empresas pesquisadas – entre as que tem 250 funcionários ou mais, o índice sobe para 65%. Dos que adotam sistemas de código aberto, 57% os usam como servidor, 20% como cliente e 21% como ambos.

O levantamento ouviu 5 mil empresas com dez funcionários ou mais em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.