regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 7 de maio de 2014

CAU/RJ mais um conselho de classe adere a Certificação Digital


Mais um conselho de classe adere as vantagens do uso de Certificados Digitais e provém aos associados vantagens na aquisição do certificado digital.

Profissionais e empresas de Arquitetura e Urbanismo registrados no CAU/RJ poderão contar com atendimento diferenciado e valores especiais para emissão de seus Certificados Digitais de Pessoa Física ou Jurídica.

Uma das principais funcionalidades do Certificado Digital permite que empresas de arquitetura e urbanismo efetuem o recadastramento no Sistema de Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - SICCAU de forma mais segura, ágil e prática.

O Certificado Digital é importante para quem participa de licitações e também é útil para o cadastramento e acesso ao sistema Comprasnet.

Alguns portais de assinaturas eletrônicas já fazem assinatura com validade jurídica e carimbo do tempo em documento AutoCAD e softwares similares, grande vantagem para os profissionais da classe que precisam de agilidade para apresentar seus projetos principalmente junto a empresas públicas.

Além disso, o Certificado Digital pode ser usado para acesso ao sistema da Receita Federal (e-CAC), com facilidades para a declaração do imposto de renda; emissão de procuração eletrônica; consulta a declarações anteriores etc, bem como envio de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e); acesso ao Conectividade Social ICP, da Caixa Econômica Federal; acesso bancário mais seguro; envio de e-mail assinado digitalmente e  acesso a vários serviços que utilizam a certificação digital para autenticação.

A tecnologia de certificação digital, atualmente, é a que garante o maior nível de segurança na internet. Assim, com a utilização de Certificado Digital, as Pessoas Físicas e Jurídicas têm garantidas a autenticidade, segurança, privacidade, integridade e inviolabilidade de mensagens, documentos e transações realizadas no meio eletrônico. Outra vantagem da tecnologia é a praticidade, com a redução do acúmulo de documentos em papel.

A carteira do profissional da CAU é um cartão inteligente adequado ao armazenar o Certificado Digital em seu chip.


Dessa forma, arquitetos e urbanistas podem armazenar seus certificados digitais na carteira da CAU e não precisarão adquirir a mídia de armazenamento.

Precisarão apenas adquirir um Certificado Digital. Sendo assim, a carteira do CAU precisará estar com o titular na data da validação presencial para emissão do Certificado Digital.

Os serviços com descontos especiais serão oferecidos através de uma parceria do Conselho com a Autoridade de Registro Pronova, especializada em Certificação Digital.

Os arquitetos e urbanistas poderão ser atendidos na sede do CAU/RJ, a partir do dia 15 de maio, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h.

O atendimento também estará disponível nas unidades Pronova, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

É preciso fazer agendamento prévio, identificando-se como arquiteto e urbanista ou empresa registrada no CAU.

Há ainda o serviço de validação em domicílio, sem cobrança de taxa para os beneficiados do Conselho, que deverão pagar somente o deslocamento do funcionário da Pronova até sua localização, além do custo do Certificado Digital.

O agendamento pode ser feito pelo telefone (21) 4004-0435 – Ramal 9911, ou pela internet, através do hotsite http://www.pronova.com.br/caurj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.