regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fórum Econômico Mundial reconhece o potencial de dispositivos móveis


Relatório do Fórum Econômico Mundial reconhece o potencial do celular na bancarização
Para isso, o estudo diz que os governos devem flexibilizar suas leis

Relatório do Fórum Econômico Mundial divulgado nesta terça-feira (17), em Nova York, reconhece o grande potencial dos dispositivos com tecnologia sem-fio para a bancarização, mas aponta que, para isso, os governos devem flexibilizar as leis. O estudo examina a implantação da tecnologia e as legislações sobre a matéria em 20 países na África, América Latina e Ásia.


Pelos dados do Fórum, atualmente, há mais de 1 bilhão de pessoas no mundo com celulares e sem contas bancárias. Os resultados revelam que há pouca adoção de serviços financeiros como poupança, crédito e microsseguros e que os ambientes regulatórios, a competitividade do mercado e a educação financeira do usuário final são áreas que precisam de mais atenção para possibilitar o crescimento do segmento.


Conforme o estudo, Quênia e Filipinas estão entre os poucos países analisados que atingiram níveis de penetração acima de 10% de toda a população adulta. “Basicamente, o mercado deve determinar a escala de serviços financeiros móveis”, diz James Bilodeau, diretor associado e chefe de Finanças em Mercados Emergentes. “Mas, as partes interessadas dos setores públicos e privados devem trabalhar no sentido de eliminar impedimentos para modelos de negócios viáveis e criar um círculo virtuoso de adoção e inovação.”

No caso do Brasil, o estudo diz que as possibilidades de o país levar vantagem na matéria e "oferecer serviços financeiros mais complexos por meio de dispositivos móveis" depende de sua "habilidade de aproveitar a rede existente de agentes bancários e a proteção dos consumidores existente no país". O estudo traz ainda dados do Haiti, México e Peru, e destaca que estes são exemplos de países nos quais ainda não se viu abrangência importante dos serviços financeiros móveis.

O relatório considera que o Brasil e a Índia apresentam pontos relativamente fortes quando comparados com países que já possuem um sistema de pagamentos móveis de maior escala. “O potencial da plataforma móvel de aumentar a inclusão financeira e transformar a vida financeira das pessoas e as estruturas de vários setores é inquestionável”, diz William Hoffman, chefe para a Indústria de Telecomunicações do Fórum Econômico Mundial. (Da Redação)



Fonte: wirelessmundi.inf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.