Fórum sobre Prontuário Eletrônico: CFM quer implantar piloto de certificação digital ainda este ano | ||
O gerente médico do Hospital Samaritano, Enéas José Faleiros, observou que o processo de implantação de certificação digital naquela instituição está sendo feito em fases: “já temos 1.700 certificados emitidos e investimos diretamente R$ 325.000,00 no projeto-piloto.” E garante: “tivemos 100% de adesão dos profissionais envolvidos e os próprios médicos foram treinados para operarem o sistema.” Para Faleiros, o hospital – mesmo custeando o projeto integralmente – já está economizando com a redução do uso do papel. Kaio Jia Bin, diretor de TI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), explicou que o projeto-piloto foi iniciado no setor de UTI, por ser um ambiente controlado. “Após um ano de avaliação na Unidade, a assinatura digital foi adotada nos ambulatórios, já com melhor aceitação por parte dos médicos”, relatou. Para o cirurgião geral José Ricardo Guimarães, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a instituição agiu de forma diferenciada, estimulando o uso do certificado digital em todas as dependências do hospital. Segundo Guimarães, “a implantação do projeto foi feita no dia 15 de abril de 2009, Em apenas 10 dias 71 médicos já possuíam o certificado e 2.500 páginas impressas já haviam sido economizadas, comprovando o sucesso da iniciativa.” Durante a exposição do último painel do evento, sobre Perspectivas e avanços no Prontuário Eletrônico e Registro Eletrônico em Saúde, o primeiro vice-presidente do CFM, Carlos Vital, lembrou que a Resolução nº 1821, de 11/07/2007 estabeleceu as regras para implementação de prontuários eletrônicos e criou um selo de qualidade para validar esses sistemas pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (Sbis). Atualmente, existem no país seis sistemas certificados pela Sociedade. De acordo com Vital, a validação pela Sbis é fundamental para que os dados dos pacientes sejam incluídos em ambientes virtuais. Para ele, esse cuidado é importante tanto para a segurança do médico como do paciente. Vital alertou que os sistemas que já operam, mas não são validados pela Sbis, devem procurar fazê-lo. No encerramento do simpósio, d'Avila, ponderou que é importante subsidiar as instituições que não seguem essas instruções para que seja possível progredir nesse processo. “Este é um momento histórico importantíssimo para o futuro, que deverá colocar em prática um serviço de excelência para toda a sociedade", finalizou. Fonte: CERMESP |
regina@cryptoid.com.br
Faça parte desse projeto você também!
Conteúdo
O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:
Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..
Matérias organizadas por data de publicação
-
▼
2011
(426)
-
▼
05/01
(24)
- USA lança estratégia para proteger os consumidores...
- Ministro Felix Fischer recebe magistrados do Merco...
- President Obama’s New Role: Identity Protector in ...
- Cremesp - Projeto-piloto demonstra otimização de t...
- Penalizar as empresas por vazamentos de dados pode...
- Como conectar seu iPad à rede da empresa com segur...
- Fraude bancária preocupa brasileiros
- Guia eletrônica de trânsito animal é oficializada
- Receita Federal realizará leilão eletrônico de pro...
- Balanço da evolução do mercado português de certif...
- CFC pública resolução com novas regras para a tabe...
- O que é Conectividade Social - CertDicas
- Novo RG deve começar a ser expedido em julho
- Penalizar empresas por vazamentos de dados é polêm...
- Polícia descobre esquema de estelionato eletrônico
- Certificação Digital e o Futuro da Saúde no Brasil
- Novo RG será gratuito para os primeiros 2 milhões ...
- Novo método de codificação protege senhas de forma...
- ITI está em fase final de instalação do carimbo de...
- Brasileiro terá de pagar até R$ 40 por nova cartei...
- Bebês serão registrados dentro da maternidade no R...
- Você é PJ?: Começa temporada de declaração de IR
- Cofen aprova convênio para implantar certificação ...
- Aos 40 anos, e-mail continua avesso a mecanismos d...
-
▼
05/01
(24)
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Cremesp - Projeto-piloto demonstra otimização de tempo e redução de gastos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua participação.