regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Certificação Digital em fim chega à Universidade

Certificação digital começa funcionar na segunda-feira

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) passa a emitir eletronicamente, em caráter experimental, planilhas de matricula e históricos escolares, com assinatura e certificação digital, a partir do meio-dia de segunda-feira (9). 

As planilhas poderão ser utilizadas pelos estudantes para solicitação do passe livre à Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU). Alunos que efetuarem suas matriculas até a meia-noite de sexta-feira (6) terão suas planilhas liberadas na página da UFMT, a partir do meio-dia de segunda-feira (9). 

A medida que o processamento de matricula for concluído, as planilhas dos estudantes dos demais cursos serão liberadas. 

Para obter sua planilha, o aluno deverá acessar a página da UFMT (www.ufmt.br), entrar no Portal do aluno e escolher a opção informações acadêmicas. 

A seguir, digitar o número de Registro Acadêmico (RGA) e senha. 

Na página do aluno, escolher a opção "documentos autenticados". 

O sistema acadêmico exigirá a atualização dos dados cadastrais do estudantes, antes de liberar a planilha. 

Até 2006, os formulários para solicitação do passe livre eram preenchidos manualmente, assinados pelos coordenadores de curso, previamente cadastrados na MTU, e encaminhados pelos estudantes juntamente com a planilha de matrícula. 

2 comentários:

  1. Olá Regina, Sou o Prf. Francisco Reinaldo. Parabenizo-a pelo seu blog. Gostaria de informar que o Laboratório de Inteligência Computacional (LIC), do UnilesteMG já está emitindo certificados de minicursos de seus membros com assinatura digital de seus professores desde fevereiro deste ano. (2011), através de testes válidos feitos em 2010. Acreito ser pioneiro na área de educação, neste sentido.

    Grd. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Vislumbramos muitas aplicações com o uso da certificação digital para o meio acadêmico. Dá matrícula ao diploma passando por toda a parte administrativa. Sempre esbarravamos na questão custos, essa é a grande verdade. Mas sem dúvida quando tivermos casos de sucesso que demosntrem a agilidade, confidencialidade, segurança, gestão das informações e melhor atendimento ao aluno, outras universidades e escolas vão aderir. Então, vamos divulgar as aplicações! um abraço

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação.