regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

domingo, 7 de setembro de 2014

Smartwatches no trabalho?

Smartwatches no trabalho: benção ou maldição para a TI?

samsung gear S 520

Depois de anos lidando com as dores de cabeça do BYOD, profissionais de TI podem, em breve, ser obrigados a suportar os relógios inteligentes

É difícil avaliar se os smartwatches serão populares entre os usuários corporativos, muito menos entre os profissionais de TI que precisarão proteger os dados presentes neles.

Smartwatches Android vão responder à sugestão "OK, Google Now", da mesma forma do Google Voice Search faz.

Um uso potencial dos SmartWatch nos negócios é a emissão de alertas rápidos para os usuários, que não precisarão procurar pelo smartphone na bolsa ou bolso. Um corretor da bolsa de valores, por exemplo, poderia receber um alerta quando um estoque atingisse um determinado preço, ou um médico saberia quando a condição de determinado paciente passasse para crítica.

Os dois exemplos equiparam os SmartWatches com os pagers pessoais da década de 1980, que se tornaram muito populares entre os médicos e corretores.

Lei: Cinco smartwatches preparam o terreno para brigar contra a Apple via @idgnow

Com vantagens.
E se um relógio inteligente no pulso puder fazer todas as coisas que o Google imaginou para o Android Wear, ele poderá vir a ser uma maneira fácil de fazer chamadas e obter direções de tráfego, enquanto dirigimos.

Nesse cenário, um smartwatch assumiria o papel das tecnologias de condução, hands-free, enquanto o Google trabalha no Android Auto SDK para fazer com que os smartphones Android possam interagir com os painéis dos veículos.

Para ser claro, o Google não está particularmente empurrando os smartwatches para ambientes de negócios. Em vez disso, a sua prioridade parece ser torná-los elegantes e úteis o suficiente para que as pessoas tenham vontade de comprá-los e usá-lo, em qualquer lugar.

Em uma sessão da Google I / O, Timothy Jordan, desenvolvedor do Google, declarou que "o desktop e o laptop são ferramentas para o trabalho; e os wearables são ferramentas para a vida."

O comentário de Jordan não foi uma declaração política do Google, é claro, mas se concentra em como as pessoas usam a tecnologia. O trabalho é parte da vida da maioria das pessoas, e trabalho e a vida pessoal estão cada vez mais inseparáveis​​ no século 21.

O BYOD é o retrato fiel desta tendência. Uma mostra fiel do quanto a sociedade moderna exige a mistura de trabalho e vida pessoal, amparada pelas modernas tecnologias de comunicação e informação. O Google abraçou essa realidade mais plenamente com Android for Work, introduzido no I / O; ele é projetado para ajudar a TI a fornecer um ambiente mais seguro para que os funcionários possam ter os dados da empresa nos próprios aparelhos, separando bem o ambiente pessoal do profissional.

O Android for Work fará parte da próxima versão do Android - conhecido por enquanto apenas como Android L - previsto para chegar ao mercado no último trimestre deste ano. O sistema usa as tecnologias Knox, da Samsing e Divide, da inMay.

Voltando aos smartwatches, muitos deles, incluindo o Samsung Gear 2, possuem uma quantidade razoável de capacidade de armazenamento. Assim, empresas de TI terão de se preocupar com eles da mesma formam como se preocupa com dispositivos de computação independentes, e não simplesmente como dispositivos auxiliares, conectados a smartphones com políticas de gestão implementadas através do Android for Work.

Dado que os smartwatches ainda estão evoluindo, vários analistas continuam sem saber que demandas de segurança a TI terá.

Além de atuar como um pager, usado no pulso para alertas, outras possibilidades de uso corporativo começam a vir à tona: smartwatches poderiam ser usado para substituir os cartões de identificação dos funcionários ou como uma maneira mais rápida de verificar e-mails ou fazer chamadas telefônicas. Todas essas funções já podem ser realizada com os aparelhos disponíveis hoje.

A simples conveniência de usar um smartwatch pode não ser persuasiva e importante o suficiente, para que os relógios inteligentes mereçam apoio, autorização ou financiamento de empresas e seus departamentos de TI.

"Muitos exemplos do que um trabalhador pode fazer com um smartwatch estão vindo do que esse trabalhador já pode fazer hoje com um smartphone. Se as empresas gastaram tempo e dinheiro tornando seguro o uso de smartphones, por que não investir em um relógio?" pondera Carolina Milanesi, diretora de pesquisa da Kantar WorldWide.

"Ok, legal, então meu relógio poderia substituir o meu crachá de identificação. Mas se tudo o que poderei fazer em ele já posso fazer com o meu telefone, então por que gastar 200 dólares em um relógio?", questiona Rob Enderle, analista do Enderle Group. As empresas não estão ansiosas deslocar as tecnologias de cartão magnético para chip-and-PIN, RFID ou NFC - que são, indiscutivelmente, soluções mais convenientes e seguras.

Isso poderia ser uma indicação clara de que as empresas têm pouco interesse​ em abraçar os smartwatches, disse Enderle. "Wearables têm potencial para desempenhar um papel maior nas empresas. Não tenho dúvidas de que haverá empresas com soluções SmartWatch e até mesmo as empresas que correrão para implantá-los, mas podermos conta-las nos dedos".

Na opinião do analista, para justificar o custo de implantação e suporte de smartwatches, uma empresa precisará identificar uma vantagem única e crítica, não disponível através de uma tecnologia já existente. "Talvez um smartwatch possa oferecer alertas para alguma forma de ameaça significativa, como temperatura corporal elevada durante a execução de determinada tarefa", exemplificou Enderle.

Um SmartWatch com um sensor especial poderia alertar um usuário para uma mudança corporal sutil - não apenas de temperatura - que poderia vir a ser uma ferramenta significativa na luta contra doenças do trabalho.

É exatamente este tipo de conjectura que está ajudando a impulsionar a inovação dos smartwatchs.

Na opinião de Ramon Llamas, analista da IDC, o SmartWatch pode ter um grande potencial também entre os executivos, se o Google e outras empresas puderem combinar o contexto de um trabalhador em determinado momento do dia com a sua agenda.

"Me pergunto como wearables contextuais poderão saber o que você está fazendo e onde você estará em um determinado momento para, de posse dessas informações, combinadas com outras informações recebidas por e-mail ou outra forma de comunicação, poderem emitir alertas que ajudem o usuário a decidir o que fazer, como agir e se comportar", disse Llamas.

Matt Hamblen, Computerworld/EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.