regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sábado, 21 de maio de 2011

Advogados poderão emitir seus certificados digitais na VII Conferência dos Advogados do DF

Brasília, 20/05/2011 A OAB/DF firmou, neste mês, acordo operacional para emissão e distribuição de certificados digitais para os advogados inscritos na Seccional. 

A Ordem, atenta à nova realidade da advocacia frente ao advento do processo eletrônico, tem trabalhado para promover a inclusão digital dos advogados, capacitando-os e, com o presente acordo, facilitando e barateando o acesso ao certificado digital, o que sinaliza o engajamento da OAB/DF no cumprimento de sua missão, ressaltou o presidente da Comissão Extraordinária de Processo Eletrônico, Roberto Mariano Soares.

O acordo foi firmado com a Autoridade Certificadora - AC Sincor (Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo), vinculada à hierarquia ICP Brasil, e com a Autoridade de Registro - AR Minc, tendo como objetivo facilitar e democratizar a aquisição do certificado digital pelos advogados do DF. Inicialmente serão disponibilizados postos de emissão dos certificados digitais na sede da Seccional e nas subseções de Taguatinga e Sobradinho, havendo ainda previsão de outros postos, como o que será montado na VII Conferência dos Advogados do Distrito Federal, nos dias 31/05, 01 e 02 de junho.

Segundo o diretor de secretaria administrativa da Seccional, Rubens Murga, o processo eletrônico já é uma realidade nos tribunais superiores, como no exemplo do Supremo, que só aceita habeas corpus em formato digital. Em um futuro não muito distante, os tribunais não trabalharão mais com processos em papel, sendo imprescindível o certificado para garantir a autenticidade da peça eletrônica.

O consultor do ICP Brasil, Manuel Matos, enfatizou que a OAB/DF está cumprindo sua função institucional de capacitar o advogado. Além de fornecer a certificação, capacita o advogado para esse momento de transição de uma sociedade que muda de um modelo gráfico para a nova realidade da economia digital do século XXI.

A VII Conferência dos Advogados do Distrito Federal terá uma sala específica totalmente segura para que os advogados possam adquirir a certificação digital. As inscrições para Conferência estão abertas. Acesse www.conferenciaoabdf.com.br ou (clique aqui).


Assessoria de Comunicação OAB/DF
Por Thayanne Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.