regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

terça-feira, 25 de março de 2014

ALGUÉM COMPRA CERTIFICADO DIGITAL PARA ENVIAR O IR?

Ontem li uma matéria do Jornal Floripa onde havia o questionamento sobre adquirir ou não um certificados digital para envio do IR.

Achei interessante porque algumas pessoas me perguntam se as Autoridades Certificadoras vendem mais certificados na época do envio de  Imposto de Renda.

A resposta é não.  Historicamente  não existe nenhum movimento de compra de certificados digitais para envio de IR.

Nesses anos em que acompanho os movimentos em torno de certificados digitais, nunca soube que um cliente tenha adquirido seu certificado digital para envio do IR. Nenhum cliente que eu tivesse conhecimento ou que tenha sido apontado em pesquisa de mercado junto ao consumidor. Isso não significa que não tenha tido, mas o número não é nada significativo se comparado ao volume de emissões de certificados digitais para outros fins.

Esse ano a Receita vem com essa novidade para o contribuinte ter acesso ao que a ela já contabilizou caso tenha um certificado digital. Ufa menos uma chance de cair na malha fina. Vamos ver se esse ano haverá procura por certificados digitais para essa finalidade específica: envio do IR.

Particularmente, não acredito exista essa demanda.

Muitos que teriam essa preocupação estão incluídos entre os que já possuem certificados digitais. São em sua maioria empresários ou profissionais liberais. Advogados, médicos etc... e esses já possuem  certificados. Quem ainda não tem o certificado digital dificilmente terá entendimento ou impulso de compra para esse fim específico. Ai vão muitas teorias de mudança de hábitos, crenças  etc que são calcadas na ciência da semiótica.

Os que são CLT e não possuem o Certificado Digital, não tem  essa necessidade premente, pois suas declarações são  regulares e sem muita movimentação que justifique esse gasto extra e o trabalho em solicitar o certificado, se deslocar para validação, instalar etc.. para apenas utilizar o certificado uma vez.

Para quem já tem o certificado, acho que deve utilizar sim no IR.

Sou uma defensora do uso tecnologia e acredito que vale a pena ter um certificado digital para muito usos, um deles é o envio da declaração do IR.

Eu por exemplo, utilizo muito meu certificado digital para acesso as minhas contas bancárias, para acesso a portais como o de Nota Fiscal Paulista, para assinar documentos eletrônicos etc etc etc, mas eu sou uma have user de certificação digital.

Acredito que como eu existam outras centenas de pessoas, mas não acredito que sejam milhares ainda. Em 2013 se não estou enganada não mais de 25 mil pessoas utilizaram certificados digitais para entrega do IR.

Quem sabe a Receita nos informe, aproximadamente, quantas pessoas adquiriram certificado digital exclusivamente para envio do IR?

Como calcular esse número?
  1. Quantos contribuintes utilizaram certificados digitais para envio de suas declarações em 2014? 
  2.  Entre esses, quantos cuja data de emissão tenha sido menos de três meses? 
Por ai já teríamos uma base. Aqui fica a sugestão para essa levantamento aproximado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.