regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Internet baterá a marca de 2 bilhões de usuários

Destak Jornal - SP - Mundo

O número de usuários da internet passará a marca de 2 bilhões neste ano, e vai se aproximar de um terço da população mundial (estimada em 6,9 bilhões de pessoas), apontou relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Segundo a agência da ONU, nos últimos cinco anos, o número de internautas dobrou. Só em 2010 serão 226 milhões de novos usuários, sendo que 162 milhões estarão nos países em desenvolvimento, onde o crescimento agora é mais elevado.

Apesar disso, 71% da população dos países desenvolvidos estará on-line até o final do ano, ante 21% da população dos países em desenvolvimento (veja ao lado a comparação por continente).

Banda larga

A UIT afirmou que é essencial para os países em desenvolvimento ampliar a oferta de conexões de alta velocidade. Para a agência, a banda larga pode gerar empregos, alavancar o crescimento e a produtividade e dar base à competitividade econômica em longo prazo.

O acesso à internet nas escolas e empresas é essencial para os países em desenvolvimento, onde apenas 13,5% da população tem internet em casa, ante 65% nos países desenvolvidos.


20/10/2010

Considerações sobre a matéria

Usuários de internet? Essa expressão logo logo não será mais utilizada. Seremos todos usuários da internet, do meio eletrônico.

É mandatório que organizações e os “usuários da internet” tenham atenção com a questão da identificação e segurança no meio eletrônico.

Precisamos ter muita atenção com a navegação em sites não identificados. Precisamos criar o hábito de conferir a identidade dos sites que visitamos. Os sites que podemos navegar com tranquilidade exibem selos de segurança com a tecnologia da certificação digital. São validados por autoridades certificadoras reconhecidas que atestam a propriedade do site e garantem o sigilo da comunicação entre o usuário e os servidores da organização.

Precisamos também ter atenção à mensagens que recebemos e a autoria e a inviolabilidade dos documentos eletrônicos. Hoje a tecnologia de identificação, inviolabilidade, assinatura e sigilo no meio eletrônico está disponível e é muito simples para usuários que não são técnicos em tecnologia. Não menos importante é conferir o momento em que o documento foi criado e suas respectivas alterações.

 Isso tudo pode parecer complicado, mais muito em breve estaremos utilizando a tecnologia da certificação digital com a mesma habilidade  que hoje utilizamos a caneta para assinar nossos documentos.

Regina Tupinambá

Leia também Veja como é muito fácil assinar seus documentos eletrônicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.