regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fraude bancária preocupa brasileiros



POR CAMILA FUSCO
FOLHA DE SÃO PAULO
Na esteira da preocupação global sobre perda de dados agravada pelo caso envolvendo a Sony, uma pesquisa feita no Brasil revela que a população nacional está muito preocupada com suas informações pessoais. 

Segundo o levantamento Security Index, produzido pela empresa de tecnologia Unisys e que apura os principais temores das populações sobre segurança, ter os dados bancários roubados é atualmente a maior preocupação dos brasileiros em relação às suas finanças. 

Da base de 1.509 pessoas entrevistadas entre 18 e 65 anos, 86% temem ter os dados de cartões de crédito ou de débito roubados. 

O medo é maior entre a população com menor escolaridade --beirando os 90%--, mas fica em torno de 81% mesmo entre aqueles com ensino superior. 

"Os bancos têm hoje um dos melhores índices de governança do mundo, mas em geral, pelo fato de o usuário não se proteger devidamente, a preocupação recai sobre todo o sistema", afirma Almir Alves, professor da FIAP. 

Para André Vilela, da Unisys, porém, a interpretação é diferente.
"Quando se começa a impor mecanismos de segurança entre as instituições bancárias, as pessoas ficam em alerta do próprio risco", diz. 


Editoria de Arte/Folhapress

Entre a lista de preocupações, aparece também saúde pública, como epidemias e surtos de doenças (citados por 79% da base). Essa variável, segundo Vilela, tende a aumentar quando existem ocorrências como as da gripe suína, que deixaram a população mundial em alerta. 

Na terceira colocação, citada por 77% da população aparece o temor de roubo de dados pessoais, como documentos de identidade e CPF, que podem servir de base para outros tipos de fraude. 

MEIOS DIGITAIS
 
Apesar do temor de fraudes, os brasileiros abraçaram de vez os meios digitais para transações bancDe acordo com a pesquisa que será apresentada hoje pela Febraban no Ciab, evento de tecnologia da entidade, cerca de 55% das 56 bilhões de transações em 2010 são feitas eletronicamente.
Entre os canais usados, os caixas automáticos atingiram 32%, com 17,8 bilhões de transações. A internet atingiu 22,9%, ou 12,8 bilhões. 

O serviço online cresceu 27,4%, ante 12,5% dos caixas eletrônicos. As agências representaram apenas 9% do total.

Fonte: FOLHA.COM  04/05/2011 - 07h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.