regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Emissão de certificados digitais cresce cerca de cinco vezes

O número de certificados digitais emitidos no Brasil ultrapassou a casa de 250 milhões neste ano, um crescimento de 384% ou quase o quíntuplo do volume emitido em 2009, segundo dados da ICP-Brasil.

As iniciativas da Receita Federal, como a nota fiscal eletrônica, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e a regularização de impostos junto ao Fisco foram apontadas por Pedro Cardoso, coordenador geral de Auditoria e Fiscalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, como os principais alavancadores do crescimento.

Somente o processo da Nota Fiscal eletrônica (e-NF), que teve início em 2008, conta atualmente com cerca de 400 mil emissores, com um volume de 1,8 trilhão de notas emitidas. No entanto, avalia Cardoso, esses números demonstram que houve a expansão paralela em outras áreas que justificam o aumento das emissões.

Ele diz que iniciativas como as dos governos municipais, estaduais e a União, cujo objetivo foi dar transparência e combater possíveis fraudes, é um aspecto a ser levantado. Um outro está relacionado à importância do uso profissional que a certificação assumiu para determinadas categorias como, por exemplo, contadores, médicos e advogados. Neste último caso, Cardoso aponta que a adoção em praticamente todo o judiciário de processos eletrônicos, com a possibilidade do tramite jurídico ser feito integralmente pelo meio virtual, foi um importante aliado da certificação digital nos último anos.

Fonte; TI Inside
10 de dezembro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.