regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Carteira Digital: Cada vez mais próxima do seu bolso

Internet Móvel 3G - Convergência Digital
:: Da redação

'Carteira digital: Um dia, você ainda vai ter uma', não parece mais um discurso presente em todas as apresentações dos fornecedores atentos à evolução da tecnologia celular. Mas, sim, um projeto que começa a ganhar contornos práticos no mercado mundial.

Nos Estados Unidos, por exemplo, no mesmo dia em que o Google anunciava a sua entrada no segmento de pagamento móvel - ao revelar que a próxima versão do Android dará suporte à tecnologia NFC ( pagamento sem contato), operadoras deixaram de lado suas diferenças de mercado e formalizaram uma joint venture para pagamentos móveis.

AT&T, Verizon e T-Mobile estão unidas à frente da iniciativa, batizada de Isis, com o intuito de alavancar o uso do celular como meio de pagamento. Com 220 milhões de clientes, as teles planejam tornar comercial o projeto em 18 meses, e já abriram frente para outros participantes, entre eles, bancos e lojas.

A proposta é basear o serviço na tecnologia NFC (Near Field Communications), que permite o uso do celular para pagamento sem contato: basta aproximá-lo de um leitor. Fato é que a NFC começa a ganhar força também entre os fabricantes de celulares. A Nokia, por exemplo, garante que terá celulares compatíveis com a tecnologia a partir de 2011.

No Brasil, a Febraban estuda a adoção de uma carteira digital comum às entidades bancárias. Mas os planos ainda não são detalhados em função dos acordos a serem selados com as operadoras. Contratada pela entidade, a A.T.Kearney prevê que a carteira eletrônica só será uma realidade a partir de 2012, quando a 3G e os smartphones serão dominantes no segmento móvel celular.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Um comentário:

  1. A Certificação Digital é fundamental para que usuários e organizações transacionem utilizando tecnologia mobile.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação.