Carlos Eduardo Gabas |
O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, ao inaugurar Centro de Documentação (CedocPrev) da cidade paulista de Birigui, adiantou que a Previdência Social está se preparando para fazer o gerenciamento eletrônico de documentos, dependendo apenas de últimos acertos para a certificação digital.
A Casa adquiriu uma capacidade de mostrar todo o valor de seus servidores e ruma para acabar com os documentos de papel, ressaltou.
A Casa adquiriu uma capacidade de mostrar todo o valor de seus servidores e ruma para acabar com os documentos de papel, ressaltou.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valdir Simão, disse que a inauguração do Centro de Documentação marca o início de um projeto para o futuro digital da Previdência Social na região. Participaram também da inauguração a superintendente regional do INSS em São Paulo, Elisete Berchiol da Silva Iwai, e a gerente executiva do INSS em Araçatuba, Keiko Aso.
CedocPrev - A unidade, totalmente informatizada, será responsável por receber e digitalizar os processos de benefícios das Agências da Previdência Social do próprio município e das cidades de Araçatuba e Lins. O objetivo da criação dos centros de documentação é o de melhorar a conservação dos documentos e facilitar a localização dos processos, reduzindo o prazo de encaminhamento de informações aos técnicos quando necessário.
A previsão do Departamento de Logística do INSS é colocar em funcionamento, até 2011, o total de 92 CedocPrev. Nos centros estará armazenado, de forma organizada, um volume que ultrapassa a mais de 500 quilômetros de documentos e processos do INSS, se arrumados lado a lado. A cada mês, dão entrada no instituto 160 mil novos processos.
Além da melhoria física dos centros, o INSS está modernizando a guarda dos documentos, com a implantação do Programa de Gerenciamento Eletrônico (PGE), que torna mais ágil a consulta a processos que estão sendo digitalizados.
Capacidade - O CedocPrev de Birigui funciona em uma área de 155 m² na Agência da Previdência Social de Birigui, com capacidade para armazenar 202 mil processos de benefícios. Esse centro deverá receber três mil processos por mês.
O centro de documentação de Birigui é o quarto criado no estado. Há dois na capital e um em Campinas. O primeiro centro da capital, com cinco milhões de processos foi reformulado em 2004 para adequação ao padrão do CedocPrev. O outro, inaugurado em 2007, tem capacidade para 5,7 milhões de documentos. Já o de Campinas foi criado em 2009. A guarda de documentação é coordenada no estado pelo grupo de Gestão de Documentos da Superintendência Regional.
Extraído de: Portal Nacional do Direito do Trabalho
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