regina@cryptoid.com.br
Faça parte desse projeto você também!
Conteúdo
O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:
Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..
Matérias organizadas por data de publicação
-
▼
2014
(195)
-
▼
09/07
(10)
- INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04 de 12 de novembro de 2010
- Substituindo certificados com Algoritmo SHA-1 por ...
- List of Operating Systems, Browsers, and Servers W...
- The HTTPS Phishing Websites will double by the end...
- Brasil é o segundo país mais afetado por sites de ...
- NFC-e - Receita divulga lista de empresas do varej...
- Pela neutralidade, empresas criam o dia da Interne...
- Câmara dos Deputado confere validade jurídica aos ...
- Requerimento de seguro-desemprego pode ser informa...
- Smartwatches no trabalho?
-
▼
09/07
(10)
terça-feira, 9 de setembro de 2014
Pela neutralidade, empresas criam o dia da Internet lenta
:: Luís Osvaldo Grossmann*
:: Convergência Digital :: 08/09/2014
Na tentativa de mobilizar internautas em defesa da neutralidade de rede – e particularmente ao se aproximar o fim da consulta pública da americana FCC sobre o tema – grandes empresas da Internet organizam para a próxima quarta, 10/9, um dia de alertas e protestos.
Mozilla, Reddit, Foursquare, Kickstarter, Vimeo, Etsy, Namecheap, entre outras, vão destacar as questões relacionadas à neutralidade de rede em seus sites e estimular o envio de mensagens à Federal Communications Commission, ao Congresso dos EUA e à Casa Branca. Em especial, vão tentar demonstrar as consequências de a FCC permitir que provedores ofereçam “vias expressas” de acesso à rede.
Não será a primeira manifestação do gênero, mas é até aqui a que mais mobilizou empresas. Entre as atividades previstas, os sites vão simular o carregamento lento de conteúdos nas páginas, de forma a demonstrar o que entendem seria o efeito prático da adoção da proposta da agência reguladora americana: conexões de baixa velocidade para a maioria, com acesso privilegiado a quem pagar mais.
“É difícil explicar o que é a neutralidade de rede, por isso queremos demonstrar o que está em jogo. Acho que as palavras mais odiadas da Internet são ‘por favor, aguarde, carregando...’. Se as pessoas não se unirem em defesa da neutralidade, vamos passar a ver isso com muito mais frequência”, disse ao jornal The Guardian Evan Greer, do grupo Fight for the Future, que organiza os protestos.
Reclassificação
Em abril, o presidente da FCC, Tom Wheeler, apresentou a proposta de novas regras sobre as ofertas de conexões à rede. Ela prevê que “prioridade oferecida exclusivamente por um provedor de banda larga a um afiliado deve ser considerada ilegal até prova em contrário”. A interpretação mais comum é que acordos de privilégio com terceiros seriam legais.
Os protestos foram imediatos – americanos chegaram a organizar um ‘Occupy FCC’ – e ao abrir uma consulta pública sobre o tema a agência reguladora já recebeu mais de um milhão de mensagens. A data do protesto no dia 10 foi escolhida por ser próxima ao fim do período de contribuições (15/9).
A discussão se dá porque depois de a FCC baixar regras proibindo provedores de bloquear conteúdos, em 2010, a medida foi questionada na Justiça. No início do ano, uma decisão deu ganho à Verizon: a Justiça entendeu que a FCC não tem poderes para impor esse tipo de controle aos provedores de acesso à Internet.
Daí que venha ganhando corpo a pressão pela reclassificação desse serviço, aproximando-o de telecomunicações. Resguardadas as diferenças de modelo, é mais ou menos como a discussão existente no Brasil de reclassificar a oferta de banda larga como serviço público, sujeitando-a a um controle maior da nossa Anatel.
* Com informações do The Guardian e contribuição de Ricardo Theil
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37759&sid=4#.VA8Jvk10xao
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua participação.