
São Paulo - Nesta segunda-feira (17) começam a ser distribuídas as primeiras unidades do Registro de Identificação Civil (RIC), documento criado pelo governo para reunir em um único cartão todas as informações do usuário, como RG, CPF e impressão digital.

Além do apelo da praticidade, já que com o RIC não será mais necessário carregar outros documentos, o grande trunfo, segundo o governo, é a tecnologia utilizada na confecção dos cartões. Uma série de dispositivos torna o documento mais seguro, reduzindo as chances de confusões ou fraudes.

Um dos destaques do cartão é o chip de memória.

Ele armazena informações biográficas (nome, data de nascimento, sexo, nacionalidade) e biométricas (impressão digital) do usuário, permitindo uma identificação mais rápida.
Além disso, todas as informações impressas no cartão estão em camadas internas, o que dificulta a remoção física ou com o uso de produtos químicos.
O cronograma do governo prevê que o RIC seja distribuído à população em um prazo de nove anos. Em 2011 serão produzidas dois milhões de unidades.
As primeiras cidades a participarem do projeto são Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).

Os selecionados para receber o documento nesta primeira fase foram escolhidos aleatoriamente.
Confira neste link os destalhes do novo documento nas fotos ampliadas da Revista Exame .
Fonte Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua participação.