regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

domingo, 20 de julho de 2014

CASE - DIPLOMA ELETRÔNICO

Centro Universitário Belas Artes (SP)

"Não há dúvidas de que a segurança é o principal benefício da assinatura digital, mas não se pode deixar de mencionar a comodidade que a tecnologia proporciona, tanto para quem assina, quanto para quem precisa consultar o documento", João Miranda Gomes, Gerente de TI do Centro Universitário Belas Artes.
DESAFIOS:

- Garantir a autenticidade do diploma;
- Agilizar processos;
- Melhorar a produtividade.
O Centro Universitário Belas Artes foi a primeira instituição privada do Brasil a utilizar o diploma eletrônico assinado digitalmente. Precursora no segmento, a Belas Artes foi impulsionada a utilizar o Certificado Digital por conta da segurança que a assinatura digital garante ao diploma.

A partir da adoção da tecnologia, notaram-se outros benefícios: a agilidade nos processos e a facilidade que a tecnologia proporciona para a consulta do documento, seja por parte do aluno formado ou por parte da empresa que pretende contratá-lo e precisa ter a certeza de que as informações prestadas são verídicas.

SOLUÇÃO:

A solução foi o uso do Certificado Digital ICP-Brasil no Portal de Assinaturas Certisign para assinar digitalmente os diplomas dos alunos. O Portal de Assinaturas é uma plataforma de serviços que permite a assinatura de qualquer tipo de documento eletrônico de forma simples, segura, sustentável e de qualquer lugar do mundo.
Ou seja: a assinatura manuscrita deu lugar à assinatura digital, que possui validade jurídica, garantida pela legislação brasileira, por ser gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil.
Entenda como funciona:
  • faz-se o upload de um ou centenas de documentos no Portal de Assinaturas;
  • o sistema notifica cada um dos signatários indicados;
  • os signatários acessam o Portal de Assinaturas e assinam um diploma ou um lote com centenas de documentos de uma única vez, por meio do Certificado Digital ICP-Brasil.
O Centro Universitário Belas Artes possui uma seção especial dentro do Portal de Assinaturas Certisign onde os alunos podem consultar ou compartilhar o diploma por meio de um link. "O diploma pode ser visualizado por meio de celular, por exemplo, de forma segura e com toda a comprovação de veracidade das informações e assinaturas. É muito cômodo", explica João.
RESULTADOS:
A Belas Artes utiliza o Portal de Assinaturas desde dezembro de 2012 para assinar os diplomas eletrônicos das turmas de graduação e pós-graduação.  Com a adoção da assinatura digital, um lote de diplomas, com aproximadamente 100 documentos, é assinado em apenas um 1 dia. Antes, este mesmo processo, levava cerca de uma semana.
"O volume de diplomas emitidos semestralmente é muito grande e ainda estamos trabalhando para a migração total do físico para o digital. Mas já estamos colhendo os resultados da utilização desta tecnologia. Hoje, já emitimos os diplomas com muito mais agilidade, facilitamos o acesso do aluno ao documento e o mais importante: garantimos a segurança do documento, coibindo possíveis fraudes. A solução ainda reduziu o tempo da Reitoria, Diretoria e Secretarias dedicado às assinaturas, o que proporcionou mais agilidade nos processos", explica João.
O resultado foi tão positivo que, atualmente, a tecnologia já está sendo utilizada para outros documentos, como Atestado de Matrícula e Histórico Escolar. "Certamente, temos a intenção de ampliar ainda mais o uso da assinatura digital", completa.
PRODUTOS CONTRATADOS:
Certificados Digitais e-CPF e Portal de Assinaturas Certisign.
Portal de Assinaturas Certisign é uma solução para a assinatura digital de documentos no meio eletrônico, totalmente integrável por meio de Web Services com grandes sistemas de Gestão de Negócios, como CRM, ERP, ECM, GED, entre outros. Personalizável, você cria as suas próprias regras para as assinaturas, todas as etapas podem ser acompanhadas e o próprio sistema notifica os envolvidos no fluxo criado.

Com apenas alguns cliques, o documento é assinado com validade jurídica, sem a necessidade de impressão, manuseio, armazenamento e deslocamentos para o envio de documentos.

SOBRE O CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO:
Fundado em 23 de Setembro de 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país. Dividido em três unidades, o centro universitário é reconhecido pelo ensino com personalidade, posicionamento adotado em 2009. Com 17 cursos de graduação, 19 de pós-graduação e uma lista completa e dinâmica de cursos livres e de extensão, é a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade e a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática no mercado profissional. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, a qualificação dos professores e a infraestrutura completa oferecida pela instituição. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.

SITE:www.belasartes.br

CIDADE/ESTADO: São Paulo/SP
Fonte: Certisign - Belas Artes

Quer divulgar seu CASE?
Envie para mim. rtupinamba@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.