regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PF prende 11 por clonagem de cartões de crédito em São Paulo

SÃO PAULO - A Polícia Federal deflagrou operação contra clonagem de cartões de crédito e busca 15 suspeitos na Grande São Paulo e Baixada Santista. Onze pessoas já foram presas. 

Também foram apreendidos cartões clonados, impressoras para fabricação desses cartões e máquinas adulteradas. A operação, batizada de Pós-Habilitado, cumpre ainda 24 mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, a Justiça autorizou o seqüestro de bens e o bloqueio de contas bancárias dos investigados, para futuro ressarcimento à Caixa Econômica Federal e outros bancos lesados.

A investigação começou há cinco meses, depois que uma empresa detectou a instalação fraudulenta de três máquinas adulteradas em estabelecimentos filiados. Funcionários da própria empresa credenciadora foram cooptados pela quadrilha para a instalação das máquinas.

Eles inseriam um dispositivo para transmissão sem fio dos dados ilegalmente capturados, o que permitia a obtenção de trilhas magnéticas clonadas. O uso de notebooks em áreas próximas às de instalação das máquinas permitia que estas não precisassem ser retiradas do estabelecimento.

Após recuperar as trilhas ilegalmente capturadas, a quadrilha confeccionava os clones dos cartões, para uso próprio ou revenda para outros grupos criminosos.

Em alguns casos, comerciantes permitiam o uso indiscriminado de cartões clonados em seus estabelecimentos. O dinheiro era repassado aos criminosos e eles recebiam comissão.

Os cartões clonados eram utilizados para compras de alimentos, eletrônicos, joias e outros produtos, que era vendidos a receptadores pela metade do preço da nota fiscal.

Os suspeitos serão indiciados por furto qualificado, mediante fraude e formação de quadrilha e, se condenados, estão sujeitos a penas que variam de 2 a 8 anos de reclusão.

A operação faz parte do Projeto Tentáculos, desenvolvido pela PF para combater crimes de clonagem de cartão e de fraude em internet banking.

Fonte: O Globo 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 



Já não seria a hora dos bancos pensarem em cartões criptográficos com certificação digital?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.