regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sinal verde identifica sites seguros também no Brasil


Já reparou? Todas as vezes que você usa o Twitter, via interface Web, uma sinalização em verde aparece antes da URL, envolvendo o nome do serviço, ali na caixa de endereços do browser, como nas imagens abaixo.

Screen shot 2011-04-19 at 6.50.31 PM
Screen shot 2011-04-19 at 8.45.14 AM
Isso é sinal que você navega em um ambiente seguro. Um sinal bem mais aparente e fácil de identificar do que o prefixo https:// na URL, ou o cadeado fechado no pé da página.
Clicando na área colorida, o navegador abre uma janela com informações detalhadas sobre o certificado de autenticidade do site, como nas imagens abaixo, feitas no Firefox e no Chrome, respectivamente.
Screen shot 2011-04-19 at 6.52.45 PM
Screen shot 2011-04-19 at 6.53.45 PM
“A cor verde na barra de endereços eletrônicos indica que o site possui o chamado Certificado para Servidor Web EV SSL, o padrão mais elevado do setor de segurança da Internet para autenticação de sites”, explica Júlio Cosentino, vice-presidente da Certisign, que já começou a oferecer os certificados da Verisign no Brasil.

“Isso significa que a empresa responsável pelo domínio passou por um rigoroso processo de autenticação de identidade e que a página não está hackeada. Portanto, o usuário pode confiar nas informações transmitidas, e também que as transações online estarão protegidas. O site é seguro, com validação estendida, em inglês, EV de extended validation”, continua Cosentino.

Clientes da Certsign aqui no Brasil, como o Bradesco, já usam a novidade. O UOL também, para serviços como o PagSeguro. E, mais recentemente, até a Organização Humanitária Médicos Sem Fronteiras, para quem a Certsign doou o certificado, para garantir a segurança dos dados nas transações financeiras, realizadas via o site da ONG.

Segundo Heloisa Granja, responsável pelas ações de web da ONG, implementar o certificado no site beneficia os doadores brasileiros.

“Com essa tecnologia podemos oferecer mais tranquilidade e segurança para que as pessoas façam as doações online”, diz ela. Até porque a Médicos Sem Fronteiras é uma organização financiada quase que exclusivamente por doações de pessoas físicas. Por isso, estimular a doação individual é extremamente importante para nós”, completa.

A sinalização lembra a de sinais de trânsito, e funciona em qualquer browser. A cor verde identifica o maior nível de segurança possível. Portanto, liberdade para seguir em frente e concluir as transações. A cor amarela identifica sites com certificação Web tradicional e que  merecem atenção do usuário, que devem checar se realmente estão onde deveriam estar. Já  a cor vermelha identifica sites inseguros. Melhor parar, não prosseguir com a transação.

O preço do Certificado para Servidor Web EV SSL é equivalente ao dos certificados de 128 bits, com validade variando entre um e dois anos, quando precisa ter a licença renovada, informa Cosentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.