regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Certificado digital: você ainda vai ter um

Teca - Maria Teresa Aarão
“ Veremos o uso maciço da certificação digital para aplicações que nem imaginamos, como para autenticação de participantes em conferências via internet, acesso a cofres, acesso a lugares públicos, como jogos de futebol, shows e concertos”.

1) O que é um certificado digital?
É um arquivo eletrônico que contém basicamente três tipos de informações: um conjunto de dados que identifica uma pessoa, uma empresa, um site ou um equipamento; um número para identificação criptográfica chamado chave pública; e uma assinatura eletrônica, produzida pela certificadora digital que torna esse arquivo inviolável, pois sua verificação torna detectável qualquer alteração no conteúdo.

A chave pública precisa ser distribuída com segurança e com garantia de procedência, pois será usada para verificar as assinaturas digitais produzidas por uma chave correspondente que denominamos chave privada que deve ficar de posse da pessoa, empresa, aplicação ou equipamento identificado no arquivo.
Essas duas chaves são preferencialmente geradas e utilizadas a partir de um cartão com chip tal como os cartões de banco. Esse método é bastante seguro e também portável, pois permite à pessoa levar consigo sua máquina de assinaturas.

2) Quais os vários tipos de certificado existentes?
Por meio da ICP-Brasil, temos uma das mais completas legislações sobre certificação digital. Existem certificados para pessoas físicas, como o e-CPF, para pessoas jurídicas, como o e-CNPJ, e os certificados para a Nota Fiscal Eletrônica. Mas existem também os certificados de hierarquias internacionais como os que são usados para identificar os servidores de comércio eletrônico que procuramos nos sites de e-commerce ou de Internet Banking. Alguns exemplos são as barras verdes dos certificados EV ou o ícone do cadeado nas barras inferiores dos navegadores de Internet.

3) Como faço para obter um certificado digital?
No caso dos certificados ICP-BRASIL, dos e-CPF e dos e-CNPJ, é preciso acessar o site da Certificadora Digital, escolher o tipo desejado, preencher os dados, acertar o pagamento e agendar a validação presencial em uma Autoridade de Registro para a verificação de identidade e entrega do certificado em cartão ou token criptográfico.

4) Quanto tempo leva para obter um certificado digital?
No caso dos certificados ICP-BRASIL, do e-CPF e do e-CNPJ o processo de validação presencial toma entre 20 e 30 minutos. Após a verificação dos documentos apresentados pelo responsável, o processo se conclui.

5) No Brasil, quais são os principais cenários em que preciso ou é conveniente ter um certificado digital?
São vários, entre eles:
- Relacionamento com a Receita Federal;
- Assinatura de contratos empresariais em geral;
- Acesso aos portais de Internet Banking nos maiores bancos;
- Para petições junto ao STF (Judiciário);
- Para atestar a autenticidade de uma obra (artística, de engenharia, etc.);
- Para assegurar o sigilo entre emissor e leitor de um e-mail, entre outros.

6) Quais os benefícios que um indivíduo ou uma empresa podem ter ao adquirir um certificado?
As empresas tornam sua rotina de faturamento uma tarefa fácil e segura, pois todas as transações que emitem Notas Fiscais, de entrada ou de saída, de materiais ou de serviços, têm uma assinatura única, o que torna o relacionamento transparente com ganhos de produtividade, contábeis e fiscais.

As pessoas ganham liberdade de tomar decisões e executar tarefas sem a necessidade de deslocamento, filas e apresentação dos mesmos documentos que comprovam que ele ou ela são, na realidade, quem está se apresentando. Também ganham qualidade de vida e liberdade de escolha.

7) Na sua opinião, qual será a evolução do certificado digital que veremos nos próximos anos?
Veremos o uso maciço da certificação digital para aplicações que nem imaginamos atualmente, como para autenticação de participantes em conferências via internet, acesso a cofres, acesso físico a lugares públicos, como jogos de futebol, shows e concertos.

Médicos poderão acessar dados clínicos do paciente e gerar um atendimento mais econômico para o hospital e mais eficaz para o paciente.
Alunos poderão fazer provas e estudar em classes que não foram originalmente designadas a eles e professores poderão acompanhar junto aos pais quais os progressos cada criança obtém e se é preciso uma ação específica.

Seu automóvel dará partida somente se houver a combinação entre a sua biometria e o armazenado no certificado digital que tem a sua e-CNH.

Tudo o que deve ser pessoalmente resolvido em termos burocráticos poderá ser resolvido eletronicamente.

Internet Segura:
07/01/2011

Maria Teresa Aarão é gerente da  Autoidade Certificadora Certisign.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.