Apesar de todos os avanços
tecnológicos, incluindo o crescimento das transações comerciais no ambiente
virtual, a questão da segurança para usuários e empresas ainda é um fator
preocupante, pois muitos consumidores ainda não sabem identificar uma loja
idônea daquela que pode prejudicá-los.
Porém, para ajudar neste momento e não
perder vendas, os varejistas da internet já podem contar com os Certificados
Digitais, ferramentas que identificam pessoas, empresas, equipamentos,
aplicações e sites. Para plataformas de e-commerce a solução traz até mais de
uma função. “Para os sites, o Certificado Digital tem duas funções: identificar
de forma inquestionável o site e estabelecer uma conexão segura entre o
visitante e os servidores do site por meio de um canal de criptografia”,
evidencia Regina Tupinambá, Diretora Comercial e Marketing da Certisign
Certificadora Digital ao E-Commerce News.
Quando você está em uma página com SSL, por exemplo, observe a barra de endereços.
O HTTP:// mostra HTTPS://. Desta forma, ao acessar um site, o internauta deve
atentar para essas características, pois, estes sinais atestam que a
comunicação entre o usuário e o site é protegida por criptografia e não pode
ser interceptada por terceiros Ou seja: é um ambiente seguro para efetuar
compras e navegar tranquilamente”, assegura a diretora.
De acordo com ela, existem três classes de Certificados SSL, e vale aos
varejistas, observar que a classificação está diretamente relacionada à forma como
a titularidade do certificado é verificada e validada. “O valor do Certificado
Digital SSL –Secure Sockets Layer, está no processo de validação das
credenciais da organização para a qual será emitido o certificado. A diferença
entre os certificados, fundamentalmente, é a validação de propriedade do
domínio para o qual será emitido o certificado”, esclarece.
São eles:
Auto-assinados (self-signed) -
Certificados gerados pela própria empresa. São de uso interno e não possuem
interoperabilidade com os navegadores de internet.
Validação de Domínio (domain validated) – A Autoridade Certificadora apenas valida, de forma automática, a existência do domínio. A validação é feita com base nos dados cadastrados na entidade responsáveis pelo registro de domínio.
Validação de Organização (fully authenticated) – A Autoridade Certificadora valida se a empresa solicitante do Certificado SSL é proprietária do domínio configurado na solicitação do Certificado, se a entidade é legalmente constituída e se a pessoa que solicitou certificado tem poder para efetuar o pedido.
Para as operações no comércio eletrônico, os certificados com Validação de Organização (fully authenticated) são os mais indicados por proporcionarem maior segurança à empresa, aos usuários e aos clientes. “Além de certificar que a empresa está legalmente constituída, assegura que a mesma está em operação e que o domínio do Certificado é de sua propriedade”, justifica Regina Tupinambá
Validação de Domínio (domain validated) – A Autoridade Certificadora apenas valida, de forma automática, a existência do domínio. A validação é feita com base nos dados cadastrados na entidade responsáveis pelo registro de domínio.
Validação de Organização (fully authenticated) – A Autoridade Certificadora valida se a empresa solicitante do Certificado SSL é proprietária do domínio configurado na solicitação do Certificado, se a entidade é legalmente constituída e se a pessoa que solicitou certificado tem poder para efetuar o pedido.
Para as operações no comércio eletrônico, os certificados com Validação de Organização (fully authenticated) são os mais indicados por proporcionarem maior segurança à empresa, aos usuários e aos clientes. “Além de certificar que a empresa está legalmente constituída, assegura que a mesma está em operação e que o domínio do Certificado é de sua propriedade”, justifica Regina Tupinambá
É possível encontrá-los em duas categorias:
Certificados SSL/TLS – se apresenta por
meio da figura de uma chave ou cadeado na barra do browser para indicar a
comunicação segura.
Certificado SSL/TLS EV (Extended Validation) – se apresenta por meio das cores nos navegadores da web: verde para seguro e vermelho para sites com algum problema de identidade.
Certificado SSL/TLS EV (Extended Validation) – se apresenta por meio das cores nos navegadores da web: verde para seguro e vermelho para sites com algum problema de identidade.
