regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

domingo, 20 de julho de 2014

Porque Apple vai adotar NFC em sua próxima versão de Iphone ?

O que é NFC?















por Josenesio Costa
CEO - Rede Protege

Acompanhando o mercado de pagamentos há algum tempo, coloquei a pergunta acima em minha mente e alcancei algumas respostas que gostaria de compartilhar , obviamente posso estar equivocado e você pode contesta-las.






01 – Atualmente 78 % dos smartphones vendidos no mundo são do sistema operacional da concorrencia ( Android ).

Penso que a Samsung imagina o ideal de 100 % e estes smartphones são lançados no mercado com NFC embutido.

O NFC chip no hardware do dispositivo vendido é como um acessorio tal como foi o chip de wi-fi no passado.

Vimos a ultima pesquisa feita por uma famosa blogueira americana que aponta o Brasil como um otimo ambiente para o crescimento do mobile payment .

273 milhões de linhas moveis ativas , 201 milhões de pessoas , 100 milhões de smartphones e destes 15 milhões com NFC já embutido .

02 – A base de desenvolvedores para Android cresce rapidamente no mundo com numeros mais impressionantes que o IOS da Apple .

Aplicacões com NFC alcançam esta base de desenvolvedores atraves dos portais Google e se replicam espetacurlamente.

03 – Apple possui 800 milhões de clientes mas ate agora não mostrou nada concreto em pagamentos , solido !

Não posso nem dizer inovador ! passbook ? o que é isto ?

Voce não pode ter 800 milhões de clientes aguardando uma forma de chegar ao varejo de lojas fisicas com seu smartphone armazenando numeros e senhas de Itunes , numeros de cartão de credito de tarjas magneticas, fingerprints armazenadas não aonde, em qual lugar a disposicão de ataques ! Ibeacons aguardando voce chegar em lojas com isto instalado , iwallets de rumores ???

Eu posso estar enganado, mas depois que Jobs se foi , teria algum segredo tao bem guardado ou uma novidade daquelas GENIAIS para ser mostrada a frente ??? nao acredito !

04 – Como Apple pretende ganhar o mercado chines onde uma unica operadora de telefonia detem mais de 80 % do mercado e a presenca de iphones é minima .

Os chineses compram smartphones de 45 USD , porque comprariam um Iphone de 500 USD ( 10 vezes mais ) que ainda não alcança a rede de pagamentos ?

A maior operadora de cartoes da China a UNIONPAY que é maior que a VISA & MASTERCARD juntas e já atualizou a maior parte de seu parque de equipamentos para trabalhar com NFC .

UnionPay cresce tambem fora do mercado asiatico e já começa a incomodar na Europa.

Insights em blogs e opiniões de especialistas indicam que Apple terá seu valor de mercado aumentado em ate 10 vezes somente levando seus consumidores ao mercado fisico utilizando NFC ou outra tecnologia que ultrapasse a fronteira do Itunes.

Morgan Stanley avaliou como benefico para Apple e seus investidores se estes limites fossem ultrapassado .

05 – Apple deve olhar ainda para o mercado norte americano que ” necessita urgente ” de solucoes mais seguras depois dos ultimos ataques na TARGET e no Ebay.

A teimosia financeira de alguns varejistas americanos ( leia-se MCX Group) que insistem em não pagar a conta da atualizacao da velha tarja magnetica e as operadoras de cartao que desejam ” repassar ” esta conta para os comerciantes acabam por prejudicar os ” consumidores ” expondo seus dados aos criminosos de plantao.

Como pode o país onde o cartao de credito nasceu ser tao obcecado por antiguidades no segmento dos cartoes ????

EUA ! acorda ….! migrar para EMV é apenas o primeiro passo.

06 – Mas e o NFC é a solucao 100 % pura ? Nao ! acompanho a evolucao faz algum tempo ,mas vejo de longe algo seguro, rapido , nao invasivo , que deixe – nos confiantes e proporcione uma experiencia muito mais agradavel com o nosso companheiro de todos os dias , horas e minutos no mundo atual em que vivemos .

A bem de nossos negocios ! hoje

” O melhor amigo do homem não é mais o cão e sim o smartphone ! “

Josenesio Costa CEO - Rede Protege

Neste Blog tem muitos outros artigos sobre NFC. Pesquise.

Certificação Digital: Morte da senha: prepare-se!
03 Fev 2014
Com credenciais seguras sendo armazenadas de forma igualmente segura e transmitidas por NFC (Comunicação de Campo Próximo), Bluetooth, ou qualquer outro meio num dispositivo inteligente, há condições ...
http://rtupinamba.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.