regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Como conectar seu iPad à rede da empresa com segurança?

Utilizar uma VPN em ambiente corporativo ajuda a proteger os dados da companhia de acessos indevidos; processo no tablet da Apple não é complicado

Há várias maneiras de proteger seu iPad e seus dados contra ataques maliciosos, e uma delas é de interesse específico de usuários corporativos: a rede privada virtual (VPN).

Em seu modo padrão, sem nenhum programa adicional, o iPad suporta três tipos de VPNs: L2TP (Layer 2 Tunneling Protocol), PPTP (Point-To-Point Tunneling Protocol) e Cisco IPSec (Internet Protocol Security). Todos eles fazem a mesma coisa, mas de maneiras diferentes. O tipo de VPN que você configura em seu iPad depende inteiramente da tecnologia que está estabelecida na rede em que você se conecta.

O tablet da Apple também possui suporte para as chamadas VPNs SSL, que utilizam os mesmos protocolos  usados pelos sites quando eles querem proteger a conexão para que você possa enviar dados sensíveis, sem se preocupar com outra pessoa mexendo nesses dados. O iPad suporta VPNs SSL da Juniper, Cisco e F5, apesar de você precisar baixar clientes deles na App Store. Também é possível criar sua própria configuração de VPN SSL, se assim desejar.

Configure


Como não é possível neste espaço fornecer detalhes de todas as configurações possíveis de uma VPN, vamos explicar como configurar uma usando o Cisco IPSec, que é relativamente comum. Para qualquer outro tipo, siga os procedimentos gerais.

Comece indo em Ajustes, Redes e toque em VPN. Selecione Adicionar Configurações de VPN e então IPSec.  Será preciso preencher uma tela de configuração com os detalhes a seguir:
- Servidor (o endereço de IP ou nome DNS do roteador VPN)

- Conta (também conhecida como nome de usuário)
- Senha
- Um certificado (que será fornecido para o seu iPad pelo administrador da VPN) ou (em um campo abaixo) um segredo (uma espécie de segunda senha que fornece outra camada de autenticação; ao contrário da sua senha, o Segredo não é específico para o usuário).
- Nome de Grupo/Group Name (usado para designar privilégios de acesso apropriados para diferentes tipos de usuários; por exemplo, seu grupo de TI provavelmente possui diferentes tipos de acesso comparado ao setor de Vendas).

Antes de ter o trabalho de digitar tudo isso manualmente, verifique com seu departamento de TI. Eles podem estar habilitados a usar o Utilitário de Configuração do iPhone (iPhone Configuration Utility) para criar um perfil de configuração, que você instala no iPad e então configura a rede VPN para você.

vpnipad01.jpg
Tablet da Apple suporta três tipos de VPN
 

Como usar

Uma vez que a rede VPN esteja configurada, é simples usá-la. Quando quiser se conectar a ela,, basta abrir novamente Ajustes, tocar em VPN, selecionar a configuração que queira usar (se tiver mais de uma) e acionar a VPN na chave de on/off. Digite uma senha (se já não estiver salva em suas configurações) e alguns segundos depois já estará conectado.

Nesse ponto, é possível conectar-se a sua rede e fazer o que precisar, que ela deve funcionar corretamente. O único sinal visível de que você está usando uma VPN é o pequeno ícone no canto superior esquerdo da tela. Quando terminar, volte às configurações da VPN, mude a chave para off e ela será encerrada.

Se estiver usando uma VPN SSL, pode tirar vantagem da opção “VPN sob demanda”. Assim não é nem preciso acioná-la. Sempre que tentar acessar um site ou um recurso atrás de uma VPN, ela iniciará automaticamente e será fechada quando você terminar.

Fonte:MacWorld

Um comentário:

  1. Oi Regina, muito bem explicado parabéns!
    Consegui fazer a conexão VPN com a rede da empresa, aparecendo o pequeno ícone no canto superior esquerdo, VPN. Agora como faço para acessar a rede e baixar um arquivo e salvar?
    Já tentei pelo Safari digitando o IP da rede: http://192.168.1.2 mas recebo a mensagem que não posso acessar o servidor. O acesso é pelo Safari mesmo?
    Obrigado, att Florencio Mello

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação.