regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Contratos particulares podem ser celebrados por meio eletrônico


Por Reinaldo de Almeida Fernandes

A dinâmica das relações empresariais corporativas não mais se limita aos contratos escritos ou impressos em papel e assinados manualmente. 

Dentre os elementos jurídicos e legais que interessam aos agentes econômicos, a disciplina dos contratos foi das mais influenciadas, positivamente, pelos avanços tecnológicos decorrentes da regulamentação dos documentos eletrônicos, com a incorporação dos conceitos de assinatura digital e carimbo de tempo.

Na medida em que se pode garantir, tecnicamente, aos documentos eletrônicos, por meio de padrões internacionais, que a autenticidade, integridade, confidencialidade, irretratabilidade e tempestividade sejam reconhecidas por lei, a força probatória e capacidade executiva dos contratos eletrônicos tornam-se de efetiva aplicação no desenvolvimento dos negócios.

Os contratos, em geral, como declaração de vontade das partes, no que se refere às obrigações de qualquer natureza e valor, têm sua veracidade presumida em lei em relação a seus signatários, inclusive quando tal declaração é reproduzida ou registrada em meio eletrônico ou digital, fazendo prova plena do que neles conste, seja para colocá-los em circulação, como títulos eletrônicos de crédito, seja para cobrar a execução das obrigações neles contidas frente a terceiros, a órgãos da administração e mesmo ao Poder Judiciário, como título executivo ou prova escrita.

Importante marco na incorporação dos documentos eletrônicos ao cotidiano das relações juridicamente relevantes foi a efetiva implantação da Lei do Processo Judicial Eletrônico, que, dentre outras importantes disposições, reconhece como originais os documentos em forma eletrônica que sejam juntados aos autos dos processos pelos órgãos da administração, pelos órgãos e servidores do Poder Judiciário ou Ministério Público e seus auxiliares, autoridades policiais, ou pelos advogados das partes.

Partindo-se da constatação que um processo judicial consubstancia a mais grave e formal relação jurídica que pode haver entre pessoas naturais ou jurídicas, ou entre quaisquer deles e entes da administração, e que essa relação, com absoluto amparo legal, pode ser inteiramente desenvolvida por meio exclusivamente eletrônico, certamente os contratos particulares, como já reconhece a lei, podem, também, ser celebrados e executados por meio desse meio, sem quaisquer restrições quanto à sua força probatória e capacidade de instrumentar execução de obrigações, desde que atendidos os requisitos quanto à disciplina técnica de sua constituição, exigidos na legislação aplicável.

Como se constata, a força probatória e executiva dos contratos eletrônicos é uma realidade com respaldo na legislação, tendo como exigência para essa validade que tais documentos sejam produzidos em atendimento às disposições das normas e regulamentos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP/Brasil), no que se refere à assinatura digital, aliada, para fins do reconhecimento de tempestividade nos procedimentos que instrumentam, à certeza da data e hora de sua criação e sua irretroatividade, elementos derivados do carimbo de tempo.

Reinaldo de Almeida Fernandes é advogado e analista de sistemas em Florianópolis, sócio de R. A. Fernandes, Scheidt Cardoso Advocacia e Consultoria, MBA em Direito Econômico Empresarial, assessor jurídico da BRy Tecnologia.

 Fonte: Conjur 

3 comentários:

  1. Adorei seu blog!!!

    Passei aqui par aconvidar você para conhecer meu blog.

    Quando puder passe por lá, vai ser prazer ter sua companhia.

    bjs

    www.tatidesignercake.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Regina, acompanho seu blog a um bom tempo, e ele sempre me ajuda a me manter atualizada. Gostaria de ouvir sua opinião sobre um problema, que como advogada contratualista, enfrento com meus clientes, a falta de confiança na veracidade do conteudo do contrato , deixe- me explicar, quando as partes celebram um contrato tradicional (papel) uma das partes verifica se o conteudo foi exatamente o que ela aceitou, então é incluido carimbo e visto do juridico e na folha de assinaturas há assinatura manual dos representantes legais da empresa. O contrato é então encaminhada para outra parte que verifica se o conteudo é exatamente o que ele concordou, seu juridico carimba e vista todas as folhas e os representantes legais assinam. Assim se consta o carimbo e visto do juridico em todas as folhas e a assinatura da folha de assinaturas, significa dizer que a versão é efetivamente a aprovada. Agora o que é possivel fazer em um contrato digital para ter segurança que o contrato assinado digitalmente, todas as sua paginas são efetivamente aquelas acordadas pelas partes?

    Abraços

    Andreia Marcelino

    ResponderExcluir
  3. Olá Andreia,
    Uma das garantias de documentos eletrônicos assinados digitalmente justamente é a inviolabilidade. Sem entrar no aspecto técnico, a assinatura digital produz um resultado matemático do documento assinado e qualquer alteração, mesmo que seja apenas de um espaço colocado a mais, invalida as assinaturas digitais deste documento.
    Desta forma, uma assinatura eletrônica com certificados digitais, dá ao documento assinado a comprovação de integridade, inviolabilidade, irrefutabilidade. O Carimbo do Tempo agrega a possibilidade de comprovação da tempestividade do documento e temporalidade da assinatura digital.
    Muito mais seguro que um documento impresso carimbado e rubricado pelos advogados responsáveis, porque um carimbo de um departamento jurídico pode ser facilmente replicado e um executivo não consegue distinguir as rubricas de seus advogados.
    Coincidentemente, hoje fui ao cartório para assinar um documento por autenticidade. Assinei e ia rubricar as páginas na frente do tabelião e esse me disse que não seria preciso porque eles não conferem as rubricas.
    Na assinatura dos contratos eletrônicos, basta você estipular uma ordem para as assinaturas como: o solicitante do contrato, o jurídico da empresa, o financeiro etc e por último os signatários principais. Esses estarão muito mais tranquilos para assinar os contratos apresentados.
    Conheça o www.portaldeassinaturas.com.br pegue gratuitamente créditos e simule assinaturas de um contrato. Basta você e os outros signatários possuírem certificados ICP Brasil válidos. Não precisa ser um contrato, basta ser um documento PDF com qualquer conteúdo.
    Experimente e depois de diz o que achou.
    Um abraço,
    Regina

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação.