regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Brasil é o segundo país mais afetado por sites de phishing HTTPS

O Google recentemente anunciou que melhoraria o ranking de busca de sites HTTPS em seu motor de busca. Isso pode incentivar os proprietários de sites a mudar de HTTP para HTTPS, e também os cibercriminosos.


Os países mais afetados onde há mais visitas a sites de phishing HTTPS são Estados Unidos, Brasil e Japão.

Recentemente, a Trend Micro – líder em segurança na era da nuvem – descobriu um caso em que usuários buscavam a versão segura de um site de jogos, mas eram direcionados a um site de phishing. A empresa pesquisou os sites de phishing que usavam HTTPS e foram bloqueados pela tecnologia de reputação web da Trend Micro entre 2010 e 2014. Com base nessa investigação, é possível perceber que o número de sites de phishing está aumentando e a expectativa é que dobre nesta última parte do ano, devido à temporada de feriados.

Uma das razões para esse aumento é que é fácil para os cibercriminosos criarem sites que usam HTTPS: eles podem comprometer sites que já usam HTTPS, ou usar sites legítimos de hospedagem ou outros serviços que já utilizam HTTPS. Não há a necessidade de adquirir seu próprio certificado SSL, uma vez que eles abusam e ou comprometem servidores que têm certificados válidos.

Esta técnica de aproveitamento relacionado também pode ser vista em phishing para dispositivos móveis. Recentemente, a Trend Micro encontrou uma página de phishing relacionada ao Paypal, que empregava HTTPS e certificados válidos. Aparentemente, a página falsa estava hospedada em um site legítimo, o que sugere que o mesmo foi comprometido.

Para detectar se um determinado site é um site de phishing, os usuários precisam verificar a validade do certificado e procurar pelo nome para o qual ele é emitido, normalmente o mesmo nome do domínio. Na imagem, mobile.paypal.com é o nome para o qual o certificado foi emitido e a organização é a Paypal, Inc. O certificado do site de phishing não tem essas características.

Neste ataque de phishing em dispositivos móveis, buscar o "HTTPS" e o ícone do cadeado na barra de endereços antes de fornecer qualquer tipo de credenciais não é o suficiente. Alguns dos navegadores em dispositivos móveis não necessariamente mostram o cadeado que representa o SSL facilmente. Por exemplo, o navegador do Windows para dispositivos móveis (Internet Explorer), mostra o ícone do cadeado, mas os usuários não podem clicar sobre ele para ver os detalhes do certificado.

Conforme mais e mais sites usam SSL devido ao aumento que ele proporciona nos rankings de busca do Google, os usuários terão que tomar consciência de que o cadeado do HTTPS não é mais um sinal de que estão visitando um site seguro. Eles devem, primeiramente, verificar a validade do certificado, antes de prosseguir para a inserção de credenciais e informações de identificação pessoal. Além disso, também é recomendável que não sejam realizadas transações, a não ser em aplicativos autorizados e de fontes legítimas em dispositivos móveis.

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Incorporated, líder global em segurança em nuvem, proporciona a empresas e consumidores um mundo seguro para a troca de informações digitais, por meio da segurança para conteúdo na internet e gerenciamento de ameaças.
Com mais de 20 anos de experiência, a empresa é pioneira em segurança para servidor. Nós oferecemos segurança altamente conceituada, baseada em cliente, servidor e em nuvem, que atende às necessidades de nossos consumidores e parceiros, impede ameaças mais rápido e protege dados em ambientes físicos, virtualizados e em nuvem.

Potencializados pela infraestrutura Trend Micro™ SmartProtection Network™, nossos produtos, serviços e segurança, líderes na indústria de cloud-computing, impedem a ação de ameaças de onde quer que elas surjam, na internet, com o apoio de mais de 1.200 especialistas em inteligência de ameaças em todo o mundo. Para informações adicionais, visite www.trendmicro.com.

Fonte: Brasil é o segundo país mais afetado por sites de phishing HTTPS

Leia Também

The HTTPS Phishing Websites will double by the end of 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.