regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 28 de abril de 2011

As dez tecnologias para transformar o nosso mundo

homomorphic-encryption
A Criptografia Homomórfica ocupa o 5º lugar em ordem de importância


Os jornalistas de ciência da revista MIT Technology Review liberou  esta semana sua lista anual das "Dez tecnologias que vão transformar o nosso mundo." De estado sólido baterias para mais conceitos esotéricos, como a criptografia homomórfica, descobrir o que o futuro reserva.

criptografia homomórfica

Como mais e mais informação fica armazenada em servidores remotos nuvem, as empresas e os particulares passaram a se preocupar com a segurança de ter todos os seus ovos em uma cesta de dados digital.  

A incapacidade de computadores em nuvem para manter seus dados criptografados quando ele chega no servidor provou ser particularmente assustador e perturbador. 

Craig Gentry
Craig Gentry da IBM está usando criptografias homomórfica para resolver esse problema.  

De acordo com a Technology Review ", ele mostrou que é possível analisar os dados sem decodificá-los. 

A chave é criptografar os dados de tal forma que a realização de uma operação matemática em que as informações e depois descriptografar o resultado produz a mesma resposta que realizar uma operação semelhante sobre os dados não criptografados ".

Digamos que você queira adicionar 1 e 2, por exemplo: Os dados serão criptografados de forma que se torna um 33 e 2 se torna 54. Depois que os dados criptografados são enviados para a nuvem e processado: o resultado (87) pode ser descarregado a partir da nuvem e descodificada para dar a resposta final do 3.

Agora, o sistema de Gentry corre devagar demais para uso prático, mas ele está trabalhando em otimização para aplicações específicas, tais como bancos de dados para pesquisar os registros. Ele imagina que o sistema poderia estar pronto para o mercado dentro de cinco a 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.