O ano de 2011 já começa com algumas mudanças, no setor político.
A primeira presidente começou a comandar o País, entre essas mudanças estão as novas Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito que já começaram a ser implantadas e também o novo modelo de identidade (RG).
A primeira presidente começou a comandar o País, entre essas mudanças estão as novas Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito que já começaram a ser implantadas e também o novo modelo de identidade (RG).
Novas Certidões
As novas certidões que já começaram a ser emitidas na região norte do País e começarão a ser implantadas na região sudeste e sul a partir do dia 31 de janeiro de 2011, terão uma série de mudanças para torná-las mais seguras.
O papel fornecido pela Casa da Moeda terá algumas marcas de segurança.
Os Cartórios também irão receber uma certificação digital que facilitará a emissão de certidões de nascimento na maternidades, por meio de acordos e serventias a Centros de Saúde conforme regulamenta o Provimento 13 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).
O Escrevente Autorizado de Santa Izabel do Oeste, Ricardo Gentil Marcon Junior destaca que não haverá grandes mudanças para população. "A diferença no papel tornará esses documentos mais seguros, tornando mais difícil as falsificações, no entanto, para as pessoas continua o mesmo processo, não haverá custos, somente em casos de 2ª via, ai sim será cobrado pela emissão como ocorre hoje normalmente.
Quem possui a certidão do modelo antigo não precisa se preocupar, pois continuam valendo", diz.
As certidões serão elaboradas conforme vários elementos de segurança, dentro de mecanismos semelhantes aos da impressão das cédulas de real, embora em papel de outro tipo as certidões também contarão com imagens diferenciadas na base do papel, para dificultar falsificações e padronizar as certidões em todo Brasil.
Até o final do mês de abril todos os Cartórios do Brasil deverão estar emitindo as novas certidões.
Novo RG
No final de 2010, foi lançado o novo modelo de Carteira de Identidade que começa a vigorar em 2011 e gradativamente substituirá as atuais cédulas do RG.
O governo investirá cerca de R$ 90 milhões para tornar o documento mais seguro, evitando assim as chances de falsificação. O novo RG, que se chamará RIC - Registro de Identidade Civil promete ser um dos mais modernos em todo mundo. Ele será feito de policarbonato (um plástico altamente resistente) e terá um certificado digital.
O novo RIC contará com informações como gênero, nacionalidade, data de nascimento, tipo sanguíneo, cor da pele, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e também informações referente a outros documentos como titulo de eleitor e CPF. O novo documento de identidade terá o formato de um cartão de crédito, em deverá estar em circulação ainda este ano.
Fonte: Jornal Novo Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua participação.