A diretora enfatiza ainda que estes certificados são acompanhados pelo selo de
segurança das Autoridades Certificadoras emissoras, mas, adverte que apenas o
selo não é garantia de proteção. “O visitante deve verificar se o selo é
verdadeiro.
A verificação leva menos de 5 segundos e, as empresas precisam entender o quanto a ação de educar os clientes e usuários a verificarem os selos pode beneficiá-las. O clique e verifique dá muito conforto aos visitantes e faz com que pesquisas transformem-se em compras”, garante.
A verificação leva menos de 5 segundos e, as empresas precisam entender o quanto a ação de educar os clientes e usuários a verificarem os selos pode beneficiá-las. O clique e verifique dá muito conforto aos visitantes e faz com que pesquisas transformem-se em compras”, garante.
Atenção redobrada na escolha:
É importante observar também que os Certificados Digitais de Validação de Domínio (domain validated) não trazem valor às relações de confiança na internet. Pelo contrário, confundem os visitantes que imaginam estar seguros pela presença da criptografia. “Na verdade, a criptografia pode estar levando os dados diretamente para hackers. São certificados muito frágeis pela falta de processo de verificação de propriedade, pois só faz a criptografia dos dados, não cumprindo a função fundamental de um Certificado Digital que é identificar a titularidade para o qual o Certificado é emitido.
É importante observar também que os Certificados Digitais de Validação de Domínio (domain validated) não trazem valor às relações de confiança na internet. Pelo contrário, confundem os visitantes que imaginam estar seguros pela presença da criptografia. “Na verdade, a criptografia pode estar levando os dados diretamente para hackers. São certificados muito frágeis pela falta de processo de verificação de propriedade, pois só faz a criptografia dos dados, não cumprindo a função fundamental de um Certificado Digital que é identificar a titularidade para o qual o Certificado é emitido.
Os Certificados de validação de domínios são utilizados por sites muito pequenos e por empresas que iniciam no e-commerce. O preço de mercado é muito inferior aos SSLs, pois é emitido por máquinas sem nenhuma interação humana”, orienta.
Outro tipo de Certificado não recomendável ao e-commerce são os chamados Certificados WildCards, pois permitem que uma única chave seja instalada em mais de um servidor. “Não é utilizado por empresas que movimentam muitas informações sensíveis de clientes, pois segue na direção contrária das boas práticas de segurança da informação. Mesmo as pequenas empresas só utilizam em servidores internos, nunca nos servidores que abrigam os sites da organização. Não é comum, mas algumas empresas de porte utilizam este tipo de certificado em servidores internos, porém possuem políticas de segurança de alto nível e fazem o gerenciamento das chaves com rigorosos processos de segurança lógica e física”, justifica.
Ainda existem os Certificados Digitais
para os Múltiplos Domínios, que é um Certificado SSL desenvolvido
principalmente para o uso em soluções baseadas em Comunicações Unificadas
(Unified Communications), como por exemplo, Microsoft Exchange (2007 ou
superior), Live Communications Server (2005 ou superior). “Uma das
características deste certificado é permitir a inclusão, no campo Subject
Alternative Name (SAN), vários endereços de internet, intranet e IP’s
adicionais. Com este certificado, as soluções baseadas em Comunicações
Unificadas conseguem estabelecer conexões seguras (SSL/TLS) com todos os
endereços e/ou IP’s que estão presentes no Certificado (Campos:Common Name e
SAN)”, assegura.
Para finalizar a diretora comercial e marketing da Certisign Certificadora Digital, reforça que, diante de tantas peculiaridades é muito importante que ao decidir por um Certificado Digital os varejistas verifiquem se a Autoridade Certificadora responsável pela comercialização do Certificado SSL segue as boas práticas de segurança e se é auditada por terceiros de “boa fé”.
Para finalizar a diretora comercial e marketing da Certisign Certificadora Digital, reforça que, diante de tantas peculiaridades é muito importante que ao decidir por um Certificado Digital os varejistas verifiquem se a Autoridade Certificadora responsável pela comercialização do Certificado SSL segue as boas práticas de segurança e se é auditada por terceiros de “boa fé”.
Fonte: e-commerce | E-Commerce News
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