regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

RIC: conheça em detalhes o substituto do RG - Brasil - EXAME.com

São Paulo - Nesta segunda-feira (17) começam a ser distribuídas as primeiras unidades do Registro de Identificação Civil (RIC), documento criado pelo governo para reunir em um único cartão todas as informações do usuário, como RG, CPF e impressão digital.

Além do apelo da praticidade, já que com o RIC não será mais necessário carregar outros documentos, o grande trunfo, segundo o governo, é a tecnologia utilizada na confecção dos cartões. Uma série de dispositivos torna o documento mais seguro, reduzindo as chances de confusões ou fraudes.

Um dos destaques do cartão é o chip de memória.

Ele armazena informações biográficas (nome, data de nascimento, sexo, nacionalidade) e biométricas (impressão digital) do usuário, permitindo uma identificação mais rápida.

Além disso, todas as informações impressas no cartão estão em camadas internas, o que dificulta a remoção física ou com o uso de produtos químicos.

 O cronograma do governo prevê que o RIC seja distribuído à população em um prazo de nove anos. Em 2011 serão produzidas dois milhões de unidades.

As primeiras cidades a participarem do projeto são Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). 

Os selecionados para receber o documento nesta primeira fase foram escolhidos  aleatoriamente.


Confira neste link os destalhes do novo documento nas fotos ampliadas da Revista Exame .

Fonte Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.