regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

domingo, 22 de maio de 2011

LEA prepara novas homologações


19-Mai-2011: Brasília – DF

O Laboratório de Ensaios e Auditoria – LEA, é responsável por fazer os ensaios exigidos nas avaliações e emitir os laudos de conformidade, munindo assim o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) com informações necessárias à homologação. No Brasil, de momento, apenas uma entidade é credenciada para atuar na emissão de laudos de conformidade para a Infraestrutura de ChavesPúblicas (ICP-Brasil): o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSITEC).

De acordo com o assessor técnico do ITI, Ruy Ramos, a homologação é uma necessidade que cada vez mais evidencia-se com os avanços da certificação digital e aplicações que a utilizam. Para Ramos, um produto homologado garantirá que uma das premissas da certificação, a interoperabilidade, seja preservada.

“A interoperabilidade é fundamental para o melhor funcionamento de toda a estrutura da certificação digital. Quando uma leitora de certificados digitais, fabricada por determinada empresa, receber um certificado digital emitido por outra, haverá a leitura perfeita dos dados do certificado digital independentemente de quem tenha fabricado a leitora ou emitido o cartão. Se os produtos estão homologados, isto é, validados por laudos de conformidade, a interoperabilidade será mantida, o que é muito positivo para a ICP-Brasil”.

De acordo com coordenador técnico de Hardware do LSI TEC, Adilson Eduardo Guelfi, há sete processos de homologação em andamento que serão concluídos ainda em 2011. Embora os números sejam tímidos, Guelfi explica que “a homologação é um processo complexo que demanda tempo para os testes”.

Com a massificação da certificação digital alavancada por novas aplicações cada vez mais integradas ao cotidiano das pessoas, o LSI TEC espera colaborar na melhoria dos processos de homologação. “O laboratório tem buscado otimizar seus processos internos para entregar laudos em tempos cada vez menores. Com isso, esperamos não somente aumentar a quantidade de sistemas e equipamentos homologados, mas também auxiliar na massificação da certificação digital no país”, afirma o coordenador.

Ainda de acordo com Guelfi, o LSI TEC acredita que a homologação ICP-Brasil aumenta a confiabilidade das soluções de certificação digital ofertadas no mercado brasileiro. “O LSI TEC tem produzido recomendações de atualizações dos normativos da ICP-Brasil, visando tratar de novas tecnologias e buscando atender um número maior de aplicações para certificados digitais”, enfatiza.

Fonte: PressRelease ITI  2011 May19_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.