regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ITI disponibiliza software de gerenciamento de certificados

02-Jun-2011: Brasília - DF 



O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) está disponibilizando o Sistema de Gerenciamento de Certificados da ICP-Brasil.

Trata-se de um software que acompanha o ciclo de vida do certificado digital, ou seja, da sua emissão até o cancelamento ou término da sua data de validade.

Estão sendo disponibilizadas duas versões executáveis do gerenciador até agora desenvolvidas.

Uma destinada à AC-Raiz, chamada Ywapa, ou seja, raiz em tupi-guarani e outra para as ACs normativas, que não emitem diretamente o certificado para o cliente final, mas que estabelecem regras específicas para atender as suas necessidades, como é o caso da AC-Receita, AC-Jus, entre outras. 

Esse segunda versão recebeu o nome de Ywyra, que significa galho em tupi-guarani., 

Maurício Coelho
Segundo o diretor de Infraestrutura e Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, os códigos-fonte dos sistemas serão liberados assim que o processo em andamento de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) seja finalizado. 

Os interessados deverão encaminhar uma solicitação formal para o ITI que fornecerá os sistemas. Os gerenciadores foram desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Fonte: ITI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.